... ...

Estudo do IPAM Analisa o Fenómeno da Corrida em Portugal

Corridas longasHoje em dia a corrida tem um papel fundamental na vida de muitas pessoas, já começam a cuidar um pouco mais da sua saúde e escolhem a corrida como o seu desporto de eleição. Por vários fatores já descritos num artigo aqui no blog, a corrida está a ter um “boom” impressionante em Portugal, nunca antes se ouvia falar do fenómeno das corridas como agora.

Por esse motivo um grupo de alunos do IPAM (Escola de Marketing), resolveu fazer um estudo sobre as corridas em Portugal. Um estudo muito pormenorizado e que revela muito do perfil do corredor português, os seus hábitos, etc, e que o Corre Salta Lança teve acesso!

Estudo do IPAM analisa o fenómeno do running

Portugueses já gastam 200 €/ano só em equipamentos de corrida

Número total de praticantes é hoje de 1,45 milhões. Correm duas a três vezes por semana, em circuitos urbanos, em busca de saúde e bem-estar Estima-se que ascenda a 1,45 milhões o número de portugueses que são adeptos da corrida, facto que já faz deste o quarto desporto mais praticado em Portugal. É perante esta realidade que o IPAM – The Marketing School desenvolveu um estudo que pretende analisar o fenómeno do running em Portugal e os respetivos protagonistas.

O trabalho revela que, em média, cada atleta gasta 195 euros por ano em vestuário (77 euros) e calçado desportivo (118 euros), estimando em 108 milhões de euros o valor total despendido, anualmente, pelos amantes desta modalidade em equipamentos de corrida.

Portugueses já gastam 200 €/ano só em equipamentos de corrida!
Através de um inquérito realizado junto de 583 praticantes, o estudo do IPAM traça o perfil dos atletas de uma das modalidades desportivas do momento. 67 por cento dos inquiridos revelam que correm em circuitos urbanos, a maioria (55 por cento) pratica a modalidade duas a três vezes por semana e no topo das motivações para correr está a busca pelo bem-estar, saúde e a manutenção da forma física.

Inquérito IPAM

Conforto, durabilidade e leveza são, pela respetiva ordem, os fatores mais tidos em conta pelos corredores portugueses no momento de comprar artigos de vestuário e calçado para a prática da modalidade.

Retrato-robô do runner português

O inquérito levado a cabo pelo IPAM – The Marketing School permite traçar as características-tipo dos runners portugueses. Ei-las: é homem, tem 36 anos, é casado, aufere entre 1.500 e 3.000 euros por mês e possui um curso de ensino superior. O estudo “Prática da corrida em Portugal” – realizado por uma equipa de docentes composta por Isabel Machado, Francisco Coelho e Mário Coelho sob a coordenação de Mafalda Ferreira, docente e investigadora do IPAM – The Marketing School – procura analisar as razões, atitudes, preferências e hábitos dos corredores nacionais. O trabalho teve por base um inquérito realizado entre os meses de Abril e maio, através de uma plataforma on-line.

loading...

Deixar uma resposta