... ...

Quais os Benefícios das Meias de Compressão?

Se é corredor habitual com certeza já viu muitos atletas correrem com meias até ao joelho que se  assemelham a meias de futebol e talvez até se pergunte qual o objetivo delas.

Se nunca experimentou e frequentemente vê atletas profissionais ou amadoras a usarem-nas muito provavelmente tem a mesma reação que qualquer pessoa tem quando não percebe o efeito- Para que será? Estilo? Sem dúvida que dão algum estilo, mas estas têm muitos mais benefícios do que apenas o estilo.

Passo a explicar os factos: Estas possuem diferentes zonas de compressão, sendo mais fortes na zona dos gémeos com objetivo de estabilizar a musculatura de forma a aumentar a  sua eficácia e também o aporte de oxigénio aos músculos acelerando assim a remoção do ácido lático facilitando o retorno venoso, em outras palavras atrasam a fadiga muscular .

Estudo sobre as meias de compressão

Um estudo efetuado em 2009 submeteu 21 atletas do sexo masculino bem treinados e com otima condição física, com média de idades entre os 40 e 16 anos à pratica de corrida com tempos aproximadamente 40 minutos aos 10 km e a um teste de esforço na passadeira. O teste começava com 9km/h e aumentava 1km/h a cada 5 minutos até à exaustão do atleta. O teste foi realizado duas vezes com meias de compressão e sem. Em ambos os testes analisaram o consumo de oxigénio  e a concentração de ácido lático no sangue. Houve 10 dias de descanso entre o testes para que houvesse tempo suficiente de recuperação dos atletas.

Os atletas conseguiram suportar um esforço médio de 35 minutos e 18 segundos sem meias de compressão e 36 minutos e 44 segundos com meias de compressão, ou seja mais 1minuto e 26 segundos com meias de compressão.

Quanto às outras variáveis fisiológicas, como o consumo máximo de oxigénio e limiar anaeróbio, também foram encontradas evidencias de uma pequena melhoria destes índices com o uso de meias de compressão.

Sabe-se hoje que existem benefícios do uso destas meias, nomeadamente:

  • Aumento do aporte de oxigénio aos músculos
  • Redução da vibração muscular nos gémeos causada pelo impacto, promovendo um maior equilíbrio e propriocepção
  • Aceleração da remoção do ácido láctico
  • Manutenção da temperatura do corpo (principalmente nas pernas)
  • Redução do risco de lesões

Pessoalmente e podendo dar o meu parecer visto que uso frequentemente estas meias (volto a referir este parecer é meramente pessoal) sinto menor fadiga muscular, maior tolerância ao esforço e rápida recuperação.

Bibliografia

Raquel Madeira, Personal Trainer – [email protected]

Facebook: Personal Trainer Raquel Madeira

Kemmler et al. (2009) Effect of Compression Stocking on Running Performance in Men Runners. J. Strength Cond. Rest. 23 (1): 101-105 citado por Ernesto Ferreira, Fisioterapeuta

loading...

3 Responses

  1. Obrigado plo artigo Raquel, vou ter em conta, uma próxima vez q passe numa loja desportiva. Bjs

  2. Renato diz:

    Como escolher as meias para cada atleta?

Deixar uma resposta