... ...

Tendinite do Tendão de Aquiles o que é como prevenir

Existem algumas lesões que são normais nos corredores e que os impedem de correr, a Tendinite do Tendão de Aquiles não é bem uma lesão mas que se não for tratada a tempo pode levar mesmo à rotura do Tendão de Aquiles. Só a título de curiosidade o nome do Tendão de Aquiles surgiu na mitologia Grega, e o tendão era o único ponto vulnerável do corpo do guerreiro Aquiles daí o nome.

tendao-de-aquiles

O Tendão de Aquiles é o maior e mais forte do corpo humano, e pela sua localização por motivos óbvios é um dos mais solicitados na corrida, e um dos que maior desgaste tem. O Tendão de Aquiles começa na união músculo tendinosa dos gémeos e do sóleo onde é aplanado e depois se arredonda uns 4 cm da sua inserção, para finalmente se aplanar de novo, expandir-se e inserir na metade da superfície posterior inferior do calcâneo. O tendão de Aquiles é o responsável de transmitir a força da contração dos músculos que formam os conhecidos gémeos (músculo gastrocnémio) e o sóleo. Esta força se traduz no movimento de flexão plantar do pé.

O nome Tendinite de Aquiles foi o termo originalmente dado devido a algumas lesões e inflamações no tendão. Hoje em dia devido ao estudo da histopatologia verificou-se que nem sempre existem inflamações no tendão, logo o nome agora dado a estas patologias é Tendinopatias do Tendão de Aquiles. Acredita-se que esta lesão é causada por microtraumas repetidos no tendão devido ao uso excessivo do mesmo, em atividades como correr ou saltar. Como é óbvio é preciso dar descanso ao tendão para se recuperar dos microtraumas para este se regenerar, à imagem do que acontece com os músculos. Se o tendão não se recuperar devidamente, os danos são maiores o tecido perde qualidade dando origem à Tendinopatia do Tendão de Aquiles.

As lesões são originadas por vários fatores ora vejamos:

  • O uso excessivo do Tendão de Aquiles (quem corre com regularidade)
  • O uso de calçado desportivo inadequado à prática da modalidade
  • Má técnica e postura na corrida
  • Aumento agressivo na intensidade do treino
  • O piso onde se treina (pisos duros)
  • Ter pé cavo (arco plantar demasiado proeminente)
  • Falta de flexibilidade, por exemplo nos isquio-tibiais (músculos da parte posterior da coxa)

Sintomas da Tendinopatia do Tendão de Aquiles

O principal sintoma que deve estar atento é à rigidez e ao inchaço em volta do tendão, estes são sintomas que se vão manifestando com o tempo e são mais percetíveis  pela manhã quando o tendão ainda tem pouca atividade. Se tiver uma dor forte repentina e que o impeça de caminhar pode ser sintoma de rotura, nestes casos consulte de imediato um médico especialista. Por norma os corredores tendem a sentir dor forte antes de começarem a correr, durante a corrida como o tendão aquece a dor abranda, voltando a se manifestar com mais intensidade depois da paragem.

Tendinite-de-Aquiles

Como tratar a Tendinopatia do Tendão de Aquiles

O tratamento mais comum numa primeira fase incluiu:

  • Descanso e paragem por completo da atividade física até a dor passar por completo (só depois retomar com algumas precauções)
  • Tomar analgésicos para aliviar a dor, o paracetamol ou o ibuprofeno podem ajudar a aliviar a dor
  • Aplicação de gelo na área afetada (use compressas de gelo envoltas num pano para não queimar a pele) durante 15 minutos ajuda a diminuir o inchaço. Espere mais ou menos  uma hora e volte a aplicar o gelo.

Como referi no início do artigo a Tendinopatia do Tendão de Aquiles não se pode considerar uma lesão grave, pelo que quando são detetados os sintomas e aplicando o tratamento conservador e mais “popular” acima descrito, os sintomas podem perdurar por apenas alguns meses. Mas se os sintomas persistirem por muito tempo, o mais aconselhado é mesmo consultar um médico de medicina desportiva para ter um diagnóstico mais apurado do problema, e consequente tratamento mais adequado.

Pode também fazer alguns exercícios de prevenção da Tendinopatia do Tendão de Aquiles, pode consultar um artigo detalhado com exercícios já publicado aqui no blogue.

Fonte: Correr por Prazer

loading...

Deixar uma resposta