... ...

Corra em Economia de Esforço para ter Melhor Rendimento!

Qualquer atleta seja ele de alta competição ou não, tem sempre como objetivo melhorar a sua performance desportiva. Como tal, é preciso planificar o treino de forma a que os atletas tenham uma evolução sustentada.

Muito se fala em treinar a força muscular que é obviamente muito importante, treinar a velocidade, treinar a parte aeróbia, cuidados com a alimentação, e muitas outras coisas mais que o ajudarão na sua evolução. Existe uma variedade de coisas que você pode incluir no seu plano de treino, mas uma das coisas que é fundamental e que os atletas não costumam fazer, pelo menos os que não têm acompanhamento especializado, é treinar a sua economia de esforço. Hoje em dia os atletas que sabem correr em economia de esforço, têm melhores resultados desportivos.

O que é a economia de esforço?

A economia de esforço, tem a ver com a relação entre o seu consumo de oxigénio com o seu peso corporal e a velocidade com que você corre. Isto explica um pouco a diferença que existe nas performances dos atletas. Diferentes atletas, podem fazer exatamente o mesmo treino com volumes e intensidades iguais, e todos eles terão performances diferentes.

Os atletas com melhor economia de esforço, consomem menos energia e menos oxigénio que os atletas com pior economia de esforço. Este fator é importante em todas as disciplinas do atletismo, para os corredores de pelotão ter uma boa economia de esforço torna-se ainda mais fundamental. Por fazerem provas normalmente grandes em distância e com grande desgaste energético, esta componente tem um grau de importância muito grande.

Esta componente pode ser influenciada por variadíssimos fatores:

  • Fisionomia do atleta
  • Biomecânica do atleta
  • Fisiológicos
  • Ambientais

A economia de esforço é uma componente que pode ser obviamente trabalhada ao nível do treino, a força é uma componente do seu treino que o irá ajudar a melhorar. Mas tenha atenção que quando falo de força, não estou a falar da força muscular, o aumento de massa muscular pode ser contraproducente para esta condicionante. Os treinos de força explosiva (pliometria) são os mais indicados, pois este tipo de treino tem como função não aumentar a sua massa muscular, mas sim dar estímulos aos músculos de forma a aumentar a sua elasticidade e potencia. Os treinos de pequenos saltos com steps e os treinos de técnica de corrida, são ótimos para melhorar a sua força explosiva.

Skipping alto

Skipping alto

Ter uma boa força e potencia muscular, permite maiores acelerações e manutenção da sua velocidade em percursos que tenham subidas. A sua resistência aeróbia aumenta à medida que a sua potência e força muscular (resistência anaeróbia) também aumenta, você correrá com menos esforço e terá mais resistência à fadiga. Quanto maior for a sua potencia muscular, mais capacidade você terá para empurrar o chão a cada passada, quanto menos tempo o pé ficar no chão melhor, as suas passadas ficam mais leves e o esforço despendido a cada passada é muito menor. Você se sentirá mais leve na sua corrida, ficando com uma velocidade de base maior dando a sensação que tem mais reservas de energia.

Os treinos de velocidade também são ótimos para melhorar a sua economia de esforço, pois obriga-o a trabalhar os grupos musculares de uma forma mais intensa que os treinos aeróbios. Quanto mais leve for a sua corrida, quanto mais leves forem as suas passadas, menos energia precisara gastar na sua corrida, a isto chama-se correr em “economia de esforço”!

Fonte: Athlon-Esportes.com

loading...

4 Responses

  1. daniel diz:

    otimo parabens

  2. Essas dicas são ótimas,gostei muito!

Deixar uma resposta