... ...

Zumba Fitness – Conheça um Pouco Melhor uma das Modalidades do Momento

Hoje em dia a prática do desporto está cada vez mais enraizada no povo português, são cada vez mais aqueles que procuram o desporto como hobby e como forma de praticarem uma atividade física. Uns começam a praticar corrida, outros fazem caminhadas, e outros vão para os ginásios fazer aulas de grupo. Uma das modalidades que está cada vez mais na moda e que está a ter um boom impressionante, é o Zumba Fitness. Por isso mesmo, vamos lhe dar a conhecer um pouco melhor esta modalidade que está a fazer furor um pouco por todo o mundo.

Antes de falar da modalidade em si, vamos lhe dar a conhecer um pouco melhor o seu criador Alberto “Beto” Perez.

Sobre o Beto Perez

O Beto Perez é a mente criativa por detrás desta forma de fitness, que tem “enfeitiçado” milhões de pessoas por todo o mundo! O Beto Perez nasceu na Colômbia mais precisamente na cidade de Cali, desde muito jovem que começou a dançar e usou o seu talento para pagar as contas fazendo coreografias para alguns artistas locais, e também dançando salsa e merengue em alguns clubes de dança!

Mais tarde devido ao seu talento para a dança ganhou uma bolsa para a prestigiada academia Maria Sanford Brazilian Dance Academy, depois de concluir a sua formatura ficou como instrutor na academia especializando-se em danças latinas! Deu aulas de Rumba, Salsa e Merengue, ensinou também outros estilos tais como Tap, Funk, Jazz, e Dança Moderna. Posteriormente devido ao seu grande interesse pelo fitness, tornou-se personal trainer começando a dar aulas de fitness.

A Zumba nasceu um pouco por acaso, um dia ao chegar a uma das suas aulas o Beto percebeu que se tinha esquecido em casa da música própria para a aula de aeróbica, obviamente teve que improvisar e colocou uma das suas cassetes favoritas de música latina. O resultado como podem imaginar foi melhor do que o esperado, e o Beto Perez tinha dado sem dar por ela a sua primeira aula de Zumba Fitness.

O sucesso foi tanto na sua cidade Cali que passados alguns meses da sua primeira aula improvisada, a modalidade catapultou-o para o estrelato na Colômbia de tal forma que até a famosa cantora Colombiana Shakira, o contratou como coreografo durante a criação do seu álbum “Pies Dezcalsos”.

Como qualquer artista que se preze o Beto foi atrás do sonho Americano e em 2000 mudou-se para os Estados Unidos mais precisamente para Miami. Mas como muitos artistas também ele sentiu que o sonho Americano pode ser amargo, no início as coisas foram bastante difíceis, mas um ano depois o seu estilo único e inovador captou a atenção de dois empresários sendo eles o Alberto Perlman e o Alberto Aghion. Desta simbiose nasceu o Zumba Fitness LLC, uma empresa à escala mundial baseada no novo estilo de fitness do Beto Perez.

O Zumba nasceu devido à grande paixão do Beto pela música latina e pelo fitness, ele sentiu que era preciso adicionar um toque diferente às suas aulas tornando-as mais divertidas e descontraídas, quer para os alunos quer para os instrutores. O seu grande objetivo era que todos sem exceção pudessem participar numa aula de Zumba, a sua criação é uma combinação de dança misturada com fitness com o objetivo de tornar as aulas mais divertidas!

O que é o Zumba Fitness 

A Zumba é uma modalidade de fitness com dança Latina e Internacional, fazendo a junção eficaz de passos de dança criando uma dinâmica excitante para um novo modelo de fitness. As aulas de Zumba combinam ritmos rápidos e lentos, que lhe trazem grandes benefícios ao nível cardiovascular e ao mesmo tempo também tonificam o corpo. Os movimentos cardio são bastante fáceis de seguir, incluindo também todos os grupos musculares do seu corpo desde os grupos superiores aos inferiores.

Todos sem exceção conseguem fazer uma aula de Zumba, quer seja dançarino ou não, a Zumba não requer habilidades naturais para a dança! As aulas de Zumba oferecem aos seus praticantes um ambiente completamente descontraído e divertido quer sejam dançarinos ou não, todos se sentem em festa, quer já pratiquem há algum tempo ou mesmo quem pratica pela primeira vez! Os ritmos quentes latinos aliados ao fitness, conferem às aulas de Zumba um ambiente de tal forma descontraído e apelativo que fazem os praticantes quererem voltar depois de fazerem a primeira aula!

Por todos estes motivos que já referimos anteriormente, o Zumba Fitness é um programa de exercício muito eficaz, diferente e inovador:

  • Tem mais divertimento – Os praticantes de Zumba divertem-se de tal forma que nem se apercebem que estão a praticar exercício físico.
  • É diferente – As aulas de Zumba são bastante diferentes das aulas de fitness normais. As músicas, os passos, o ambiente, tudo é diferente.
  • Todos podem praticar – As aulas de Zumba Fitness são estruturadas para todos sem exceção, qualquer pessoa a pode praticar independentemente do sexo, da aptidão física, etc, são aulas bastantes fáceis.
  • É bastante eficaz em termos da evolução física – As aulas de Zumba são bastante eficazes em termos da preparação cardiovascular, e ao mesmo tempo também tem a componente de tonificação muscular.

Espero que tenha ficado a conhecer um pouco melhor a modalidade de ginásio que está a fazer furor um pouco por todo o mundo, e o seu criador. Agora que já conhece os fundamentos do Zumba e os seus benefícios, já não tem desculpa para não experimentar e ficar adepto desta modalidade.

Bibliografia: Instructor Training Manual basics steps, Zumba Fitness

loading...

Deixar uma resposta