... ...

Dicas Para Uma Correta Hidratação Durante a Competição

Todo o desportista sabe, ou deveria saber do papel fundamental que a hidratação tem no rendimento desportivo. Já é sabido que a hidratação durante e depois do exercício físico, tem um papel fundamental na ajuda da reposição de energia. Mas não pense que é só beber água, ou outro líquido que ajude na hidratação e já está! Para se fazer uma correta hidratação, é preciso ter alguns cuidados que muitos corredores descuram por completo, e no dia da competição não ter esses cuidados e cometer erros pode ser o primeiro passo para o resultado desportivo não ser o melhor.

Este artigo vai ter como objetivo identificar alguns erros mais comuns cometidos pelos corredores no que toca a hidratação, e ajudar a evita-los. Para que nos dias de competição se possa hidratar de uma forma mais correta.

Beber demais antes da competição

Muitos corredores acham que são “camelos”, bebem demasiada água ou bebidas energéticas antes da prova presumindo que a conseguem armazenar, e minimizar a desidratação durante a competição. Por razões óbvias, o corpo humano não foi concebido para este tipo de armazenamento como o dos camelos. O líquido a mais que você ingerir para além dos padrões normais de hidratação do seu corpo, vai se armazenar no seu estomago fazendo com que você fique mais pesado, logo vai aumentar o desconforto durante a prova e obriga-lo mesmo a fazer paragens desnecessárias.

No dia da competição beba apenas o necessário para satisfazer a sua sede, e não beba nada nos últimos 45 minutos antes do tiro de partida.

Beber muito durante a prova

Durante décadas foi dito aos corredores que a desidratação tinha efeitos negativos na performance desportiva, e contribuía para o risco de problemas de pele devido ao calor e ao esforço. Como tal eram instruídos a beber o máximo de líquidos possíveis durante as provas, para prevenir a desidratação. Obviamente que esta ideia e este pensamento é ERRADO! O corpo humano não foi concebido para receber grandes quantidades de líquidos enquanto está em esforço, os corredores que forçam a hidratação, estão a provocar stress e peso no estomago. Logo o desconforto irá surgir durante a prova, correndo mesmo o risco de ter que parar e desistir da competição.

Muitos estudos ao longo dos anos têm revelado que os corredores não perdem rendimento, nem sofrem de problemas de pele se apenas beberem o necessário para “matar” a sede durante a prova. Ao beber apenas o necessário estará apenas a repor 65 a 70% do que perde através do suor, o restante será reposto após a competição. Por este motivo beba apenas o que a sua sede “mandar” durante a prova! Não tenha a tentação de beber a mais, é uma má ideia!

Transportar as suas próprias bebidas

Já viu algum corredor vencer uma prova com um cinto transportando as suas bebidas? Ou já alguma vez viu em provas que participou, corredores com algum tipo de acessório para transportar as suas bebidas? Tenho a certeza que não! Se viu, esse atleta certamente estava a cometer um erro crasso, nunca faça isso. Transportar um acessório com bebidas trás logo o inconveniente que em termos biomecânicos pode alterar a sua técnica de corrida, e também acarreta mais peso para você transportar durante a competição, logo irá diminuir o seu ritmo competitivo.

Em qualquer competição devidamente bem organizada, existe sempre os pontos de abastecimento de bebidas. Use sempre esses pontos para se hidratar mesmo que não goste das bebidas fornecidas, por norma as bebidas oferecidas pela organização das competições é quase sempre água, por isso não terá qualquer problema em relação a isso.

Este erro não é muito comum acontecer, mas se tiver a pensar nisso esqueça completamente esta ideia. Agora se for praticante de trail running a coisa muda completamente de figura, os praticantes de trail devido às especificidades da modalidade têm que levar consigo obrigatoriamente bebidas hidratantes, e outras coisas para repor energia. Os treinos e competições são feitos com distâncias mais longas, e em terrenos completamente diferentes e mais exigentes em termos físicos. Por esse motivo têm uma necessidade maior de repor energia que um corredor de fundo.

Beber uma bebida energética que nunca experimentou

Muitos são os corredores que têm estômagos de “aço” e conseguem beber praticamente tudo durante as competições. Já outros têm estômagos mais sensíveis e conseguem tolerar algumas bebidas e outras não, se você for dos que pertence ao grupo dos sensíveis, não arrisque durante a prova beber alguma bebida fornecida pela organização que você nunca tenha bebido antes. Se não corre o risco de perceber durante a prova que não tolera aquela bebida, e obviamente as coisas podem correr mal. Prefira sempre aquelas que você conhece e que sabe que pode beber.

Se o seu estômago não aguenta bebidas energéticas, o que você pode fazer é ir insistindo em beber durante algum tempo para ver se o seu estômago cria habituação. Se mesmo assim continuar a ser intolerante pode sempre tentar levar consigo durante as competições os pacotes de gel, para obter os carbohidratos e eletrólitos que você precisa na hidratação.

Usar a cafeína para aumentar a performance

A cafeína pode aumentar a performance desportiva ao afetar a química do cérebro de uma forma que reduz a perceção de esforço, ou o quão difícil é a sensação de correr num determinado ritmo. Mas isto só se verifica em atletas que não estão habituados ao consumo de cafeína, se você for um atleta que toma café regularmente ou ingere cafeína sob outras formas, deve pelo menos não ingerir cafeína durante uma semana antes da competição. Para conseguir tirar o proveito do efeito que esta pode ter no dia da competição em relação ao seu desempenho desportivo.

café

Beber em corridas que durem menos que uma hora

Vários estudos revelaram que beber líquidos não melhora o rendimento, a não ser que o esforço prolongado dure mais que 1 hora. E em alguns casos o tempo médio é mesmo apresentado de 1:30h. Mesmo assim os corredores hidratam-se em provas de 10km ou distâncias menores que são facilmente concluídas em menos que 1h. Obviamente que quem manda é a sua sede, e se a competição for realizada em horas de calor intenso durante o verão. Então a hidratação torna-se ainda mais importante. Mas não pense que precisa de estar sempre hidratado, se fizer uma prova curta em que não esteja muito calor e se conseguir aguentar sem se hidratar, isso seria o ideal. Beba só no final da prova.

loading...

5 Responses

  1. Li o artigo que considero bastante interessante, e vem ao encontro do que penso sobre a hidratação, devemos de beber quando realmente o nosso corpo dá o sinal , não estou de acordo que se deva de beber cada 20' mesmo que não se tenha sede, como tenho lido em diversas comunicações. Pergunto será um mito ?

    • Corre Salta Lança diz:

      Muito obrigado José pelo seu comentário!
      Se é um mito ou não ficará sempre no ar a duvida, o que é certo é que por experiência própria nossa e por estudos que temos lido, decidimos fazer este artigo e dar estes conselhos! Se é uma ciência exata não sabemos, se é o mais correto a fazer tudo indica que sim pelos motivos descritos no artigo!

  2. Beber só quando se tem sede? Pode ser tarde demais. Tem que haver bom senso. Nem 8 nem 80. Este artigo é perigoso e pode induzir em erro.

    • Corre Salta Lança diz:

      Desde já muito obrigado Rui pelo seu comentário!
      Concordo consigo que tem que haver bom senso! Já por isso é que no artigo referimos que se deve beber quando o corpo pede e não quando já não se aguenta mais a sede. Muito são os corredores que com o medo da desidratação bebem constantemente mesmo que não tenham sede, em alturas de muito calor concordo que a hidratação deve ser mais frequente, agora em provas em que o tempo está ameno com pouco calor isto é um erro! Se leu com atenção o artigo, explica que o nosso corpo apenas está preparado para ter a quantidade de água necessária para o organismo funcionar correctamente, tudo o que for a mais é contraproducente. Fica-se mais pesado e não trás nenhum acréscimo em termos de rendimento desportivo, o ser humano não tem a capacidade para armazenar água como os camelos! Por isso mesmo é um erro pensar que se pode beber sempre que se quer, mesmo sem sede!

Deixar uma resposta