... ...

Trail Running – Quando é que se deve utilizar os Bastões?

Os bastões tornaram-se num dos acessórios essenciais para qualquer corredor de montanha. Embora existam muitos corredores que regularmente treinam e competem com eles, será que são sempre necessários? O uso dos bastões depende de alguns fatores, e nem sempre é necessário carregar com eles.

bastoes de trail

1 – Nível do corredor

Como se deve ter apercebido alguns corredores (os mais experientes), não carregam bastões nas competições e treinos. A sua experiencia, destreza, e capacidade física permite que eles enfrentem todas as dificuldades das subidas e descidas, sem terem necessidade de carregar com mais um peso extra durante a corrida. Mas é claro que existem algumas exceções, alguns dos melhores atletas de Trail Running não dispensam os bastões, é um acessório de grande utilidade. Para os atletas de nível médio/baixo é um acessório que torna indispensável.

2 – Distância

Nas ultras e corridas longas passa-se muito do percurso a pé, neste caso os bastões podem ser muito uteis para aliviar as pernas e tendões do peso corporal. Nas provas de 80 ou 100 km vai sempre haver alturas em que vai precisar dos bastões, já nas provas mais curtas e mais intensas o uso dos bastões já não se torna tão necessário, vão atrapalhar mais do que ajudar.

3 – Desnível do terreno

Nas subidas os bastões são o seu melhor aliado, em provas mais verticais (subidas) por norma os atletas sejam de topo ou não optam por usa-los para aliviar um pouco a pressão exercida nas pernas e tendões. Se a prova tiver pouco desnível ou um desnível pouco acentuado o uso dos bastões já não é tão necessário.

4 – Condições do piso

Como é sabido por vezes as provas de Trail Running são realizadas com condições climatéricas adversas, logo o estado do terreno fica mais mole e enlameado tornando as passadas mais pesadas. Os bastões nestes casos são uma preciosa ajuda para continuar a ter passadas mais leves e manter o equilíbrio. Mas se o terreno não sofreu alterações e as condições climatéricas forem favoráveis o uso destes não é tão necessário.

trail running

5 – Manuseamento correto

Sem dúvida que este é talvez o fator mais decisivo no uso dos bastões o seu manuseamento, não adiante leva-los para os treinos ou competições se não souber como o manusear ou transporta-los corretamente. Para além que se pode mesmo tornar perigoso para os outros participantes, e tornar-se um peso extra dispensável. Mas se está à vontade com o seu manuseamento e está habituado a carrega-los o melhor é mesmo leva-los consigo, podem fazer falta em qualquer altura da prova, mais nas longas como já referi anteriormente.

loading...

Deixar uma resposta