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Manhã Tarde ou Noite – Qual será a melhor hora do Dia para Treinar?

Hoje em dia o running é claramente um dos desportos da moda, os corredores casuais posso afirmar com certeza que já são milhares por esse país fora. A sociedade atual está claramente diferente de há alguns anos atrás, os horários de trabalho estão completamente diferentes o típico horário das 9 às 6 ou das 8 às 5 é impensável para muita gente.

hora para treinar

Logo quem não é profissional das corridas e numa fase inicial quando se inicia no running depara-se com um dilema:

QUAL SERÁ A MELHOR HORA DO DIA PARA TREINAR?

Pois é, esta é uma questão que ainda pode ser de alguma forma polémica porque por razões obvias as opiniões são sempre algo diferentes. Por detrás de cada horário de treino existem algumas questões a considerar

  • O sono
  • A alimentação
  • O stress do dia-a-dia
  • O fator biológico de cada individuo

Enfim são alguns fatores que influenciam e muito o rendimento de cada atleta, todos os horários têm alguns prós e contras.

Manhã/ Prós

  • Por norma as competições de running são sempre realizadas de manhã, logo quem treina de manhã tem alguma vantagem por estar habituado ao horário.
  • Por norma quem treina de manhã fica com o metabolismo acelerado mais cedo, logo a predisposição para enfrentar o resto do dia é diferente.
  • A temperatura é mais amena e agradável
  • O corpo e a mente estão mais relaxados logo pela manhã

Manhã/Contra

  • O corpo está menos hidratado e nutrido
  • Se não descansar bem durante a noite o treino terá que ser menos intenso

Conselhos:

  • Durante o verão evite treinar depois das 10H, pois o sol começa a ficar mais intenso
  • Faça um bom aquecimento, de manhã o corpo está menos quente
  • Ingira ao pequeno-almoço alimentos de fácil digestão e nunca corra de estomago vazio

Tarde/Prós

  • A temperatura corporal é mais elevada, logo o rendimento muscular é mais efetivo
  • A sonolência é menor e a predisposição para o treino por norma é maior
  • A força muscular à tarde é mais efetiva

Tarde/Contra

  • A temperatura e o sol estão mais fortes
  • A humidade do ar é menor
  • Quem treina na rua tem mais movimento de carros e pessoas
  • O stress antes do treino é sempre maior

Conselhos:

  • Procure um local de treino arborizado e com sombras
  • Tente treinar num local com pouco movimento (carros e pessoas)
  • Alimente-se bem antes do treino (por norma os treinos à tarde são mais intensos)

Noite/Prós

  • A temperatura é mais amena e agradável
  • As corridas à noite proporcionam melhores noites de sono
  • Como não tem mais nada para fazer a seguir, a corrida é mais calma e descontraída (em termos de tempo de treino)
  • Descarrega-se todo o stress diário

Noite/Contra

  • A iluminação é muito menor
  • O ar tem um maior teor de gás carbónico
  • Pessoas que sofrem de insónias podem ter noites ainda mais agitadas devido à libertação de endorfinas

Conselhos:

  • Para quem não se consegue levantar cedo este é o melhor horário para treinar
  • Corra 2 a 3 horas antes de se deitar, desta forma chega á hora de dormir mais relaxado
  • Treine em lugares bem iluminados, a falta de luz pode ser bastante perigoso

Em relação à nutrição para cada hora do dia, é sempre aconselhado ingerir alimentos bem diferentes ora vejamos:

Pequeno-Almoco

Como referi no início do artigo a melhor hora para treinar é um pouco subjetiva, uns preferem a manhã, outros a tarde, outros a noite, também existem aqueles que só podem treinar a uma determinada hora. O corpo humano não é todo igual obviamente, e reage de diferente forma à hora do treino.

Eu pessoalmente gosto mais de treinar à tarde, o meu corpo reage melhor aos estímulos de tarde que de manhã ou à noite. A manhã para mim é um autêntico terror em termos de motivação para treinar. Por isso mesmo posso afirmar que não existe hora perfeita para treinar, cada atleta tem que perceber qual é a hora a que o seu corpo reage melhor aos treinos, se puder treinar a qualquer hora do dia obviamente.

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Fonte: globoesporte.globo.com/eu-atleta

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