... ...

TUNE – Conheça o Dispositivo que promete Melhorar a sua Corrida

É inegável que a tecnologia veio revolucionar o mundo em que vivemos, habituamo-nos de tal forma a ela que hoje em dia um mundo sem tecnologia era impensável para o ser humano. A tecnologia está presente em tudo no nosso quotidiano, e o desporto não foge à regra.

Tune

O mundo do desporto já não vive sem o apoio da tecnologia, os atletas e treinadores já estão muito dependentes dos dados que ela fornece para fazer evoluir os seus atletas. E os atletas mesmo os casuais, também já não dispensam o seu gadget para monitorizar o treino. As empresas estão cada vez mais a apostar, e a lançar para o mercado novos gadgets e plataformas para os atletas terem dados preciosos sobre os seus treinos, e competições. Por isso mesmo vou-lhe dar a conhecer o TUNE.

O que é o TUNE?

O TUNE é um pequeno gadget que se coloca na palmilha das sapatilhas, e que está ligado a uma aplicação de smartphone. Este é um gadget bastante diferente dos que estamos habituados, e está a ser desenvolvido por uma empresa do Porto a Kinematix. Este dispositivo irá analisar a técnica de corrida do seu usuário, a forma como coloca o pé no chão, a forma como impulsiona o chão. Com estes dados o seu usuário pode analisar melhor a forma como corre, a fim de tentar melhorar a sua postura para também evitar lesões.

O TUNE mede o tempo de apoio no solo, bem como a parte do pé que toca primeiro no solo. O objetivo é analisar a

Obviamente que o TUNE não substitui o conhecimento técnico de um treinador!
forma, e o tempo que o pé está no chão, para posteriormente ser corrigido a fim de ter um melhor rendimento. O dispositivo é constituído por duas palmilhas de cerca de 2 milímetros, que se coloca debaixo da palmilha das sapatilhas. E uma aplicação para smartphone que regista o tempo, a velocidade, a distância, entre outros fatores numéricos para serem comparados corrida após corrida.

Palmilhas Tune

Um dos senão desta aplicação pelo menos para já, é que tem que correr com o seu smartphone para conseguir obter o percurso e a distância. O dispositivo ainda não tem GPS incorporado, de futuro espera-se que a tecnologia evolua para não ter que usar o smartphone.

Através dos dados recolhidos, a app do TUNE cria um algoritmo sobre o seu usuário, e fornece exercícios de melhoramento de postura corporal através de pequenos vídeos. À medida que os dados forem recolhidos, e quanto mais dados houver, a app sugere exercícios de acordo com a evolução que o usuário vai tendo.

Obviamente que o TUNE não substitui o conhecimento técnico de um treinador, mas pode também ajudar o seu treinador a recolher dados sobre a sua passada e aspetos a melhorar. Para os corredores casuais que não têm acompanhamento especializado, este dispositivo é sem dúvida uma mais valia para avaliar a forma como se corre. As palmilhas adaptam-se a qualquer sapatilha, e a qualquer tipo de terreno (pista, estrada, praia, crosse), pode selecionar na app o tipo de piso em que vai treinar, para os dados serem mais precisos. Estas palmilhas duram centenas de quilómetros, no fim de tempo de vida útil pode comprar somente as recargas das palmilhas.

Este é ainda um produto que está em fase de teste com o acompanhamento de Paulo Colaço treinador de atletismo, e pelos atletas José Moreira, Licínio Pimentel, Rui Pinto e Vanessa Fernandes. A sua comercialização está prevista para Dezembro deste ano. Mesmo que não esteja ainda no mercado pode fazer uma pré compra, e aqui é que vem a parte pior, o preço mais básico de pacotes é de 220$ cerca de 200€. Mas os preços podem variar dependendo do país para onde é vendido.

tune

Apesar de ser bastante caro, é um investimento que o pode ajudar a melhorar bastante o seu rendimento desportivo.

loading...

Deixar uma resposta