... ...

Como Saborear os Doces de Natal Sem Comprometer a Forma Física!

  Já a vivenciar a  época Natalícia com as próprias decorações de Natal, as luzinhas, cores e a árvore de natal já preparada para receber os presentes. Vivemos esta época e adoramo-la pelos mais variados motivos, reunião familiar, presentes a solidariedade e não poderia faltar a típica gastronomia (sejam as refeições de Natal ou os doces) o que assusta e leva imensa gente a «queimar» os excessos após esta época.

   Mas será possível usufruir e deliciar esta época sem aumentar de peso?

    Sem dúvida que sim, não irá ser fácil mas SIM É POSSÍVEL. Vejamos alguns truques que serão bem úteis e farão toda a diferença.

     Primeiro que tudo iremos falar do treino

   * tente realizar o mesmo número de treinos que normalmente realiza e se conseguir adicione uma sessão extra, se for de todo impossível tente manter o número de sessões e realize mais sprints do que propriamente treino de média intensidade.

   * O treino alta intensidade (sprints) aumenta-lhe a EPOC (consumo de oxigénio após esforço) o que lhe acelerá o metabolismo e consequentemente queimar mais calorias.

   * Tente também realizar um treino muscular que poderá ser apenas com peso corporal como agachamentos com salto, lunges, flexões de braços, burpees, pranchas etc e realize um circuito cerca de 1 minuto cada exercício e repita pelo menos 3 vezes. Verá que realizará um treino curto mas intenso.

   E o que podemos melhorar na dieta?

  • Não salte refeições: um dos maiores erros que pode cometer é pensar estar o dia inteiro sem comer para poder comer à vontade na hora da ceia. O que irá acontecer é que estará com tanta fome que irá comer duas ou três vezes mais o que comeria num dia normal, portanto tente comer o normal durante o dia.
  • Semana saudável: tente manter a sua dieta normal e usufrua apenas na ceia de Natal e dia de Natal, não serão 2 dias que irão deitar 1 ano de trabalho « no lixo».
  • As melhores escolhas: Os almoços, jantares e convívios de Natal são marcados por mesas cheias e, irá ter vontade de experimentar tudo mas faça escolhas inteligentes, ou seja, em vez de comer meia caixa de bombons do supermercado, delicie-se com o pão-de-ló caseiro. Uma maior satisfação é igual a um menor apetite.
  • Bebidas traiçoeiras: como deve imaginar o álcool e as bebidas também têm calorias (excepto a água que é completamente desprovida de calorias). Tente beber com moderação e lembre-se que a melhor opção será sempre vinho tinto que tem antioxidantes protetores cardiovasculares, se por ser um dia especial quiser experimentar outra bebida beba lentamente e usufrua.
  • As melhores opções: verá que qualquer convívio tem sempre opções alimentares saudáveis – saladas, carne grelhada, camarão salteado, salada de fruta – e, embora não seja o ideal face a tantas coisas boas para provar, ao fazer uma refeição de calorias baixas, não terá de se privar das sobremesas ou de outras tentações. Tente usar um prato de sobremesa e colocar la as suas preferidas em pequenas quantidades e apenas uma dose.
  • Converse: porque o Natal é convívio e reunião familiar foque-se nos seus entes queridos e tenha uma boa conversa com boas gargalhadas, vai ver que se distrairá e não terá tanta tentação de estar a comer.
  • Cometa os seus «pecados» mas não caia no erro de «perdido por cem perdido por mil»: há uma grande diferença entre comer mais 100 Kcal do mais 1000 kcal, imagine que tem que trabalhar 10x mais arduamente para as queimar.
  • Cozinhe: se puder evite ao máximo comprar os seus doces, se puder tente realizá-los em casa e adicione metade do açúcar e gordura, adoce com canela, erva doce ou mel, darão sabor aos seus doces e sabe exatamente o que está a comer, para além de estar a cortar umas quantas calorias.  Para além disso partilhe estes momentos com a família e verá que o convívio começará logo na confeção dos pratos.

   Convencido que poderá usufruir desta época sem comprometer a sua forma física? Usufrua do seu Natal e faça o melhor por si.

 Raquel Madeira – [email protected]

Personal Trainer

www.facebook.com/rakelmadeira11

loading...

Deixar uma resposta