... ...

Treine a sua Mente para atingir mais e Melhores Objetivos!

Já pensou que a sua evolução desportiva pode não estar só dependente do treino e da alimentação? Quem é que comanda os seus movimentos, quem é que toma as decisões por si, quem é que o apoia nos momentos mais difíceis, quem é que fala consigo nos momentos em que é preciso maior concentração, quem é que o motiva a triunfar?

Muitos podem dizer que é o treinador, os colegas de treino, ou mesmo familiares. Mas a verdade é que quem fala primeiro consigo é o seu cérebro, essa massa cinzenta que manda “inputs” a toda a hora para o seu cérebro, que controla os nossos pensamentos, as nossas emoções, os nossos movimentos!

O cérebro é a arma mais poderosa do ser humano, pode ser o nosso melhor aliado ou o nosso pior inimigo! O cérebro é o que manda em tudo no nosso organismo, é a arma que o pode levar ao sucesso ou ao insucesso. Você depende do cérebro para tudo, para ter sucesso na sua vida desportiva e também pessoal, a boa notícia é que a mente também se pode treinar!

Qual é a percentagem que a sua mente tem no sucesso desportivo?

Certamente que quem é corredor, ou pratica desportos individuais tais como natação, ténis, a resposta é 50% ou até mais. Já para quem pratica desportos colectivos, a resposta será uma percentagem bem menor. A verdade é que não há uma percentagem exacta, o cérebro está sempre envolvido em todas as suas acções, ele permite que você se concentre, tome decisões, se sinta seguro e confiante. Já pensou quanto tempo você passa preocupado com o seu treino físico? Com a sua alimentação? E quanto tempo você dedica ao treino mental? A resposta para a maioria dos corredores, e atletas em geral de outros desportos é NENHUM! Se o seu cérebro está presente em tudo aquilo que você faz, comece a dar-lhe a devida importância!

Treine a sua mente para o sucesso!

Os seus pensamentos são o tambor que ditam o seu ritmo diário, gerem as suas emoções e as suas sensações. A primeira coisa que você deve fazer é mudar a sua mente, acreditar que você pode ter uma atitude positiva perante as adversidades. Ou seja você precisa ensinar a sua mente a falar a linguagem do sucesso! Primeiro você precisa substituir todo o seu vocabulário, o típico:

  • Eu não consigo
  • Estou esgotado
  • Doí-me
  • Hoje não me apetece
  • Na minha idade não dá
  • Estou nervoso

Tem que mudar este tipo de discurso para um discurso positivo e motivacional, um discurso que o leve a pensar que tudo é possível e que o sucesso só depende de si:

  • Hoje treinei bem
  • Estou preparado
  • Vou desfrutar do treino
  • Dei tudo o que tinha
  • Estou cansado mas a sensação é boa
  • Amanhã vou dar o meu melhor

Quando você disser ao seu cérebro que são aquelas as sensações que você quer ter como positivas, serão as sensações que “ele” irá ter como adquiridas no futuro. Lembre-se que é você que ensina o seu cérebro e não o contrário, ou o ensina a fracassar ou a ter sucesso, as duas são incompatíveis.

Se você é uma daquelas pessoas derrotistas por natureza, que se vai abaixo à primeira adversidade, que não vê a luz ao fundo do túnel, que não procura solução, então tem que começar a falar com o seu cérebro de outra forma! Você ensinou o seu cérebro a ser derrotista, pensa que desta forma as coisas se resolvem e que não irá sofrer mais, é a sua forma de se proteger e resolver o problema. Pensar desta forma é catastrófico para si, tudo o que deveria ser feito por prazer se irá tornar um martírio ao nível do treino!

Guie o seu cérebro!

A sua mente funciona como um GPS, você apenas tem que colocá-la na direcção certa para as pernas e os braços levá-lo para o destino. O que você faria? Como você quer se sentir? Estas são as perguntas que você tem que responder. Anote o seu objectivo para a sua sessão de treino, direcione os seus pensamentos para o que irá desempenhar, mas nunca para o seu objectivo.

É impossível você disfrutar do seu treino se está focado no objetivo final, não pense no objectivo final, apenas treine com vontade e dedicação total independentemente de todas as adversidades que lhe possam surgir pelo caminho, e verá que o seu objetivo final apesar de não pensar nele será atingido! A nível mental estar focado em duas coisas ao mesmo tempo é fatal, se você pensar demasiado no objetivo final vai descurar por completo o que tem que executar bem no treino. Treine o seu cérebro a focar-se naquilo que lhe dá maior prazer, naquilo que se sente bem! Elimine todos os pensamentos negativos! Esta é a chave para o sucesso!

loading...

Deixar uma resposta