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Os 4 Mitos em que os Corredores Casuais Acreditam

É um fato inegável que o running esta cada vez mais a ganhar adeptos um pouco por todo o mundo, e Portugal não foge à regra. Praticamente todos os dias novos corredores se juntam a outros mais experientes, na pista, na estrada, nos parques para treinar. Obviamente que esta mistura de inexperiência com algum maior “traquejo”, é sempre benéfica. Mas também é sempre muito comum ouvir algumas frases e conceitos que não correspondem à verdade. De seguida vou apresentar 4 mitos que muitos corredores casuais acreditam e que obviamente não são verdade.

correr acompanhado

1 – O treino para resultar tem que ser forte e doer

O treino e o esforço tem que ser feito obviamente realizado de forma inteligente, para permitir que o seu corpo assimile as cargas de treino realizadas. Correr não tem necessariamente que ser muito duro e doer, nunca se deve correr com dor, tem que aprender a distinguir desconforto muscular com dor.

Sentir desconforto durante os treinos é normal, especialmente nos treinos de velocidade. Mas correr com dores muscular no corpo não e normal, seja em que parte do corpo for. Já referi este pormenor em outros artigos publicados aqui no blogue e não me canso de referir, “ APRENDA A OUVIR O SEU CORPO” para perceber que está fazendo algo de errado. Isto também evita problemas de lesões.

2 – Para se recuperar de uma lesão basta repouso

É óbvio que uma lesão nunca é boa para ninguém, pode arruinar umas boas semanas de treino e mesmo temporadas. Existem lesões que o descanso pode mesmo ser a melhor solução, mas outras o descanso é mesmo contraproducente. Muitos corredores passam de treinos duros para uma inatividade total, isso não ajuda na recuperação como pode mesmo potenciar lesões quando se volta a treinar. A inatividade pode debilitar algumas partes do corpo.

Por vezes o nosso corpo precisa de alguma ajuda externa para se recuperar, e determinadas cargas (baixas) de treino podem ajudar os tecidos musculares à regeneração. Por isso mesmo antes da inatividade total, consulte um especialista médico para saber até que ponto pode fazer outras coisas no treino. Não invente, só um médico ou fisioterapeuta sabe o que será melhor.

3 – Não se pode correr 2 dias seguidos

Muitos corredores acreditam que depois de um treino mais forte devem dar descanso aos músculos, para não correrem o risco de entrar em overtraining. É certo que os músculos depois de serem levados à intensidade máxima, precisam de 48 horas de repouso para se recuperarem. Mas é óbvio que não será preciso tanto tempo para voltar a treinar de novo, a forma como o seu plano de treino está estruturado e como o seu corpo reage, é que determinará o tempo de repouso entre treinos.

A frequência com que se treina, é um dos fatores que deve ter em conta na preparação para qualquer distância. Uma das regras que se deve respeitar para se evoluir em termos de condição física, é que não se deve treinar forte 2 dias seguidos. Alterne dias de treino duros com treinos de recuperação (treinos mais softs), desta forma também evitará lesões.

crioterapia

4 – Correr faz mal aos joelhos

Este deve ser provavelmente o mito em que mais corredores acreditam, joelho é formado pela união de dois grandes ossos, fêmur e tíbia; e um pequeno osso, chamado rótula, que descansa na parte dianteira da junta e desliza sobre a tróclea femoral durante a extensão e flexão do joelho.

O joelho é uma articulação sinovial complexa, como movimento de “dobradiça” que lhes permite ser estendido ou dobrado.

Infelizmente, a maioria das áreas do corpo em que os corredores mais se lesionam são:

  • Joelhos
  • Pés
  • Tornozelos
  • Tendão de aquiles
  • Gémeos

Porem vários estudos compravam que a corrida não faz mal aos joelhos, já tive a oportunidade de escrever um artigo sobre estes estudos que comprovam isso mesmo, pode vê-lo clicando aqui. Pode ler também um artigo publicado aqui no blogue, sobre alguns exercícios para fortalecer os joelhos.

“ APRENDA A OUVIR O SEU CORPO” para perceber que está fazendo algo de errado.

Em suma ainda existe alguns mitos e pensamentos que os corredores casuais e menos informados ainda acreditam. Espero que este artigo tenha desmistificado 4 desses grandes mitos.

Fonte: RunFitners.com

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