... ...

Dicas Importantes Para Evitar e Tratar as Dores Musculares!

As dores musculares não se podem considerar como sendo lesão, podem ser evitadas e tratadas.

Dores Musculares como evitar e tratar

Dores Musculares como evitar e tratar

As dores musculares é algo que certamente você já sentiu depois de um treino ou depois de uma atividade física mais intensa, estas dores aparecem mais nos iniciantes na corrida ou em quem recomeça a correr após uma longa paragem. Não fique alarmado pois estas dores são normais devido ao esforço que os seus músculos sofreram, é um determinado tipo de dor que não é considerado lesão.

Estas dores aparecem só passadas algumas horas, porque os nossos músculos sofrem micro lesões na sua estrutura, estas micro lesões ocorrem devido à carga de esforço físico acima do normal a que o seu corpo é sujeito. Os seus músculos estão com menos proteínas e mais fracos a nível estrutural, estão menos preparados para a atividade física mais intensa, por esse motivo ocorrem as tais micro lesões e por vezes acontecem mesmo micro roturas. Os seus músculos sofrem uma inflamação e a dor é mais tardia, normalmente as dores aparecem só passado 24 horas, atingindo o seu pico passadas 48 horas.

A fadiga muscular ocorre, porque o seu organismo não está habituado a determinado tipo de esforço e consome todos os recursos energéticos dos seus músculos, posteriormente aparecem as dores musculares, mas não se alarme porque como já referi anteriormente são normais devido à atividade física intensa.

Como evitar a fadiga muscular?

Para evitar este tipo de dor comece por aumentar gradualmente a intensidade e a duração do seu treino, não exagere logo nos primeiros treinos como é normal em quem inicia a prática desportiva. Faça treinos de musculação com a orientação de um treinador é óbvio, para fortalecer a sua estrutura muscular.

Como tratar a fadiga muscular?

Repouse e coloque gelo nos músculos mais doridos, se as dores forem muito intensas tome um analgésico, não é aconselhado tomar anti-inflamatórios pois pode ter efeitos colaterais, a diminuição da intensidade e do volume de treino é sempre o mais aconselhado para diminuir as dores musculares.

 

Fonte: o2porminuto.ativo.com

Adaptação: Corre Salta Lança

loading...

2 Responses

  1. algum post dos efeitos colaterais dos anti-inflamatórios?

    • Corre Salta Lança diz:

      Por enquanto ainda não fizemos nenhum artigo sobre esse assunto, mas obrigado pela dica e será um tema a ser explorado com certeza aqui no site!

Deixar uma resposta