... ...

Quem São os Social Runners e Como Interagem

É inegável que o running como é chamado hoje em dia está a ter um crescimento brutal por todo o mundo, pode ser considerado um dos desportos da moda. É também inegável que a internet tem vindo a revolucionar a sociedade de uma forna incrível, que praticamente toda a gente a utiliza. O running e as redes sociais estão interligados de uma forma tão grande, que praticamente todas as pessoas que praticam corrida de uma forma ou de outra postam nas redes socias nomeadamente no facebook, os seus resultados. Para todos os outros verem e comentarem a evolução que estão a ter.

Social runner

O que é um Social Runner?

O Running era tradicionalmente um desporto para solitários, antigamente eram poucos os “malucos” que saiam para a rua para correr. É um desporto que permite uma introspeção enquanto se corre, quando se corre sozinho pensa-se em tudo e mais alguma coisa. Mas hoje em dia esta prática de correr sozinho está a cair por terra por causa do boom do “running social” que estamos a viver.

Com o boom do running, os seus praticantes e as marcas encontraram nas redes sociais o veiculo perfeito para divulgar os seus resultados e produtos. Criando verdadeiras comunidades de runners. Por este motivo o running deixou de ser o desporto de alguns “malucos” como referi anteriormente, para passar a ser um desporto social.

Para ter uma noção de como o running é um desporto que se tornou “moda social”, todos os dias milhares de pessoas publicam os seus resultados através do Twitter, Facebook, Instragram, blogs e outras plataformas sociais. De acordo com um inquérito feito pela Nacional Runner feito já este ano nos EUA, cerca de 75% dos participantes em corridas usam as redes sociais para postar fotos e resultados da prova, ou de compras on-line de equipamentos desportivos. Revelou também que em média 3 de cada 4 social runners, consulta via internet as opiniões sobre a prova para decidir se se inscreve ou não.

socialrunning

Deixo-lhe aqui o perfil do típico social runner:

  • O facebook é rede preferida dos social runners, seguida do Twitter e Instragram.
  • Na hora de escolher uma prova, a página do facebook é a segunda fonte de informação mais consultada depois
    Cerca de 75% dos participantes em corridas usam as redes sociais para postar fotos e resultados da prova
    do site do evento
  • A frequência com que o social runner atualiza a sua página é muito alta, quase 30% atualiza 2 a 3 vezes por semana, e 1 em 4 social runners atualiza o seu perfil 2 a 3 vezes ao dia
  • O social runner utiliza o facebook para postar tudo o que tem a ver com running, portanto isto seria: fotos de treinos e competições (25.8%), informação dos treinos e competições (21.5%), artigos de blogs e sites (19.7%), informação de provas (15.9%).
  • No Twitter os social runners são muito menos ativos, o que mais postam são noticias de blogs e sites (15%), seguidos dos tweets de outros runners (11.9%).

A internet e as redes sociais vieram revolucionar sem duvida o mundo do running, e de outros desportos! Depois de ler este artigo considera-se um social runner?

Fonte: Marketingdeportivo

loading...

Deixar uma resposta