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Quais os Benefícios da Corrida nas Várias Fases da Nossa Vida!

A corrida é fundamental e trás grandes benefícios nas várias fases da nossa vida!

Correr na rua

Correr na rua

Ultimamente tenho vindo a publicar artigos onde dou dicas essencialmente sobre corrida, como correr em estrada, em areia, como evitar lesões na corrida, como melhorar a sua postura, todos os artigos são direcionados para os corredores em geral. O artigo que se segue tem a ver com os benefícios da corrida nas várias fases da nossa vida.

Hoje em dia as mentalidades em Portugal em relação à prática desportiva estão a mudar muito e ainda bem, desde muito cedo que os jovens portugueses já começam a se interessar mais pela atividade física. Por diversos fatores os adolescentes já começam a procurar desportos para praticar, ou porque vêm na televisão pessoas com corpos definidos, ou porque conhecem outros jovens que praticam desporto, porque querem imitar os seus ídolos desportivos, por influência dos pais que os levam a praticar desporto, enfim o que interessa é que já se iniciam na prática desportiva desde muito novos o que obviamente é muito bom.

Já se nota que os jovens vão mais cedo para os ginásios para fazerem atividade mais aeróbia, já em fase adulta começam a trabalhar e constituem família, desdobrando-se em termos de tempo para praticarem uma atividade física que obviamente é diferente. O desporto é fundamental em qualquer fase da nossa vida, para nos mantermos bem fisicamente e mentalmente. A corrida trás benefícios óbvios em termos de condição física, aumenta a sua capacidade cardiovascular, melhora o seu metabolismo, fortalece os seus músculos e ossos, e se não sabia fica a saber que no caso das mulheres reduz o risco de contrair cancro da mama.

O treino de corrida terá que ser obviamente diferente de acordo com a idade e com as características físicas de cada um, para evitar o risco de contrair lesões e para que a prática desportiva seja algo de prazeroso e saudável de se fazer. É preciso ter em conta alguns fatores em termos de treino! Quando se é jovem, há sempre a tendência para se exagerar um pouco na duração do treino de corrida devido ao entusiasmo normal da puberdade, o que obviamente é mau porque o risco de contrair lesões é maior e não é respeitada a progressão normal dos treinos.

Correr no parque

Correr no parque

Já em idade adulta devido às exigências da sociedade atual em que vivemos, temos forçosamente uma vida mais atarefada devido ao trabalho e à vida familiar, como tal descansa-se pouco e dorme-se ainda menos entre treinos, o que em termos de rendimento desportivo funciona um pouco ao contrário, entramos em overtraining devido à má recuperação entre treinos. Quando notar que o seu rendimento não está como você desejaria, fale com o seu treinador para tentarem perceber em conjunto o porquê do mau rendimento.

Já na terceira idade os cuidados têm que ser forçosamente redobrados, há um maior risco de contrair fraturas por stress devido à perda de cálcio normal da idade, é necessário fazer musculação para os níveis de força não caírem muito e aumentar a densidade óssea. A prática desportiva nesta idade é fundamental para não se perder a densidade óssea, para reduzir os riscos de osteoporose.

Os benefícios da corrida em cada fase da vida

  • Adolescentes (14-18 anos) – Estimula hábitos de vida saudável, e em termos motivacionais é ótimo para a continuação da prática desportiva em idade adulta. Do ponto de vista fisiológico, realizar atividades físicas na adolescência garante uma vida mais saudável e com menos riscos de doenças na fase adulta e na terceira idade.
  • Adultos (19-59 anos) – Diminui o risco de contrair algumas doenças, reduz o aparecimento da osteoporose e de alguns problemas cardiovasculares. Ajuda a aliviar o stress causado pela sobrecarga das tarefas quotidianas e melhora a auto-estima, melhora a sua condição física e a consciência corporal.
  • Idosos (mais de 60 anos) – Melhora a hipertensão arterial, reduz o risco de contrair diabetes e obesidade. Diminui os riscos de ansiedade e depressão.

 Como viu a corrida é fundamental em todas as fases da nossa vida, desde a nossa juventude à velhice, se já tem o hábito de correr não deixe o fazer, se não tem nunca é tarde para começar.

 Fonte: Braguinhas Atletismo

Adaptação: Corre Salta Lança

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