... ...

Qual é o melhor treino para Perder Peso? – Curto e intenso ou longo e lento?

Hoje em dia a procura de informação sobre treino começa a ser uma realidade para o corredor comum, os portugueses já começam a praticar mais desporto e ainda bem! A corrida é um daqueles desportos que qualquer pessoa sem exceção pode praticar, pode ser praticado em qualquer lugar, não é necessário um material nem vestuário muito específico, por estes motivos a população está a começar a “adotar” a corrida como o seu desporto favorito!

Hoje em dia a corrida pode-se dizer que é o desporto da moda, quer seja por lazer, para manter a saúde física, por recomendação médica, mas um dos principais motivos que muitas pessoas começam a correr é para perder peso! O corredor casual na maioria dos casos não tem noções de treino, pensa que é só ir para estrada ou para os parques, começar a correr e vai perder peso. Sem o aconselhamento correto, os seus resultados não serão os melhores.

Este artigo tem como objetivo, desmistificar um pouco qual é o tipo de treino que melhores resultados lhe trará em termos de perda de peso, curto e intenso ou longo e lento.

Treino curto e intenso ou longo e lento

Em termos objetivos um não é melhor que o outro, ambos têm os seus pontos fortes e fracos. Em termos de trabalho aeróbio, um treino mais intenso pressupõem um gasto calórico igual a um treino mais lento, se o treino for em distâncias idênticas, a única diferença é o tempo gasto a executá-lo.

Se você correr 5km a uma média de 6 minutos por Km, dá aproximadamente 30 minutos de exercício, você gasta as mesmas calorias que se fizer 4 minutos por Km que dá mais ou menos 20 minutos, porque a intensidade maior compensa a ingestão calórica, apesar de ser menos tempo de exercício. No entanto, o efeito do consumo de oxigénio após o exercício (EPCO significa excesso de Pós-Consumo de oxigénio) é diferente, dependendo da intensidade do treino que você fez.

Quando o treino é mais intenso, o seu corpo gasta calorias durante um maior período de tempo, mesmo quando você acaba o treino o seu organismo continua a gastar energia! Isto acontece porque o seu corpo precisa de repor os níveis de energia gastos durante o exercício, reparar as células danificadas, oxidar o ácido láctico produzido, baixar o nível de temperatura corporal que aumentou durante o exercício, restaurar o sistema de energia da fosfocreatina, que teve um gasto calórico extra. Reservas de gordura são utilizadas e os ácidos magros são libertados na corrente sanguínea para dar energia.

O maior aumento do EPCO já referido anteriormente, ocorre com o exercício de alta intensidade feito de forma intermitente, com os treinos de intensidade intervalada. Este tipo de treino não é para qualquer um, para os fazer bem, conseguir aguentá-los e não ter lesões é preciso ter uma boa base aeróbia que só se consegue com os treinos lentos e de longa duração. Resumindo, ambos os treinos são necessários para você ter bons resultados.

Correr em jejum emagrece?

Muitas são as dúvidas se correr em jejum é bom para emagrecer, e a resposta é sim e não! Para aqueles que a sua condição física e muito boa, correr em jejum pode ser uma boa opção, para o corredor casual com pouca resistência física não é uma boa ideia!

Com um corpo em que os níveis de glicogénio estão baixos, o treino tem que ser a uma intensidade baixa para evitar que sofra de uma hipoglicemia. Você irá apenas queimar gorduras, o seu consumo calórico será mais baixo visto que o treino será menos intenso durante o mesmo período de tempo.

Normalmente os treinos em jejum não são muito bons em termos de qualidade, é sempre melhor treinar com os níveis de energia em alta, o seu corpo sabe quando você está com energia suficiente ou não para aguentar um treino. É preferível que você se sinta com força para fazer um treino intenso e de qualidade, que treinar sem energia e mover-se a passo de tartaruga durante mais tempo pensando que está a treinar bem! O gasto calórico nos treinos mais lentos é sempre inferior que nos treinos mais intensos.

Para resumir um pouco, ambos os treinos são bons para perder peso, mas para conseguir aguentar os treinos curtos e intensos tem que ter uma boa capacidade aeróbia que só a consegue fazendo treinos mais lentos e longos! Um depende do outro.

loading...

3 Responses

  1. helena baptista diz:

    a corrida não ´para todos sem excepção.
    eu gostava mas devido à minha dificil mobilidade não posso pensar em correr- Já andar´e díficil quanto + correr

    • Corre Salta Lança diz:

      Temos pena que tenha limitações físicas e que não possa praticar desporto! Existem muitas pessoas que devido aos seus problemas físicos são aconselhados a não correr, mas a sua força de vontade e determinação é tanta que mesmo assim o fazem e tiram o maior prazer! Se o seu caso é diferente mais uma vez temos muita pena que não o possa fazer!

    • afc94 diz:

      Helena Batista,
      opte por fazer marcha rápida ou mesmo Marcha Atlética, pois será muito mais proveitoso e no seu caso mais indicado, ao fim de algum tempo vai ver os beneficios e se motivar cada vez mais a evoluir e verificar progressos. Par acompanhar as provas de Marcha em Portugal, pesquizar o Blogue Portugal na Marcha : http://marchaportugal.blogspot.pt/ ou em Facebook. Bons treinos e experimente durante algum tempo…vai ver que vais gostar…

Deixar uma resposta