... ...

Conheça os Melhores Suplementos Energéticos Para Desportistas!

Hoje em dia, os suplementos são já uma realidade para praticamente todos os atletas de alta competição, e também para o corredor casual. Todos reconhecem que é fundamental ter uma estratégia nutricional adequada, para terem um maior rendimento desportivo! Neste âmbito, existe uma variedade enorme de suplementos de várias marcas, que se adequam às variadíssimas situações, e fazes da época desportiva.

Estes produtos estão também já incluídos no âmbito da saúde, não estão só relacionados com o desporto. Existem muitos deles para a perda de peso, para regular dietas loucas, e mesmo para situações extremas e muito graves em termos de saúde. Este, é um dos campos da nutrição que mais tem evoluído nos últimos anos, mas  a utilização dos suplementos energéticos ainda é vista com grande ceticismo por alguns.

São na maioria opiniões alimentadas em “mitos”, ou porque ouviram dizer que faz mal, ou porque os utilizaram da forma menos correta, as opiniões são geralmente baseadas na falta de informação! Hoje em dia, existem no mercado suplementos de grande qualidade que nos fornecem todos os nutrientes necessários, que são capazes de cobrir toda a perde energética dos treinos e competições.

Os suplementos energéticos trazem grandes vantagens ora vejamos:

  • São muito cómodos – No nosso dia-a-dia, é cada vez mais difícil transportar na “marmita” se for o seu caso, todos os alimentos necessários para o seu dia de trabalho. Ou mesmo ir fazer um treino, e levar o lanche consigo. Os suplementos, ou as barras energéticas, são os “nossos melhores amigos” nestas situações! São pequenos, de fácil transporte, e fornecem todos os nutrientes necessários ao seu organismo.
  • São a solução energética ideal – Nos tempos que correm, por mais que tentemos fazer uma alimentação equilibrada, acabamos sempre por cometer erros alimentares. Ou porque falhamos uma refeição, ou porque gostamos menos de um determinado alimento que é muito rico em nutrientes, acabamos sempre por falhar em alguma coisa! Com os suplementos energéticos, podemos colmatar as falhas nutricionais que normalmente cometemos no dia-a-dia.
  • São de fácil digestão – O processo digestivo e de assimilação nutricional, é mais rápido nos suplementos que nos alimentos naturais. Para quem tem problemas digestivos, distúrbios alimentares, ou mesmo para quem tem competições onde é necessário uma rápida digestão, os suplementos são a opção ideal.

Vou-lhe deixar alguns exemplos, de alguns dos melhores suplementos energéticos:

  • Ácidos gordos essenciais – Os ácidos gordos essenciais, são uma preciosa ajuda para o seu rendimento desportivo, como também na sua saúde.
  •  Antioxidantes – Os antioxidantes, ajudam a minimizar os efeitos negativos dos radicais livres que o seu organismo sofre, devido ao esforço intenso.
  • Barras energéticas – As barras energéticas, são a solução ideal para quando estamos fora de casa e nos dá a fome.
  • Carboídratos e proteínas hidrolisadas – Proporcionam os nutrientes essenciais de uma forma extremamente rápida, em situações mais concretas!
  • Creatina – É mais indicado para os tipos de desportos que estão sujeitos a esforços de tempo curtos, mas muito intensos. Onde se recorre normalmente a uma fonte de energia anaeróbia.
  • Glutamina – É ótima em situações de perda muscular devido ao stress oxidativo. Promove também a síntese proteica.
  • Aminoácidos Bcaa’s – São uma preciosa ajuda na restauração da massa muscular, quando os músculos estiverem sujeitos a exercícios de força ou a esforços muito prolongados.
  • Proteína de Whey – Esta, é uma proteína que se obtém a partir do soro de leite, atualmente é a proteína com maior valor biológico que se conseguiu até ao momento.

Se ainda era um daqueles mais céticos que era contra o uso dos suplementos energéticos, espero que este artigo o ajude a desmistificar um pouco a ideia, de que estas preciosas ajudas que temos ao nosso dispor são prejudiciais! Se ainda tiver algumas duvidas quanto aos suplementos, veja o vídeo que se segue:

Fonte: Sportlife.ES

loading...

Deixar uma resposta