... ...

Trail Running – Dicas para Treinar com Segurança à Noite em Montanha

Com a entrada na Primavera os dias estão a ficar mais longos é verdade, mas mesmo assim o dia ainda escurece muito cedo. Muitas pessoas devido à sua atividade profissional só podem treinar ao final do dia, ou mesmo de madrugada quando o sol ainda não nasceu.

correr à noite

Treinar na montanha ou mesmo na rua à noite obviamente que não é o mesmo que treinar com a luz do dia, os treinos na montanha à noite podem ser “menos amigáveis” e os problemas que os atletas encontram são obviamente maiores do que os problemas que enfrentam com a luz do dia. Este artigo tem como grande objetivo dar-lhe alguns conselhos para tirar o melhor partido dos seus treinos noturnos.

Informar-se das condições climatéricas

O primeiro conselho vai no sentido da prevenção, como se costuma dizer “prevenir é o melhor remédio”. Como tal antes de sair para treinar na montanha tente-se informar primeiro das condições climatéricas, é fundamental que você saiba das condições que vai encontrar durante o treino. Se vai chover, se vai estar vento, se vai estar muito frio, etc, com toda a informação necessária você pode se precaver para qualquer situação adversa.

Tente não treinar sozinho

Os treinos noturnos na montanha têm menos riscos associados se for acompanhado, os riscos que a falta de visibilidade provocam podem ser minimizados se for com um companheiro de treino. Uma queda, a falta de suplementos, perda do sentido de orientação e perder-se, enfim são problemas que se estiver sozinho são difíceis de ultrapassar. Mas se for acompanhado são problemas de fácil resolução.

Antes de treinar avise sempre alguém do percurso que vai fazer

É fundamental que avise sempre alguém da hora que vai treinar e do percurso que vai realizar, é imperativo que mais alguém que não só você saiba do local onde vai treinar. Pode fazê-lo através das redes socias, ou mesmo uma nota pessoal no frigorífico de casa. Desta forma caso lhe aconteça alguma coisa, é mais fácil para as outras pessoas o procurarem se souberem o local e percurso onde foi realizar o treino.

Levar sempre o telemóvel consigo

Hoje em dia as novas tecnologias facilitam muito a vida de quem treina, existem montes de gadgets com GPS e tudo mais para o ajudar no treino. Mas para mim o telemóvel continua a ser o maior aliado para este tipo de treinos em montanha, por isso leve sempre o telemóvel consigo e com bastante bateria. Pode ser um foco de luz se você precisar, e pode sempre fazer uma chamada caso precise de ajuda.

Treine por trilhos que já conhece

Muitos são os atletas que gostam de experimentar trilhos novos para os seus treinos, obviamente que isso em termos de treino é fundamental mas não o faça à noite. De noite treine apenas em trilhos que já conhece, mesmo nos trilhos conhecidos a perceção da montanha à noite é muito diferente e você pode perder-se com muita facilidade, não “invente”. Deixe a aventura da exploração de novos trilhos para quando treinar com a luz do dia, e leve sempre um relógio com GPS pode ajudar e muito!

Leve sempre mais que um foco de luz

Por norma quem treina à noite leva sempre uma lanterna de cabeça para os trilhos, é fundamental ter visibilidade. Mas tenha em atenção se a bateria ou as pilhas estão carregadas, pois a meio do treino pode ficar sem luz e isso obviamente vai se tornar num problema. Leve sempre pilhas suplentes ou uma bateria de reserva, como já referi anteriormente o telemóvel pode ajudar neste caso. Hoje em dia os smartphones têm lanternas poderosas que iluminam muito bem e podem ser uma grande ajuda, não se esqueça do seu telemóvel em casa e leve-o com a bateria bastante carregada.

Leve sempre um apito

Este conselho pode ser um pouco esquisito mas leve sempre um apito consigo, muitas mochilas que se compram já têm um incluído se a sua não tiver pense em comprar um. Pode ser de grande utilidade se precisar de ajuda, quem o procurar pode localiza-lo mais rapidamente.

correr noite

Leve sempre suplementos energéticos

Este conselho obviamente que é mais para o relembrar, pois com certeza que quem treina em montanha tem a consciência que precisa de fontes de energia durante o treino. Os gastos energéticos neste tipo de treinos longos são sempre maiores e a reposição de energia é imperativa. Mas leve sempre barritas energéticas, ou géis sempre em maior quantidade do que a que realmente precisa. Nunca se sabe se lhe vai acontecer alguma coisa e você se perde, desta forma terá sempre repositores de energia para o treino e para as eventualidades de lhe acontecer alguma coisa!

Leve sempre roupa a mais consigo

Durante a noite as temperaturas podem baixar drasticamente e o seu corta-vento pode não ser o suficiente, uma t-shirt térmica não ocupa muito espaço na sua mochila e é leve, pode dar muito jeito para as baixas temperaturas.

Não se afaste muito para o mato denso

Um dos aliciantes desta modalidade é que os locais de treino quase que “obrigam” a descobrir novos trilhos e

De noite treine apenas em trilhos que já conhece, mesmo nos trilhos conhecidos a perceção da montanha à noite é muito diferente
paisagens, mas tenha cuidado que à noite é muito fácil se perder. Tente não se afastar muito da civilização e treine como já referi anteriormente em trilhos que já conhece bem. Ter a civilização perto pode ser de grande ajuda para o caso de ter problemas, pode sempre pedir ajuda numa casa. Ter sempre um plano B é fundamental para agir com tranquilidade em situação de aperto.

Em caso de dúvida não continue com o treino

Se você a meio do treino começar a notar alterações climatéricas significativas (para pior), ou se reparar que vai ficar sem suplementos, bebida suficiente, ou mesmo sem luz na sua lanterna para terminar o treino é preferível não o continuar e regressar ao ponto de partida. É preferível que você “aborte” o treino e não se meta em apuros, na dúvida é sempre melhor parar. O mundo não acaba amanhã e é preferível que você não complete um treino para poder voltar a treinar nos dias seguintes.

Espero que tenha em mente alguns destes conselhos para disfrutar dos seus treinos noturnos em segurança!

Fonte: carreraspormontaña.com

loading...

2 Responses

  1. Obrigado pelas dicas,nunca é demais relembrá las por vezes esquecemos pequenos pormenores que nos podem dar grandes chatices…

Deixar uma resposta