... ...

7 Benefícios de Correr na Praia!

Os treinos na praia ainda não são vistos com bons olhos por muitos treinadores

Correr na praia

Correr na praia

Agora que a época desportiva está a começar em Portugal, são já muitos os clubes que iniciaram a sua pré-época, e uma das coisas que hoje em dia ainda divide opiniões entre os treinadores de atletismo, é se correr na praia é benéfico para os atletas ou não.

Devido à natureza do piso, muitos treinadores acham que os treinos na praia são prejudiciais ao rendimento dos atletas, pois são treinos demasiados intensos e forçam demasiado as articulações e os músculos, podendo os atletas se lesionarem com muita facilidade. Por outro lado existem treinadores que são adeptos dos treinos na praia, pois são treinos que em termos musculares são benéficos para um aumento da força muscular, e em termos cardiovasculares também são mais benéficos que um treino em pista ou na estrada.

Nos tempos em que eu treinava fiz várias pré-epocas com muitos treinos na praia, e pela minha experiencia pessoal digo-vos que os treinos na praia na minha opinião são bastantes benéficos, tive treinos bastantes intensos que me prepararam muito bem fisicamente para toda a época, as épocas em que fiz treinos na praia foram as minhas melhores épocas em termos de recordes pessoais, por isso digo-vos que para mim os treinos na praia são bastante benéficos.

Vou-vos deixar aqui alguns conselhos para quem é principiante nos treinos na praia, para quem já os faz é sempre bom relembrar algumas coisas que são fundamentais para quem treina na praia.

7 Benefícios de Correr na Praia

  1. Correr sempre de sapatilhas na areia – Correr de sapatilhas na areia é fundamental para quem não está habituado a correr na areia, correr sem sapatilhas é mais confortável, mas para evitar lesões este é um conselhos dos mais importantes para quem treina na areia.
  2. Correr em areia molhada e dura junto ao mar – Quem está habituado a correr em estrada deve seguir este conselho, a areia mais dura é a que mais se assemelha à estrada, logo os vossos músculos e ossos não irão sentir tanto a mudança de piso.
  3. Tentar manter a postura – As praias como vocês sabem são bastantes irregulares, muitas têm bastante inclinação logo a postura de corrida tende a ser a mais incorreta sobrecarregando muito os vossos músculos e ossos, tentem correr num plano o mais reto possível.
  4. Diminuir o tempo de treino – Como vocês sabem, correr em areia é sempre muito mais cansativo que treinar em estrada ou em pista e o sol também contribui muito para aumentar esse cansaço, logo devem diminuir o tempo de treino.
  5. No final do treino correr junto à água – No final do vosso treino podem sempre correr junto da água a um ritmo de trote, a água fria nas canelas ajuda a relaxar os músculos.
  6. Alongar depois do treino é fundamental – Como é óbvio um treino na areia é sempre muito mais intenso, logo os alongamentos depois do treino são fundamentais para relaxar os músculos.
  7. Dar um mergulho no mar – Este é um conselho que já não tem muito a ver com o treino, mas digo-vos por experiencia própria que não há nada melhor que um mergulho no mar depois de um treino intenso, é altamente relaxante.

Deixei-vos aqui alguns conselhos para vocês treinarem na praia e aproveitarem ao máximo os seus benefícios, apesar de ainda serem treinos que podem levar alguma discussão se são benéficos ou não, volto a referir que para mim são bastante benéficos.

loading...

3 Responses

  1. Adoro correr na praia, infelizmente só o faço no verão devido ás descolações.
    Mesmo correndo poucas vezes nesse ambiente, prefiro sempre correr sem sapatilhas.

  2. Orlando diz:

    Mesmo correndo pouca vezes já está habituado a esse tipo de treinos, e óbvio que correr sem sapatilhas é mais confortável! Mas para quem inicia os treinos na praia, correr com sapatilhas é o mais indicado!

  3. João Cunha diz:

    Par começar a correr na areia não a melhor como os treinos Lunares
    https://www.facebook.com/TreinosLunares?fref=ts

Deixar uma resposta