... ...

Como Combater o Sedentarismo! – Correr Também Trás Benefícios a Nível Cerebral!

A sociedade portuguesa, está em mudança de mentalidade no que respeita ao modo como vê o desporto e as corridas e ainda bem. Hoje em dia são muitos os que procuram fazer uma atividade física, a corrida é talvez o desporto mais apetecível para a maioria das pessoas que procura começar uma prática desportiva. Não é preciso muita logística para se iniciar no mundo da corrida, nem é preciso gastar fortunas, basta uns ténis adequados, uma t-shirt, uns calções, e “voila” estão prontos a correr.

Por todos os motivos lógicos, a corrida tornou-se no “desporto da moda” ora vejamos:

  • Pode ser praticado em qualquer lugar
  • Não é preciso gastar fortunas em material desportivo
  • A informação relativa à modalidade é abundante
  • Existem várias competições durante todo o ano, em que todos podem participar
  • Pode e deve ser praticada por pessoas de todas as idades
  • Trás inúmeros benefícios à sua saúde

Correr promove a atividade cerebral!

Enumerei apenas alguns dos benefícios que a prática da corrida nos pode trazer, normalmente estão quase sempre associados à componente física do nosso organismo. Mas os benefícios vão muito para além da componente física.

Vários são os estudos e as pesquisas feitas ao longo dos anos sobre os benefícios da atividade física, os resultados mostram que os benefícios da corrida não são só ao nível cardiovascular, ou musculosquelético. Os ganhos podem ser muitos a nível cerebral:

  • Promovem a capacidade de aprendizagem
  • Podem prevenir as perdas de memória e concentração, à medida que a nossa idade vai avançando
  • Melhora o nosso humor e estado de espírito
  • Reduz a possibilidade de esgotamentos cerebrais

Enumerei apenas alguns pontos positivos, de uma lista que vem aumentando cada vez mais à medida que se vão efetuando estudos. Recentemente foi publicado um estudo por cientistas americanos e australianos, que revela que o sedentarismo altera de forma negativa o funcionamento cerebral.

Este estudo foi efetuado durante três meses em dois grupos de ratos, no primeiro grupo os ratos ficaram dentro de uma gaiola com a famosa roda para se exercitarem, no segundo grupo os ratos ficaram dentro de uma gaiola sem a roda, não tinham nenhuma atividade física.

Após os três meses, os cientistas estudaram os cérebros dos dois grupos de ratos, e concluíram que o cérebro do grupo dos “sedentários” tinha sofrido alterações muito significativas. Os neurónios que são responsáveis pelo controlo da pressão arterial, sofreram alterações de tal forma que poderiam vir a provocar doenças cardíacas graves.

O estudo foi feito em ratos é verdade, mas o responsável do projeto o Drº Muller da faculdade de medicina de Wayne, em entrevista ao conceituado jornal  “The New York Times”, afirmou ter sido uma descoberta importante, pois revelou que o sedentarismo altera de forma muito significativa a estrutura e o funcionamento cerebral. Mesmo sendo em ratos e não em seres humanos, ele acredita que tenha sido um primeiro passo para grandes descobertas futuras em humanos.

Por todos estes motivos pratique desporto, corra, e tire todo o partido das grandes vantagens que terá ao nível físico e também mental!

Fonte: Globoesporte.com / EuAtleta.com.

loading...

Deixar uma resposta