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Dicas Para ter Mais Sucesso na Corrida

O que será que pode melhorar ou alterar para ter mais sucesso nas suas corridas?

Qualquer plano de treino requer dedicação e para isso é preciso ter um plano, e se o plano que executa já não está a resultar ou não lhe está a trazer mais benefícios, deve ter um plano B, plano esse que lhe dará técnicas e estratégias para melhorar e garantir o seu sucesso.

Seguem algumas dicas que lhe podem vir a ser muito úteis

DESCANSO

Pode parecer estranho mas o descanso é tão importante quanto o treino, pois precisa de uma recuperação adequada para garantir a sua progressão.

É claro que o seu programa de treino não será apenas descanso, mas é importante ouvir o seu corpo e ter tempo livre em intervalos regulares.

NÃO TREINAR QUANDO ESTIVER DOENTE OU EXAUSTO

Se acha que está a ficar engripado, dores no corpo, ou estados febris, ou mesmo extremamente cansado de treinos anteriores ou stress no trabalho, não será de todo uma boa ideia ir treinar visto que o seu sistema imunitário já está a «lutar» para o ajudar a curar a sua «virose» ou o que quer que seja, quando mais ir treinar quando irá enfraquecer ainda mais o sistema que o protege. Como tal, descanse, fique em casa no conforto do seu lar e aproveite para por a leitura em dia ou para beber um bom cházinho.

PLANO TREINO ADEQUADO

Treinar por treinar não é motivante e não o irá levar longe, deve ter um objetivo ou meta em mente para atingir, para que siga um plano de treino que o motive e o leve até onde deseja, que lhe dê desafios e metas de semana para semana e para que veja o progresso e atinja o sucesso.

REALIZAR O SEU PLANO DE TREINO

Já tem um objetivo e o plano de treino adequado, sabe qual será a proxima etapa? Realizá-lo e pô-lo em prática, como tal, tente ser regular na execução do seu treino, tente auto motivar-se com pequenos «presentes» que dará a si próprio quando atingir os objetivos a que se propôe, como por exemplo, comprar aqueles ténis ou jeans que tanto gosta, se realizar o seu treino sem desculpas até a próximo objetivo.

AUMENTE PROGRESSIVAMENTE O SEU RITMO

Não fique tentado a fazer tudo muito inicialmente. Se começou há pouco tempo deve estar entusiasmado e querer dar o seu melhor e tudo no inicio, mas lembre-se que será melhor fazer gradualmente e ao longo do tempo do que tentar tudo agora e depois cansa-se porque o seu corpo ainda se está a adaptar e deixa de realizá-lo. Lembre-se também que o tempo lhe dará as adaptações necessárias e evitará lesões, portanto siga apenas o que o seu programa de treino lhe diz.

TENHA UMA ROTINA REGULAR

Construa o seu treino numa rotina regular. Mantenha um horário definido para o seu treino para garantir que o realiza, seja antes do seu trabalho ou após, e fixe dias para o fazer. No entanto, ter uma rotina não significa fazer a mesma sessão, distância e tempo para sempre, mas sim ter dias para treinar e para descansar e realizar os treinos propostos nesses dias.

CORRER COM PARCEIRO OU NÃO

Correr com um parceiro tem suas vantagens e desvantagens. Um dos problemas tem a ver com ritmo pois se tiverem ritmos diferentes ficará desmotivado por estar aquem ou além das suas capacidades e ver o seu progresso comprometido.

Por outro lado ter o «compromisso» de treinar com alguém dá-lhe menos hipóteses de se «baldar» e também pode ser motivante ter alguém que o encorage. Veja em que grupo se adequa melhor e tente ter alguém com quem se pode apoiar mas tenha também a sua motivação para ir treinar caso não tenha parceiro.

TENHA OBJETIVOS A ATINGIR

Precisa de uma dica para melhorar a sua performance? Acredite em si mesmo e não desista. Haverá uma abundância de momentos em que duvidará das suas capacidade de seguir o seu plano e alcançar os seus objetivos. Não perca de vista o seu objetivo e mantenha-o. Todos nós temos dias menos positivos, mas não deixe que eles afetam o seu programa global. E se tiver um dia desses, amanhã terá outro dia que será melhor com certeza, portanto compense-se no próximo dia.

ABASTEÇA-SE PARA O TREINO

As exigências adicionais dos treinos exigem o combustível correto. Os alimentos que consome são  de extrema importância. Abastecendo o seu corpo com a dieta correta, nutritiva e equilibrada dá todos os nutrientes essenciais para treinar no seu melhor nível. E para isso são necessários muitos legumes, frutas, bons hidratos de carbono como feijão, grão, lentilhas, batata doce,etc, gorduras como azeite, abacate, frutos secos etc e boa proteína como peixe, carnes brancas e ovos, e como é obvio muita água para uma correcta hidratação. Como tudo na vida a MODERAÇÃO  é a palavra essencial, sabe que pode comer um pouco de tudo mas com conta, peso e medida. Nutra o seu corpo do melhor combustível que puder fornecer.

Raquel Madeira- Personal Trainer/ Outubro 2014  – [email protected]

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