... ...

Como melhorar o desempenho desportivo com Coaching, Programação Neuro Linguística e Inteligência Emocional

É com muita satisfação que escrevo para o Corre, Salta Lança, partilhando conteúdo que irão certamente trazer benefícios para os nossos leitores que seguem o Blog.

O meu nome é Bruno dos Reis, tenho 35 anos e sou Coach de Otimização, designando-me profissionalmente por Optimizing Coach.

Desde muito cedo, descobri um enorme prazer em criar momentos de alegria juntos da minha família, amigos e colegas da escola. Neste contexto a principal ferramenta era o humor e a extroversão.

O meu trajeto profissional desportivo, levou me há uns anos à China, onde passei por momento de aprendizagem incalculáveis e marcantes para o resto da minha existência.

Um desses momentos levou-me para um novo caminho. Uma família de um atleta que trabalhava comigo, com a qual criei laços, num momento de grande abertura emocional, descreveu-me o impacto que tinha tido na sua família, devido à minha conduta. A sua descrição acompanha de lágrimas, enquanto descrevia a sua felicidade, tatuaram em mim esta sensação de gratidão pela oportunidade de ter mudado a vida destas pessoas.

Naquele momento percebi pela primeira vez qual o meu propósito de vida, fazer a diferença na vida das pessoas, influenciando positivamente ajudando-as a descobrir o seu propósito de vida.

O que eu faço com os meus clientes, desde atletas profissionais, amadores ou até mesmo curiosos, é transportar uma enorme crença de que a todos nós nos foi dado o privilégio de estarmos vivos, e como tal temos o dever e a responsabilidade para nós próprios, de encontrar o nosso propósito de vida através duma crença inabalável no nosso potencial ilimitado.

Para o fazermos, temos nos tornar na melhor versão de nós próprios, embarcando num processo de responsabilização, desenvolvimento e otimização.

Ferramentas de otimização

As ferramentas que compõe a minha metodologia decorrem da minha formação nos últimos 17 anos da minha vida.

Para alem duma licenciatura em Educação física em desporto, Mestrando em alto rendimento, o meu futuro profissional terá como alicerces as formações e experiência que fui adquirindo na área do desenvolvimento pessoal, nomeadamente:

  • Coaching
  • Programação Neuro Linguística (PNL)
  • Inteligência Emocional

O que é Coaching e como pode ajuda-lo a melhorar o seu desempenho desportivo

O Coaching é um processo, conduzido por um Coach, que visa levar o coachee do ponto A (Estado atual) para o ponto B (Estado desejado)

Trata-se dum processo de aceleração que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades, em pessoas ou grupos, aumentando o nível de performance.

Este incremento, permite levar os resultados a patamares nunca antes alcançados

Num processo de Coaching partimos da premissa que o Coachee possui todas as respostas e soluções para o seu problema, sendo a função do Coach guia-lo neste processo, de auto descoberta, reflexão, consciencialização e responsabilização.

Todo este trajeto, é uma parceria que tem como objetivo final que o coachee se apodere das suas próprias respostas e assim aja assertivamente, atingindo os resultados que pretende, mantendo sempre os seus valores como referencia.

Nesta parceria, são usadas técnicas, ferramentas e metodologias em que o empenho e foco são fundamentais e até mesmo imperativos.

No âmbito desportivo, toda a nossa conduta vai no sentido do desenvolvimento da performance do atleta, através do desenvolvimento das suas capacidades mentais.

Felizmente que o conhecimento na nossa sociedade é amplo e já olham para o rendimento do desportista não só na sua realidade direta, mas sobretudo na influencia de outros aspetos como problemas pessoais, incertezas, inseguranças, traumas e outros aspetos.

O seu rendimento é tremendamente afetado por estas questões. Uma vez que, o desporto, em geral e o profissional especificamente, é responsável pela movimentação de quantias exorbitante de capital, o sucesso desportivo atinge níveis de importância críticos.

Assim, neste processo de desenvolvimento, sobretudo de treino mental, O Coach prepara o atleta para melhor lidar com estas exigências, atendendo ao seu contexto pessoal.

Um Atleta que entre num processo de Coaching, irá conseguir:

  • Melhorar o seu foco
  • Desenvolver atitudes e rituais positivos
  • Gerir eficazmente emoções em cenários desfavoráveis
  • Aumentar a confiança e autoestima
  • Reduzir tensão competitiva
  • Melhorar o seu desempenho, maximizando os resultados
  • Manter um equilibro entre vida desportiva e pessoal

 O que é a PNL e como pode ajuda-lo a melhorar o seu desempenho desportivo

A experiência humana é composta por vários componentes. A PNL foca-se nos 3 mais influentes, que são a Neurologia, Linguagem e Programação de cada individuo. A nossa neurologia regula as funções do nosso corpo, a linguagem determina como interagimos uns com os outros e a programação é responsável pela criação dos nossos modelos no “nosso mundo”.

A PNL é uma escola pragmática de pensamento que estuda a dinâmica entre a mente (Neuro), linguagem (Linguística) e o comportamento (Programação).

Trata-se de um processo multi dimensional que se foca no desenvolvimento de competências comportamentais, pensamento estratégico e a compreensão dos processos cognitivos e mentais que se expressam no comportamento.

A PNL, oferece um conjunto de ferramentas e capacidades que procuram a excelência humana, igualmente estabelece um sistema de crenças potenciadoras e pressuposição que nos ajudam a perceber o real valor humano, o que é a comunicação e o que envolve o processo de mudança.

A PNL tem como objetivo a competência e excelência mas para além disso, sabedoria e visão.

No âmbito da performance desportiva, atletas de elite, atuam e pensam de maneira diferente da maioria das pessoas. Têm e aplicam melhores estratégias mentais, levando-os a aprender mais depressa, melhor e consequentemente a ter um desempenho superior.

Um desportista que através da PNL, vai:

  • Mudar pensamentos negativos para positivos
  • Deixar de ter padrões de pensamento limitativos
  • Aumentar níveis de energia
  • Eliminar bloqueios mentais
  • Desenvolver poderosas capacidade de visualização
  • Eliminar hábitos indesejáveis
  • Criar melhores relações humanas
  • Melhorar a sua comunicação
  • Eliminar emoções negativas
  • Criar estratégias de desenvolvimento

O que é a Inteligência emocional e como pode ajuda-lo a melhorar o seu desempenho desportivo

A primeira referência de Inteligência Emocional, terá sido atribuída a Charles Darwin, onde referiu a necessidade de uma expressão emocional para a sobrevivência e adaptação.

A teoria das inteligências múltiplas, desenvolvida na Universidade Harvard na década de 1980 por uma equipa de Psicólogos liderados por Howard Gardner, trouxe ao conhecimento a escassez de respostas, que o conceito de “inteligência” suportava na descrição das diferentes habilidade cognitivas humanas.

O Conceito de “inteligência” suportava-se somente na Psicometria (Teste de quoficiente de inteligência, QI). No entanto tendo níveis de QI superiores, não significa maior inteligência relativamente a indivíduos com valores inferiores, uma vez que existem capacidades cognitivas não mensuráveis pelos testes de QI. Começou assim a surgir a ideia de “variadas inteligências

Daniel Goleman, assume um papel notável no que à Inteligência emocional respeita. Para ele, a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos.

Goleman definiu a Inteligência emocional como a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.

Através da definição de inteligência emocional, facilmente consegue imaginar o que seria a vida dum atleta com níveis de inteligência emocional bem desenvolvidos.

A excelência “procura” Indivíduos com capacidade de se relacionar, assertividade na comunicação, autocontrole nos seus impulsos e gestão de emoções.

Atletas com elevados níveis de Inteligência Emocional, vão:

  • Desenvolver uma maior capacidade de resiliência
  • Ter melhores relações com os intervenientes no universo desportivo (Cumplicidade, companheirismo e solidariedade)
  • Aprender com maior eficácia
  • Desenvolver capacidades de liderança
  • Ter comportamentos sociais mais apropriados
  • Aumentar os seus níveis de intuição
  • Gerir as suas emoções mais eficazmente

Conclusão

As 3 áreas descritas no artigo disponibilizam, sem qualquer dúvida, um conjunto de ferramentas variadas e “outside the box” para que o atleta, seja de que nível for, tenha uma performance superior ao que tinha previamente à sua aplicação.

A maioria das entidades desportivas profissionais, tem na sua estrutura um Coach a otimizar o contexto. As que não têm, deveriam ter, uma vez que quando analisamos a excelência desportiva, um dos fatores entre outros, que está sempre presente é um Coach a acompanhar o atleta, inclusive, desportistas que a sua equipa já tem este recurso, contratam um Coach pessoal de forma a que o processo seja o mais individualizado possível, e esta sim é a forma mais eficaz de obter resultados.

Tenho o prazer de trabalhar nos dois cenários. o sentimento de fazer a diferença na vida dum atleta que tanto sofreu para chegar “míseros” 2 segundos antes, vale todo o esforço que o processo acarreta.

Termino por agradecer a oportunidade de partilhar conteúdo de valor para o blog Corre, salta e lança e para todos os seus seguidores e caso tenham reconhecido valor neste artigo, desde já vos peço para não só me seguirem nas redes sociais (no final do artigo) como também me solicitarem o vosso email, uma vez que terei muito gosto em partilhar mais informação valiosa dentro destes temas.

Estou 100% disponível para qualquer esclarecimento, feedback, sugestão de tema ou explicação como se decorre um processo de otimização.

Obrigado

Bruno dos Reis – Fundador e CEO da iOptimizeM3

+351 91 291 09 67

www.ioptimizem3.com (Site em construção)

[email protected]

www.instagram.com/bruno_dos_reis_optimizingcoach/

www.facebook.com/BrunodosReisOptimizingcoach/

loading...

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: