... ...

As Melhores Dicas para Prevenir Lesões Desportivas!

Todos os praticantes de desporto principalmente profissionais devem temer só ouvir esta palavra. Principalmente porque gostando de fazer desporto e não o podendo praticar é frustrante mas pior é ser profissional (e não estando para já a falar do aspeto monetário) e uma lesão poder por uma época de grande esforço e empenho completamente no «lixo», e isso sim deve ser frustrante.

Tendinite-de-Aquiles

Eu pessoalmente até me arrepia falar de lesões já que sou profissional de exercício e não estar bem fisicamente pode comprometer a minha atividade profissional. No entanto venho falar na parte positiva que é a prevenção, e sim acidentes podem acontecer mas a maior parte das lesões pode ser evitada.

 Praticar desporto e fazer exercício físico regular é bom e recomendado para manter/melhorar a sua saúde, mas às vezes pode resultar em lesões.

Áreas afetadas com lesões 

A maioria das pessoas só vai experimentar lesões menores  relacionadas com o desporto, tais como cortes e arranhões, hematomas ou bolhas. Dor, inchaço e movimentos restritos dos membros são bastante comuns e as áreas mais afetadas são:

  • músculos
  • ossos
  • ligamentos (bandas espessas de tecido que conectam um osso o outro)
  • tendões (difíceis, cordões de borracha que ligam os músculos aos ossos)
  • juntas – as ancas, cotovelos, tornozelos e joelhos
  • cartilagem (tecido resistente, flexível, que cobre a superfície das articulações e ossos permite a deslizar um sobre o outro)

Causas

As lesões desportivas podem ser causadas por:

Tipos de lesões

 O seu médico pode descrever uma lesão desportiva como:

  • uma lesão súbita – que é o resultado de um impacto súbito ou um movimento estranho
    Realize sempre os seus alongamentos depois do treino, já que estes evitam muitas lesões!
  • uma lesão de esforço – que se desenvolve ao longo do tempo como resultado do uso excessivo de certas partes do corpo ou má técnica

Lesões por overuse («excesso de uso» )são comuns em atletas profissionais, devido à natureza intensa da sua formação.

 Tratamento

O que fazer em caso de lesão:

Pare de se exercitar se sentir dor, independentemente de sua lesão desportiva ter sido repentina  ou já ter a dor há algum tempo. Continuar a exercitar enquanto está lesionado pode causar mais danos e aumentar o tempo que necessitará para recuperar completamente.crioterapia

Embora ferimentos leves muitas vezes possam ser tratados em casa, visite o seu médico de família ou centro de saúde local, se precisar de conselhos. Algumas lesões podem também beneficiar de fisioterapia, mas precisará sempre de aconselhamento profissional.

Se a lesão é grave, como uma fratura óssea, luxação, ligamento danificado, cartilagem  ou lesão grave na cabeça, comunique de imediato o caso a uma ambulância ou chame alguém próximo de si que o possa socorrer.

No caso de ser uma lesão mais leve, pode sempre tratá-la sozinho, no entanto se tiver qualquer duvida tente esclarecer com um profissional e não faça porque «alguem lhe disse que resultava». Tente  descansar a parte do corpo afetada e use analgésicos, como panacetamol ou ibuprofeno, para aliviar a dor, se tiver dores fortes.

 Prevenir lesões desportivas

 Nem todas as lesões desportivas podem ser evitadas, mas você pode reduzir o risco de se magoar tomando algumas destas precauções.

  • Faça sempre um aquecimento adequado à atividade física que irá realizar e com tempo necessário para sentir o seu corpo realmente preparado (normalmente será entre 5 a 12 min, depende da temperatura e do desporto e da idade do praticante)
  • Tente manter uma intensidade de treino estimulante mas adequado ao seu nível físico
  • Usando equipamento de segurança recomendado para desportos específicos, como caneleiras de futebol ou um escudo de goma para o rugby
  • Tenha treino técnico para melhorar a sua técnica
  • Realize sempre os seus alongamentos depois do treino, já que estes evitam muitas lesões, mantendo cada alongamento por 15 segundos (pelo menos)
  • Mantenha-se hidratado durante a sessão de treino
  • Mantenha o seu peso em controlo, se tiver excesso de peso ou for obeso tente começar com atividades de baixo impacto até melhorar o seu condicionamento físico e progressivamente perder peso, já que estará a proteger as suas articulações.Alongamentos
  • Foam roller ou massagem desportiva: têm os dois o mesmo objetivo que é retirar a tensão muscular e os nódulos causados pelo treino, no entanto o primeiro (pode ver na figura) é uma espécie de cilindro duro que pode ter em casa e realizar todos os dias antes e/ou depois do treino. Uma massagem desportiva pode ser realizada pelo menos uma vez por /mês visto que provavelmente um profissional irá massajar mais profundo e em músculos que são díficeis de usar com o foam roller

Se você iniciar um novo desporto ou atividade, tente obter aconselhamento e treino de um profissional qualificado pois irá com certeza ser uma mais valia, pela informação e pela prevenção de lesões.

 Raquel Madeira

Personal Trainer /[email protected]

Bibliografia:(www.nhs.uk/conditions/sports-injuries)

loading...

Deixar uma resposta