... ...

Como Comer Corretamente Para Ter Melhor Rendimento

Uma boa alimentação é tão importante para o seu rendimento desportivo, como o treino e o descanso. Um corredor como qualquer outra pessoa, deve seguir uma alimentação bem equilibrada: 60% hidratos de carbono, 25% gorduras e 15% proteínas. Obviamente que estes valores são uma percentagem do que seria o ideal, mas na prática todos sabemos que estas percentagens variam bastante conforme o gasto energético que você sofre durante os treinos e competições.

Hidratos de carbono

Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia dos corredores, é o que faz mover as nossas pernas. Se possível deve comer todo o tipo de alimentos ricos em hidratos de carbono, pois o seu índice glicémico é muto pequeno. Coma todo o tipo de massas e arroz, os legumes e as hortaliças são também uma boa fonte de combustível em hidratos de carbono.

Gorduras

Pois é, ao contrário do que você possa pensar as gorduras também são importantes a nível energético e na alimentação dos corredores, especialmente nos corredores de longas distâncias. Estas, fazem parte da estrutura celular do nosso organismo, estão presentes em todas as nossas células. Deve ingerir gorduras insaturadas, e evitar a todo o custo as gorduras hidrogenadas, as gorduras ideias para todos os corredores são as gorduras do azeite.

Proteínas

Quanto às proteínas não devemos ingerir mais que 15% do nosso consumo nutricional, pois assim estaremos a dar um trabalho extra ao fígado, o principal órgão do nosso organismo encarregue de as processar.

Hidratação

Já toda a gente sabe que uma boa hidratação é fundamental, mas nunca é demais lembrar que a quantidade de água que ingerimos é fundamental para um bom equilíbrio eletrolítico. Qualquer desajuste por defeito, ou por excesso, pode causar problemas a nível muscular e nervoso. Tente encontrar o equilíbrio perfeito da água que deve ingerir, nos treinos e fora deles.

Cozidos e grelhados

Também é do conhecimento geral que se deve evitar os fritos, não adianta tentar ir buscar todo o valor energético aos alimentos, se quando os for confecionar não o faz corretamente. Tente comer os alimentos cozidos ou grelhados (carnes, ou peixe), os legumes e as hortaliças seguem o mesmo princípio básico, quanto mais natural melhor, os legumes salteados em azeite são a opção perfeita para o nosso organismo.

Para se ter um bom rendimento desportivo, é fundamental ter atenção aquilo que se come! Não exagere nos alimentos mais ricos em hidratos de carbono, nem nas proteínas, há sempre aquela ideia “ faz bem e dá energia vou comer mais”, este pensamento está obviamente errado! Tudo o que é ingerido em demasia faz mal, ingira só as quantidades necessárias e não exagere, se não terá o efeito contrário no seu rendimento desportivo!

loading...

Deixar uma resposta