... ...

A Importância dos Alongamentos nos Treinos e Competições

Um dos maiores erros cometidos por alguns atletas é descurarem a importância dos alongamentos antes, após um treino, ou no final de uma prova. Seja você um simples praticante amador, ou um atleta profissional, a realização de alongamentos deve ser uma regra seguida em todos os treinos. Neste artigo poderá conhecer qual a importância dos alongamentos nos treinos e competições, como os fazer corretamente, e ainda, alguns exemplos.

Porquê alongar no final de um treino

Os alongamentos, anteriores e posteriores a um treino, apresentam inúmeras vantagens para o atleta. Apesar de os alongamentos serem mais importantes no final do treino, também a realização de alongamentos antes do exercício ajuda a reduzir a probabilidade de ocorrência de lesões durante o treino. De seguida poderá conhecer as várias vantagens dos alongamentos.

Aumento da flexibilidade

Os músculos, quando pouco utilizados, ou quando usados de uma forma repetitiva, tendem a tornar-se rígidos. Essa rigidez aumenta o risco de lesões musculares, além de reduzir a performance do atleta. Os alongamentos após o treino ajudam a esticar os músculos, não permitindo que eles fiquem rígidos. Quando mais flexíveis forem, mais solto os seus músculos se sentirão, e dessa forma, mais facilmente conseguirá realizar o exercício.

Diminuição do risco de lesões musculares

A atividade física moderada ou vigorosa tem os seus riscos. É assim possível distender algum músculo, ou mesmo até, provocar algum dano mais prolongado. Isso acontece sobretudo quando o exercício se inicia com grande intensidade, com os músculos ainda “frios”. Como referimos atrás, ao alongar antes do treino, além de estar a aquecer os músculos, estará também a torná-los mais flexíveis, e por isso, menos propensos a distensões.

Redução de dores musculares

A dor pode limitar a performance num treino. A realização rotineira de alongamentos ajuda a reduzir as dores musculares, o que permitirá ao atleta fazer um esforço maior. Também no final de um treino mais duro, os alongamentos permitem aos músculos esticarem-se, reduzindo as dores que irá sentir no dia seguinte. Desta forma, os alongamentos têm também uma função importante na recuperação do atleta.

Correção de desequilíbrios musculares 

Por vezes, em desportos baseados em movimentos repetitivos, ocorrem alguns desequilíbrios musculares. A realização de alongamentos antes, durante e após os treinos, ajudam a evitar esses desequilíbrios, ou mesmo a corrigi-los.

Como fazer um alongamento

Os alongamentos devem ser feitos de forma correta, para que tenham o efeito pretendido. Os exercícios de alongamentos devem ser feitos lentamente, mas firmes. O músculo, depois de colocado em posição de alongamento, deve relaxar e ser aí mantido no mínimo durante 20 segundos.

Exemplos de alongamentos

 Pernas:

  • Alongamento lateral de pernas;
  • Alongamento da barriga da perna;
  • Alongamento do tendão do joelho;
  • Alongamento das pernas com as mãos nos joelhos (sentado)
  • Alongamento do joelho, segurando-o para o lado oposto (realizado deitado de costas)

Costas:

  • Rotação de tronco;
  • Alongamento lombar;
  • Alongamento lateral da parte superior do corpo;

Ombros:

  • Alongamento do braço à frente do ombro;
  • Alongamento do braço dobrado e por cima do ombro.

Pescoço:

  • Inclinação da cabeça para a frente e para os lados;
  • Rotação da cabeça.

Pode ver os exemplos dos exercícios em cima referidos, clicando aqui!

Se faz exercício físico, torne os alongamentos numa rotina, e depressa irá sentir os seus benefícios.

loading...

Deixar uma resposta