... ...

O que é a Dieta Mediterrânica

Na dieta mediterrânica procura-se uma dieta contínua, bem como um estilo de vida saudável. Na base da dieta mediterrânica estão comidas deliciosas.

Não há um plano simples e direto para a dieta mediterrânica, mas no geral comerá muitas frutas, vegetais, feijões, frutos secos, grãos saudáveis, peixe, azeite, pequenas quantidades de carnes, produtos láteos e vinho tinto.

Quanto ao estilo de vida, encoraja a prática de exercício físico diário, partilhar refeições com outras pessoas e no fundo desfrutar de tudo, principalmente de uma alimentação saudável.

Fundamentos da Dieta Mediterrânica

Nesta dieta consegue-se ter um coração saudável. São vários estudos que comprovam que se conseguirá diminuir a prevalência de doenças cardíacas, baixar a tensão arterial, colesterol e a evitar possíveis cancros e doenças crónicas.

Quando se pretende emagrecer seguindo a dieta mediterrânica, tal só será possível quando se mantém este estilo de alimentação mais de seis meses, junto com a prática regular de exercício físico e limitar a ingestão de comida a comidas saudáveis.

Estudos provaram que a dieta mediterrânica pode ser mais eficaz na perda de peso do que as dietas rápidas para emagrecer.

Tipo de Alimentação na Dieta Mediterrânica

A maioria dos alimentos são plantas, incluindo assim frutas, vegetais, batatas, pão integral, feijões, frutos secos e sementes.

Pode ainda comer queijo, iogurte, carne de aves e ovos em quantidades adequadas. Pelo menos duas vezes por semana deve comer peixe. Há ainda que incluir alimentos com gorduras boas, como azeitonas, azeite extra virgem, frutos secos, sementes de girassol e abacate (substituindo a manteiga e margarina). O azeite será usado maioritariamente nos cozinhados, bem como ervas e especiarias.

Na dieta mediterrânica pode beber vinho tinto (um copo para as mulheres, um ou dois para os homens), mas deve privilegiar a água.

À sobremesa deve comer fruta. Doces e carnes vermelhas, devem ser ocasionais.

É fácil Seguir a Dieta Mediterrânica?

O nível de esforço necessário para seguir a dieta mediterrânica varia de baixo a médio. Apesar de ser saborosa e saudável, requer uma curva de aprendizagem inicial.

Não há grandes limitações ao seguir dieta mediterrânica.

Quanto ao cozinhar e adquirir alimentos, basta planear as refeições antecipadamente. É fácil grelhar ou cozer os alimentos permitidos na dieta mediterrânica. Quanto à necessidade de petiscar, basta pegar numa fruta ou mão cheia de frutos secos.

Não são permitidas refeições pré-feitas.

Quanto ao exercício físico, deve-se ser ativo a maior parte do dia.

A Dieta Mediterrânica Adequa-se a Problemas de Saúde?

Além de melhorar a saúde do seu coração e melhorar os níveis de colesterol, a dieta pode diminuir as probabilidades de sofrer doença de Alzheimer, diabetes, osteoporose e depressão.

Mas tenha em conta que os problemas de saúde se podem dever à genética, à sua vida ativa e se fuma ou não.

Possíveis Restrições da Dieta Mediterrânica

Quem for vegetariano ou vegan, pode continuar a fazer a sua alimentação normal, basta cortar nos produtos láteos.

Pode fazer uma dieta baixa em sal, pois usará mais ervas e especiarias para dar sabor à comida.

Acaba por ser uma dieta baixa em gorduras, apesar de não ser exatamente uma dieta baixa em gorduras, pois possui alimentos saudáveis e ricos em gorduras boas.

Se pretende seguir uma dieta sem glúten, basta optar por cereais sem glúten.

loading...

Deixar uma resposta