... ...

Sabia que o Sexo pode ser considerado um Desporto?

Já é sabido que os hábitos de vida saudável, passam por fazer exercício físico aliados a uma boa alimentação. Fazem com que o nosso coração se adapte melhor aos esforços que você faz no seu no dia-a-dia, e melhoram a sua prestação na prática de atividades que requerem mais esforço. O exercício físico treina o seu coração para receber a quantidade de sangue necessária, para todos os vários momentos do dia em que existe variação de intensidade de esforço!

Quando estamos em repouso o nosso gasto de energia é minino, pois o nosso coração não precisa de trabalhar com tanta intensidade. Todo o nosso corpo está em repouso, quer muscular quer cardíaco.

Mas será o exercício físico a única forma de queimar calorias?

Pois é, segundo alguns estudos o sexo (ou atividade sexual) também é um “bom desporto” no que toca à queima de calorias! Por isso mesmo se você pratica sexo regularmente, mas não pratica outros desportos segundo os estudos não é considerada uma pessoa sedentária!

Segundo alguns estudos britânicos, o gasto de calorias durante o ato sexual é de 85Kcal em média, ou mais precisamente, de 3,6 kcal / min, valor que varia em função da posição, idade, se você é homem ou mulher e em geral todos os valores que fazem a frequência cardíaca (FC) são sempre variáveis. Segundo os investigadores o ato sexual tem uma intensidade média de 5,8 METS (Equivalente Metabólico Físico valor que mede a quantidade de calor emitido pelo corpo durante o exercício físico, e ajuda na medição do esforço despendido), e pode ser considerado como esforço de intensidade média!

O gasto calórico e o esforço despendido durante o ato sexual, pode chegar a ser maior que o esforço despendido em outra qualquer atividade de esforço moderado, como por exemplo, correr numa passadeira durante 30 minutos a um ritmo cardíaco perto dos 65% da sua capacidade máxima. Por causa dos fatores psicológicos inerente ao ato sexual, quem pratica esta atividade física de intensidade moderada tira obviamente maior prazer, que ao praticar outra qualquer. Por esse motivo a assimilação do esforço físico é melhor, fazendo com que as pessoas queriam repetir mais vezes o ato sexual!

É também interessante notar que a perceção do esforço durante a atividade sexual é muito mais baixa do que em outras da mesma intensidade, mas obviamente menos agradáveis. Por todos estes fatores descritos anteriormente, a atividade sexual pode e deve ser vista cada vez mais como um exercício a incluir com mais frequência nas suas rotinas diária!

Hoje em dia, o sexo já é visto por muitos profissionais de saúde como um indicador muito importante na saúde e na qualidade de vida dos seus pacientes. Ao praticar sexo com regularidade  (atividade física de intensidade moderada), estará nada mais nada menos que a treinar o seu corpo e a melhorar a sua mente. É interessante comparar os benefícios de uma corrida normal para o corredor a partir do ponto de vista psicológico, com aqueles que fazem sexo regularmente. Existe obviamente um benefício físico aliado ao esforço de média intensidade, ora vejamos, a frequência cardíaca média que se alcança durante um orgasmo é de 117 batimentos por minuto, e pode mesmo atingir os 145 batimentos por minuto!

Como pode ver, e como já foi referido anteriormente o sexo é uma atividade de intensidade moderada. Se aliarmos o fator psicológico e o orgasmo a esta atividade, este será com certeza o melhor “desporto” de média intensidade que você poderá praticar!

Qual a principal diferença entre o sexo e outra atividade física?

Os estudos realizados, comparam a frequência cardíaca durante o ato sexual com a frequência que se tem ao fazer algumas tarefas do quotidiano, e os resultados foram bastante surpreendentes. O ato sexual requer uma frequência cardíaca média (117 batimentos por minuto), ligeiramente mais baixa que algumas tarefas que são realizadas normalmente no dia-a-dia. Isto quer dizer que a atividade sexual requer um menor esforço cardíaco, que algumas atividades do quotidiano, e é considerada atividade de esforço moderado. Isto explica por que as pessoas que sofrem de doenças do coração têm muito pouco risco, menos de 5%, de voltar a ter um ataque cardíaco quando estão no ato sexual.

São inúmeros os benefícios do sexo no ponto de vista psicológico. Aumenta a autoestima, melhorar a socialização, aumenta a perceção positiva de si mesmo, a perceção positiva do mundo ao seu redor. Se você é sexualmente ativo você vai se sentir melhor e mais feliz. Além que a falta de atividade sexual está diretamente relacionada à ansiedade e depressão. Por isso, faça sexo com regularidade e já pode dizer que não é uma pessoa sedentária.

Em relação ao sexo e ao desporto, ainda existe algumas dúvidas que muitas pessoas têm tais como:

O sexo antes do treino e das competições é prejudicial ao rendimento?

Psicologicamente trás grandes benefícios. E está comprovado que o sexo não tira rendimento desportivo, desde que o treino ou a competição sejam realizados com pelo menos duas horas de repouso após o ato!

Pode-se ter alguma lesão durante o sexo?

O ato sexual é das atividades física mais seguras, inclusive se já sofrer de alguma lesão! Pode acontecer é claro, mas o risco é minino!

Sexo pode ser considerado desporto, isso também inclui a masturbação?

A masturbação é um exercício de menor intensidade do que sexo. No entanto, ambos são excelentes atividades cardiovasculares e psicológicas.

A atividade sexual é fisicamente mais completa se você mudar frequentemente parceiro?

Geralmente o exercício que se faz com menos stress é mais benéfico (e encontrar novos parceiros pode ser um pouco mais stressante), mas depende dos seus hábitos. O que se comprovou é que o sexo com o parceiro regular é psicologicamente melhor!

O que é mais benéfico do ponto de vista da saúde, o ato sexual ou correr meia hora?

Ambos podem ser igualmente benéficos tanto física como psicologicamente, o ideal é ir alternado a atividade física para não haver habituação muscular.

Como pode ver o sexo trás grandes benefícios quer físicos quer psicológicos, pratique sexo com regularidade e já pode afirmar com certeza que é uma pessoa que pratica desporto!

Fonte: SportLife.ES

1 Response

Deixar uma resposta