... ...

Sabe Qual é o Seu Tipo de Passada?

Para se ter sucesso hoje em dia como atleta, é preciso ter em conta vários fatores. Muitos deles são do conhecimento comum de todos os atletas, quer sejam corredores de pelotão, velocistas, saltadores, etc.

Todos sabem que têm que ter uma boa alimentação, têm que ter um bom plano de treino definido, têm que ter cuidado com alguns fatores inerentes ao treino para evitarem lesões, etc. Mas existem alguns fatores que podem provocar algumas lesões, aos quais a maioria dos atleta não dá importância e acham que são “um mero pormenor”, e que fazem toda a diferença para o sucesso desportivo dos atletas.

Saiba qual é o seu tipo de passada!

Um desses “meros pormenores” é o tipo de passada que você tem! Existem três tipos de passada, sendo elas:

  • Neutra
  • Supinada
  • Pronada

Na passada neutra, o pé inicia o contato no solo com a parte exterior do calcanhar, ocorrendo posteriormente uma pequena rotação para o interior, para finalizar o movimento na planta do pé.

Na passada supinada, o pé inicia o contato no solo começando no calcanhar, e sempre com a parte exterior do pé, o pé faz um ligeiro “arco” para fora e a passada é finalizada nunca apoiando a planta do pé.

A passada pronada é idêntica à supinada, o movimento também se inicia no solo com a parte exterior do pé, havendo posteriormente uma rotação do pé para dentro, para finalizar o movimento com a parte interior do pé.

Quais os ténis ideais para o seu tipo de passada?

Como referi anteriormente, o seu tipo de passada pode provocar lesões ao nível de tendões e ossos dos pés, mas você pode minimizar o risco de lesão sabendo qual o tipo de ténis ideal para a sua passada.

  • Passada neutra – Para este tipo de passada, escolha uns ténis que lhe tragam um maior amortecimento, e boa estabilidade.
  • Passada supinada – É aconselhável para este tipo de passada, uns ténis que primem pelo amortecimento e pela flexibilidade.
  • Passada pronada – Para este tipo de passada, o mais aconselhável são ténis menos flexíveis, mas que lhe tragam uma maior estabilidade, e controlo de movimentos do pé.

É fundamental nós conhecermo-nos a nós próprios! Dê importância a este pequeno “pormenor”. Tente identificar qual é o seu tipo de passada, faça a escolha ideal dos ténis, e evite ter “dissabores” com lesões que poderiam ser evitadas.

loading...

Deixar uma resposta