... ...

Ser Mãe e ser Fit

Este tema é muito especial para mim, porque sempre estive ligada muito ao desporto e quando a minha filha nasceu, há 15 meses atrás, percebi que afinal não é necessária assim tanta hora no ginásio. Mas porque sei também que há muitas mulheres que precisam de ler esta informação, não só de alguém que tem a experiência de ser mãe, mas de alguém que também sentiu a dificuldade em orientar todas as tarefas, sem descurar do seu bem estar físico e emocional.

E indo já a conceitos, para mim ser Fit não tem nada que ver com ter o corpo perfeito a qualquer custo (e sabendo que não há corpos perfeitos). Tem que ver com a harmonia entre o corpo com que a mulher se sente feliz (nem todas as mulheres gostam de ter um corpo volumosos e definido), com o bem estar com que ele nos faz sentir física e emocionalmente.

Ser Fit é sentires-te bem na tua pele, gostares do reflexo que o espelho te da, sentires-te energética, vital, saudável.

Fui mãe, e agora?

Viemos-nos a preparar para este momento durante cerca de 9 meses, algumas mulheres menos, e surgem tantas questões, é tudo novo, e de todo acho que seja uma prioridade começar logo a treinar.

Há pouco tempo vi uma entrevista de uma figura pública, que disse que regressou ao ginásio 3 dias (SIM 3 DIAS) após ter tido o bebe. Sem julgamentos, acho que cada um sabe de si, mas acho que há aqui uma ansiedade e stress associado a voltar ao corpo que se tinha anteriormente, mas temos que ter 2 coisas em consideração,

  • O corpo demorou cerca de 9 meses para estar como está agora, para se adaptar a receber e cuidar desse novo ser, não será pedir demais, recuperar esse mesmo corpo num mês, por exemplo?
  • Física e hormonalmente falando, o nosso corpo ainda não está preparado para voltar à atividade física, devemos-lhe tempo, tivemos 9 meses a «cozinhar» um bebe dentro de nós e acabámos de quebrar membranas, estivemos sujeitas a stress, esforço, tensão e precisamos de tempo para recuperar.

Por norma, deveremos aguardar entre 3 a 6 semanas pós parto até podermos iniciar a nossa atividade física, sempre com o resguardo de «saber ouvir o nosso corpo» e claro com autorização do médico.

E obviamente e mais importante que tudo, o nosso bebe precisa de nós mais que nunca nesta fase da sua vida, e se é o primeiro filho, também nós precisamos de nos adaptar e estar atentos nesta fase. E claro, podermos descansar o mais possível (que não vai ser muito).

Quando nos sentirmos adaptados ao bebé, às rotinas então sim, eu acho que já podemos cuidar mais de nós e trabalharmos nos nossos objetivos de fitness.

No meu caso em particular, voltei a treinar muito devagar após 3 semanas, principalmente com exercícios de mobilidade e alongamentos, 8 semanas depois inseri aulas de reforço muscular e 12 semanas depois inseri trabalho cardiovascular sem impacto.

Então o que posso fazer mais para ser Fit?

Vou partilhar contigo, 5 estratégias que usei e uso atualmente para me manter ativa, para atingir os meus objetivos de Fitness. Para poder ser produtiva no meu trabalho, e ter tempo de qualidade com a minha filha e com a minha família.

  • Ser organizada– quanto mais nos organizamos e planeamos mais preparadas ficamos para qualquer eventualidade. Costumo fazer uma lista de tarefas e tenho sempre nessa lista, os meus treinos, quanto tempo em cada tarefa e o que preciso de fazer para cada uma. Quando estiveres com o teu bebe, sê apenas isso mãe, quando tiveres oportunidade de treinares ou qualquer que seja a atividade, fica 100% focada nessa atividade. Isso vai ajudar-te a seres mais produtiva.
  • Teres uma rotina próxima de casa– se puderes inscreve-te num ginásio próximo de ti, ou melhor ainda, treina a partir de casa, felizmente hoje em dia temos imensas aplicações e cursos de Fitness online, que te permitem treinar sem equipamento, ou com algum equipamento e que te acompanham e motivam através de video. Portugal ainda não está muito direcionado para aqui, mas será o futuro e pode fazer toda a diferença em rentabilizar o teu tempo ao máximo, ao mesmo tempo que te dá
  • Prioridades- Prioriza as tuas atividades por ordem de importância, provavelmente tens na lista, passar roupa, mas será isso mais importante do que o teu treino, a tua meditação ou estares a mimar o teu filho? Pensa nisso e se não tiveres tempo para algo, serão as menos importantes que deixaste por fazer.
  • Fazer o que tem que ser feito– muitas das vezes ficamo-nos pelo «deveria fazer isto» e continuamos nisto durante, horas, semanas, meses e até anos, e se te levantasses da cadeira e fosses logo fazer? Há certas atividades que sabemos que temos que fazer, mas andamos a tentar evitá-las, como tal ,vou partilhar contigo uma técnica que uso que é da autora Mel Robbins e que consiste em contares 5, 4, 3, 2 , 1 levantares-te e fazeres logo. Quanto mais pensares sobre isso mais o teu cérebro te da razões para não a fazeres, mas por outro lado se não lhe deres tempo para pensar, vais logo e fazes a tarefa e ficas 1 passo mais próximo do teu objetivo. Chama-se a regra dos 5 segundos (aconselho o livro).
  • Ser persistente e positiva– haverá dias menos bons, onde não vamos ver esse lado, faz parte, mas o mais importante é sabermos que vamos mesmo assim dar o nosso melhor, que vais continuar a tentar as vezes que forem necessárias. Faz meditação, lê livros que te inspirem, vê filmes que te motive, ouve historias que te impressionem, procura aprender mais, procura ser sempre melhor.

Queria te relembrar que antes de seres mãe és mulher, companheira, alguém com sonhos e objetivos e não acho de todo que focarmo-nos apenas nos nossos filhos, seja uma boa técnica. Ou que nos torne melhores mães. Quando esquecemos das outras partes da nossa vida, de sermos mulheres, de sermos apenas nós, irritamo-nos com mais facilidade, andamos mais stressadas, mais ansiosas, menos calmas e inevitavelmente teremos menos paciência para os nossos filhos, e em consequência disso já sabes onde isto vai dar.

Também passei por isto nos primeiros meses, mas quando me apercebi disso e comecei a dar-me tempo, a meditar mais, a trabalhar nos meus sonhos, tudo se transformou. Ninguém é perfeito, e não é disso que se trata, mas todos nós podemos ser melhores em algum aspeto da nossa vida.

Portanto onde quer que estejas na tua jornada de Fitness, e se não estás feliz com ela neste momento, devo dizer-te que a podes alterar com estas 5 técnicas.

Bons treinos e muitos miminhos aos nossos filhos  😉

Bibliografia

  • serfitnessagora.com

Raquel Madeira- Health Solutions Coach

Empreendedora Digital de Fitness

Janeiro de 2019

Facebook / Instagram / Youtube

raquelmadeira.com

[email protected]

loading...

Deixar uma resposta