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Fortaleça o Sistema Imunológico através da Alimentação

Quando treinamos forte o nosso sistema imunológico fica mais enfraquecido, especialmente durante o inverno o nosso organismo precisa de estar bem protegido. Um sistema imunológico fraco pode ter várias causas, stress do quotidiano, corpo em sobrecarga de esforço, má alimentação. Estas causas podem comprometer seriamente o sistema imunológico dos atletas, levando o organismo a ter uma menor capacidade para combater infeções. Especialmente durante o inverno, devido ao frio, os atletas têm mais tendência para contraírem constipações e infeções.

Pode sempre fortalecer o sistema imunológico ingerindo alguns alimentos específicos. A vitamina C tem uma reputação generalizada, de ser ótima impulsionadora do sistema imunológico, mas não é um alimento mágico para prevenir uma gripe por exemplo. Deve, no entanto, fazer parte da sua alimentação diária em quantidades adequadas. Embora um suplemento multivitamínico e mineral diário, possa conter o Valor Diário de vitamina C, não subestime a importância de fontes amplas de alimentos que contenham esse nutriente.

Os atletas podem consumir mais de três porções de frutas frescas, e até duas chávenas de vegetais cozidos diariamente, para obter grandes quantidade de vitamina C. Muitos suplementos alimentares não têm as quantidades necessárias que o organismo precisa, logo é preciso ir busca-las a outras fontes de alimentos.

As frutas e os vegetais, contêm centenas de fitoquímicos que fornecem muitos benefícios preventivos à saúde. E também são excelentes fontes de carotenoides, que aumentam a atividade das células brancas do sangue chamadas linfócitos. O beta-caroteno também pode ser convertido em vitamina A, um importante nutriente para o sistema imunológico. Outros nutrientes importantes para um sistema imunológico forte são o zinco, o ferro e as vitaminas B6 e B12. O megadosing com vitaminas e minerais pode comprometer o sistema imunológico, e a ingestão excessiva de ferro, zinco e vitamina E não é recomendada.

Uma dieta balanceada que inclua uma grande variedade de alimentos, fornece muitos nutrientes que trabalham juntos para manter o seu sistema imunológico saudável. E um suplemento de dose moderada, garante que você esteja obtendo todos os nutrientes de que precisa.

Consumir calorias adequadas, é benéfico não apenas para a recuperação de um atleta e para os níveis de energia, mas também para manter um sistema imunológico saudável. A falta das suas necessidades calóricas pode comprometer o seu sistema imunológico, assim como as dietas mal planeadas e de baixas calorias, especialmente aquelas com baixo teor de proteína. Dietas muito baixas em calorias, podem resultar em ingestão inadequada de vitaminas e minerais, o que também diminui a imunidade. O treino com reservas ótimas de glicogênio obtido de uma dieta adequada em calorias, e carboidratos, não só fornece combustível para os treinos, mas também estimula o sistema imunológico.

Durante o exercício, os níveis de certas hormonas que potenciam o stress aumentam. Atletas que treinam com défice de carboidratos, vêm os níveis dessas hormonas aumentar mais do que os que têm uma melhor alimentação. O organismo trabalha melhor, e está melhor protegido, quando tem boas reservas de carboidratos. O consumo de carboidratos durante o exercício, também parece diminuir alguns dos efeitos imunossupressores do treino intenso. Geralmente, o exercício extenuante suprime a função imunológica, e dá ao vírus uma forte “janela de oportunidade” após um treino, para ganhar uma posição segura no seu corpo e iniciar uma infeção.

Para concluir, pode reforçar o seu sistema imunológico através de uma boa alimentação. O consumo de vitamina C é muito importante, bem como alimentos que contenham boas fontes de proteína. O consumo de carboidratos também é muito importante!

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