... ...

E-mail marketing para clínicas: veja as principais vantagens

O e-mail marketing é uma das principais tendências do marketing digital nos últimos anos. Sua eficácia em conversão e fidelização de clientes é realmente comprovada. São raros os casos de usuários que não façam, hoje, parte de pelo menos uma base de disparo desse tipo de e-mail.

Os usuários assinam o e-mail marketing de marcas que façam sentido a ele, uma vez que consideram o recebimento dos conteúdos algo realmente relevante. Portanto, não é preciso apenas investir nesse tipo de estratégia, como também selecionar bem o tipo de conteúdo que você irá criar, estabelecendo ali o objetivo desse disparo.

Nesse artigo, você vai entender melhor sobre como o marketing digital para empresas do segmento da saúde depende, dentre outras estratégias, de um bom e-mail marketing. Suas vantagens e aplicações também serão detalhadas.

Segmentações inteligentes

Existem diversas ferramentas de automação de e-mail, e a partir de uma boa gestão delas, hoje já não é mais necessário enviar o mesmo conteúdo para toda sua base de pacientes e de leads (pacientes em potencial). É possível, por exemplo, dividir sua base em listas menores, de modo a enviar e-mails para contatos específicos e com critérios diferentes.

Vamos supor que você deseje tentar converter os leads para que eles se tornem clientes. Esses leads assinaram seu e-mail marketing porque se interessaram por alguma landing page do seu site que falava sobre medicina integrativa. Que tal fazer um conteúdo mostrando as vantagens desse tipo de serviço?

Já para a base de pacientes já fidelizados, mas que há algum tempo não aparecem na clínica, é possível criar outro tipo de conteúdo, oferecendo alguma promoção ou realizando algum convite mais específico.

Conteúdo estratégico

O e-mail marketing é também uma estratégia de manter um relacionamento próximo e mais íntimo de seus pacientes. Para tanto, o conteúdo precisa ser estratégico: use datas comemorativas, como aniversários dos pacientes. Eles certamente se sentirão acolhidos e especiais.

Também entenda que existem conteúdos que não combinam com o e-mail marketing, mas que poderiam ser úteis se utilizados em outros espaços, tais como:

  • Redes sociais;
  • Blog;
  • Webinar;
  • E-book;
  • White paper;
  • Podcast.

Redação e layout em perfeita harmonia

Se existem dois perigos que podem fazer o e-mail marketing ser desinteressante para o usuário estes perigos são um texto mal escrito ou um layout desagradável.

Para tanto, a redação do corpo do e-mail precisa, além de um português impecável, apresentar gatilhos mentais e chamadas curtas, porém persuasivas. O cliente precisa sentir vontade de ler o conteúdo e identificar ali no e-mail alguma familiaridade que o ligue à sua clínica.

E claro, de nada adianta um texto bem escrito se o layout for esteticamente desagradável, com fonte antiquada, cores exageradas ou excesso de informação. Entender que a estética gráfica é a alma do marketing digital também pode trazer resultados mais significativos para a sua marca.

Mensure os resultados

Nesta dica, entra a parte matemática da estratégia. Para se ter certeza de que suas iniciativas estão surtindo o efeito desejado, crie o hábito de analisar os números dos seus disparos, bem como sua taxa de abertura e de clique.

Outros aspectos também podem ser quantificados aqui, como quantos cliques por e-mail redirecionaram o leitor até o seu site ou quantas consultas foram agendadas em razão da leitura daquele e-mail.

Por : WSI

loading...

Deixar uma resposta