... ...

O Atleta Vegetariano

Existe uma lenda difundida e divulgada por vários meios, nutricionistas, médicos e especialistas que o ser humano necessita consumir proteína da carne para estar bem, absorver ferro, manter-se saudável e forte.

As associações americanas e canadenses de dietética já afirmam que a dieta vegetariana pode sim cobrir as necessidades energéticas e proteicas de um atleta, através de vários vegetais, proteína da soja, legumes, cereais, frutos secos, sementes, etc.

Atleta Vegetariano

Primeiro há que esclarecer, o que significa ser vegetariano?

Vegetariano como a palavra indica, é uma dieta quase exclusivamente feita de vegetais, ou melhor de produtos que a mãe Natureza nos oferece, sem ter que se matar animais. Estas pessoas comem essencialmente frutas, vegetais, grãos, ovos, produtos lácteos etc , ou seja basicamente não comem carne ou peixe ou qualquer produto que tenham ingredientes provenientes de carne ou peixe, no entanto comem ovos e produtos lácteos, visto que não é necessário matar os animais para ter estes produtos.

Depois há vegetarianos que por opções próprias não consomem ovos ou leite e há ainda os VEGAN que não consomem absolutamente NADA derivado de animais (ovos, leite, roupa com lã, etc)  bem como produtos de beleza testados em animais , são muito mais restritos e normalmente estas pessoas são grandes ativistas relativamente à MÃE NATUREZA e pretendem proteger ao máximo o planeta e os habitantes deste.

E porquê desta opção?

vegetaisGrande parte dos vegetarianos é por questão culturais e religiosas como os Indu, no entanto também há pessoas que se tornaram vegetarianas apenas pela proteção dos animais e natureza e outras ainda porque questões de saúde e acharem que a dieta vegetariana é mais saudável.

 Acho que nós seres humanos devemos aceitar e respeitar todas as decisões sem julgamento, pois somos todos diferentes, temos culturas ou meios em que nos desenvolvemos diferentes e não é correto julgarmos ninguém, pelas suas opções.

Eu posso dar-vos o meu exemplo pessoal e dar-vos as minhas razões pessoais de me ter tornado vegetariana. Deixei de comer qualquer tipo de carne há cerca de 6 anos atras, quando comecei a trabalhar na área do Fitness e a estudar mais sobre nutrição e fiquei bastante admirada /assustada com o que aprendi e pesquizei. O primeiro motivo que me fez deixar de comer carne foi o facto de perceber a forma como nós humanos tratamos os animais, antes e depois de os matarmos para os consumirmos, estes são alimentados com hormonas e quimicos que fazem com que estes cresçam rápido e sejam viáveis para consumo num espaço curto de tempo. Como devem calcular isto é uma cadeia alimentar, que significa que os animais são alimentados com hormonas e quimicos, NÓS iremos absorver essas hormonas e quimicos.

Outras das questões foi: o custo de um animal e a viabilidade deste comparativamente a vegetais e produtos de origem vegetal.

Porque não deixei de comer peixe na altura? Primeiro porque ainda não tinha muita informação de substitutos e como fazia muito desporto pensei que ia ter uma dieta pobre em proteina (o que está errado claro) e também porque gostava e gosto bastante de peixe.

Devo dizer que me senti bastante melhor desde que tomei esta decisão e recentemente tomei a decisão de deixar de comer peixe também e me tornar VEGETARIANA. Porque? Porque fiz uma formação de yoga onde falámos de energias positivas e negativas e que o nosso corpo absorve todas as energias dos alimentos bem como a forma que nós tratamos os animais, constatei  também que os peixes que nós consumimos vindos de viveiro (e são bastantes) também são alimentados com hormonas e quimicos e que SIM existem imensas formas de ir buscar proteina vegetal. Foi-me proposto o desafio de ficar 3 dias sem comer peixe ou carne, e devo dizer que me senti bem e pensei porque não tentar e ver como o meu corpo reage.

Saladas

Não sou fundamentalista e aceito e compreendo todas as opções e não quero, de FORMA ALGUMA INFLUENCIAR NINGUÉM A ALTERAR A SUA DIETA, o meu objetivo é elucidar e explicar que é possivel ter uma excelente performance sendo vegetariano, mas mais importante que isso é VOCÊ SENTIR CONFORTÁVEL E SAUDÁVEL COM AS SUAS OPÇÕES ALIMENTARES.

Como é obvio, e tenho perfeita consciencia disso, há vegetais que também estão cheios de quimicos e também há animais que são tratados de forma saudável  e alimentados corretamente, e o que quero partilhar é que estou a experimentar e ver o que o meu corpo precisa e a tentar dar lhe o melhor que posso sem me prejudicar com falta de nutrientes ou minerais.

E como disse também, se achar que devo voltar à minha dieta antiga e precisar ou quiser voltar a comer peixe, irei fazê-lo, voltar a comer carne já não me parece tão viável, pois já lá vãos uns bons aninhos e não faz sentido para mim agora voltar a comer carne.

A minha sugestão para quem tem uma dieta variada é comam carnes, peixes e ovos ORGÂNICOS, o mais que puderem, se tiverem ou souberem de familias que vivem no campo e tratam os animais com respeito, alimentando-os com os alimentos essenciais para eles , eles seram com certeza bons alimentos para vós.

E como é obvio o mesmo se aplica a frutas e vegetais, tentem consumi-los de preferencia ORGANICO, é muito mais saboroso

Confira o que a uma dieta Vegetariana deve conter:

– CEREAIS-  arroz, trigo, centeio, milho, painço, aveia, quinoa, amaranto, entre outros e seus subprodutos como pão,Piramide vegetariana macarrão etc

– LEGUMINOSAS- todas as variedades de feijão, favas, ervilhas, grão, soja ( de preferencia na forma de feijão, tofu, seitan ou temph), lentilhas

– OLEAGINOSAS- castanhas, nozes, amendoas, pistachos, macadâmia, sementes de girasol, abóbora, gergelim.

– AMILÁCEOS- batata, cará, inhame, mandioca, batata doce

– LEGUMES, FRUTA E VERRUDRAS VARIADAS

-ÓLEOS-  azeite extra virgem, oléo de coco, oléo de  linhaça entre outros

– LINHAÇA E CHIA- essencial para fornecer omega 3 (1 colher de sopa por dia). A linhaça precisa ser consumida em forma de oléo ou de sementes batidas na hora de consumo, para obter o omega 3.

Onde vamos buscar a PROTÉINA?

As leguminosas e oleoginosas são uma excelente fonte de proteina, no entanto a quinoa (CEREAL)  é a mais completa com todos os aminácidos essenciais. No entanto tofu, seitan, temph e feijão de soja são dos produtos com um contéudo protéico mais significativo, (maior quantidade de protéina que carne ou peixe por 100gr de alimento). Os ovos e produtos derivados do leite também são uma boa fonte de proteína , no entanto devem ser consumidos com moderação devido à quantidade de gordura e eu pessoalmente não aconselho leite de vaca mas sim leite de amendoa, arroz, aveia, coco etc.

O que deve conter o seu prato?

Como podem ver nas duas fotos isto é o que deve conter o vosso prato independentemente de ser vegetariano ou não. Deve conter 50% de vegetais, 25% de proteina (animal ou vegetal) e 25% de hidratos de carbono completos (como arroz ou massa integral,- feijão, grão, lentilhas, quinoa – estes fornecem para além dos hidratos de carbono uma boa quantidade de poteína, por isso é que saciam durante mais tempo e fornecem a energia que precisamos lentamente ao longo do dia, portanto quando puder opte por estes- batata e batata doce etc . Deve conter também cerca de uma colher de chá de azeite, oleo de coco, abacate, frutos secos ou outra gordura vegetal – (evite as gorduras hidrogenadas que estão essencialmente presentes nas carnes vermelhas).

proteina

E a suplementação?

Se for um atleta ou indivíduo vegan , quase de certeza que precisará de suplementos de vitamina B12 , D entre outras devido à restrição de qualquer produto de origem animal (ovos, qualquer lácteo etc) no entanto um atleta ou individuo vegetariano sem essas restrições poderá não ter essa necessidade, no entanto, nós somos seres individuais e únicos , o que quer dizer que o que resulta para um individuo pode não resultar para outro.

O meu conselho seja vegetariano ou não, é ter uma DIETA O MAIS VARIADA POSSIVEL, para ir buscar a maior quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais que precisar. Eu pessoalmente consumo proteina como suplemento devido à exigência da minha profissão e ao facto de por vezes não conseguir fazer uma refeiçao equilibrada (com proteina, legumes e cereais) devido aos horários tardios de trabalho, como tal faço um batido onde coloco vegetais, frutas, proteina, sementes, e água de coco ou leite de amendoa para ter uma «refeição» mais equilibrada. No entanto isto é em dias mais complicados no trabalho, na maior parte dos dias tento ter uma refeição dita «normal», e a suplementação que faço, não a faço porque sou vegetariana, pois já a fazia antes.

Alguns exemplos de excelentes atletas e performances

Carl Lewis

Eleito o “Desportista do Século” pelo Comitê Olímpico Internacional, o velocista vegano, nascido nos Estados Unidos, colecionou 10 medalhas olímpicas em provas de velocidade, sendo nove delas de ouro. Em 1991, bateu o recorde de 9,86 segundos na prova dos 100 metros planos.

Esses atletas do passado e atuais mostram que é sim possível e viável ser vegetariano, respeitar os animais e ainda ter alta performance nos esportes e serem campeões. Se atletas que necessitam de uma dieta especial para ter um rendimento espetacular conseguem se alimentar através da dieta vegetariana, imagina a maioria de nós que não somos atletas de alta performance.

Dave Scott

Foi seis vezes campeão do Ironman no Hawaii, a principal competição de triatlo no mundo, chegando em primeiro lugar em 1980, 1982, 1983, 1984, 1986 e 1987.

Éder Jofre

O maior pugilista brasileiro de todos os tempos, vegetariano desde os 20 anos de idade, desde 1956,  foi campeão mundial peso-galo em 1960 e do peso-pluma em 1973 sem comer alimentos de espécie animal. Ele atribui a sua capacidade física, de resistência e força, à dieta vegetariana.

Muray Rose

Considerado um dos maiores nadadores de todos os tempos, este escocês vegetariano conseguiu, logo aos 17 anos, três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1956, em Melbourne, na Austrália. Nos 400m livre, 1500m livre e 4 x 200m livre. Em 1960, nas Olimpíadas de Roma, também ficou com o ouro, nos 400m livre

Frank Medrano

É super atleta conhecido mundialmente por sua força , flexibilidade e exercícios surreais que executa.

Frank Medrano

Raquel Madeira Persona Trainer

[email protected]

www.raquelpersonaltrainer.com

loading...

Deixar uma resposta