... ...

Como Fortalecer O Sistema Imunológico Através da Alimentação E Suplementação

O nosso organismo é constantemente “agredido”, quer seja por doenças, bactérias, toxinas, stress, poluição do ar etc. São muitas as coisas que praticamente todos os dias nos tentam “agredir”. O nosso grande defensor, o sistema imunológico, devido a todas estas agressões, com o passar dos anos começa a perder força.

Quanto mais saudáveis formos, mais forte é o nosso grande defensor (sistema imunológico). O desporto, ajuda bastante a nos mantermos fortes e saudáveis, mas o desporto por si só pode não chegar! A boa noticia, é que podemos fazer algumas coisas muito simples, para ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Podemos ir buscar à alimentação, muitas vitaminas e proteínas fundamentais para o fortalecimento da nossa imunidade.

Como fortalecer o sistema imunológico

O nosso sistema imunológico, defende-nos de todos os microorganismos nocivos, que causam doenças, infecções, etc. Por vezes, pode deixar de trabalhar corretamente, devido a fatores que estão fora do seu controlo. O melhor que tem a fazer para aumentar a sua imunidade, é adotar um estilo de vida saudável.

Quando falo de estilo de vida saudável não tem só a ver com a alimentação, muitas pessoas associam estilo de vida saudável só a alimentação. Este pensamento está errado, para se manter saudável e são, tem que ter em mente alguns fatores, tais como:

Se faz estas recomendações todas, ou pelo menos algumas delas, e mesmo assim está doente com alguma frequência, ou tem infeções etc, pode sempre reforçar o sistema imunológico através da suplementação.

Existem alguns suplementos, que podem dar um “boost” no seu sistema imunológico. Quatro dos melhores suplementos de reforço imunológico são multivitaminas, óleo de peixe, alho e probióticos.

Suplementos para reforço do sistema imunológico

Umas das coisas que mais contribuem para o reforço da imunidade, são os suplementos e as ervas naturais.

Multivitamínicos

O sistema imunológico, é mais eficiente quando os níveis de micronutrientes presentes no organismo, estão em doses adequadas. Um artigo de 2007 publicado no “British Journal of Nutrition”, observa que as vitaminas A, B-6, B-12, C, D, E e ácido fólico, bem como minerais ferro, cobre, zinco e selénio, todos trabalham para melhorar a função imune em diferentes capacidades. Os autores do artigo observam que, a suplementação com esses micronutrientes pode melhorar a função imunológica. A maneira mais simples de garantir níveis suficientes dessas várias vitaminas e minerais, é tomar um multivitamínico.

Os multivitamínicos, como o nome sugere, são uma mistura de várias vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. São também fortificados com ferro, zinco e magnésio, que são também bastante importantes para a nossa imunidade.

A alimentação por si só, pode não fornecer todas as vitaminas e nutrientes em doses necessárias, para o nosso organismo. Tomar um suplemento multivitamico, pode garantir que o seu organismo recebe todos os nutrientes necessários para uma dose diária.

Óleo de peixe

Os suplementos de óleo de peixe, são ótimos para o organismo, são ricos em Omega 3, que ajuda o sistema imunológico. Reduzindo a inflamação e melhorando a química do sangue. Também é benéfico para uma melhor saúde do coração e do cérebro, depressão, artrite, distúrbios intestinais e proteção contra o cancro.

O nosso organismo não produz Ómega 3 naturalmente, temos que o ir buscar à alimentação, peixe, frutos do mar, carne e ovos são muito ricos em Ómega 3. Pessoas que comem poucos alimentos ricos em Ómega 3, é aconselhado tomar suplementos ricos em óleo de peixe, para melhorar a imunidade.

Probióticos

Os probióticos são geralmente conhecidos como as bactérias “boas” que inibem o nosso intestino e ajudam a melhorar a digestão e a absorção de nutrientes. Os probióticos sempre estiveram ligados à imunidade, pois 70% das nossas células imunológicas estão dentro do intestino e, portanto, se o seu intestino não for saudável, você também não será saudável.

Os probióticos podem ser encontrados no iogurte e no kefir, no mercado existe uma grande variedade de suplementos probióticos, que contêm uma combinação saudável de bactérias boas. Ótimas para ajudar na melhoria da saúde em geral.

Vitamina C

A Vitamina C, é do conhecimento geral que é ótima para a saúde. Se se constipa facilmente, as feridas levam muito tempo a sarar, é sinal que pode estar com défice de Vitamina C. A Vitamina C, por norma é mais aconselhada a ser consumida no inverno, por causa das constipações. Mas durante o resto do ano, também se deve ingerir Vitamina C. A Vitamina C é um dos nutrientes mais eficazes no combate às infeções, o nosso organismo é incapaz de produzi-la naturalmente. Logo é preciso ir busca-la aos alimentos tais como, frutas cítricas, vegetais, e suplementos de Vitamina C.

Vitamina D

A Vitamina D, mais conhecida como a Vitamina do “sol”, tem propriedades que são capazes de sintetizar os raios UV. A Vitamina D não protege só o sistema imunológico, também ajuda na absorção do cálcio.  Tornando-se bastante útil no fortalecimento dos ossos. E na proteção de várias doenças como o cancro.

Alho

O alho tem várias propriedades anti-inflamatórias, vários estudos demonstraram que o alho pode aumentar bastante a imunidade, e reduzir inflamações. De fato, um estudo mostrou que os participantes que tomaram cápsulas de alho por um período de 12 semanas, tiveram menos ataques de frio e menos tempo de doença, do que aqueles que não receberam.

Pode incluir o alho na sua alimentação de várias maneiras, nos seus cozinhados (picado, laminado, etc). Ou tomar suplementos à base de alho.

Gengibre

O gengibre, é um alimento que é utilizado na cozinha Asiática há já bastante tempo.  Ajuda o organismo a erradicar várias toxinas, inflamações e doenças. É também conhecido por ter propriedades anti-inflamatórias que ajudam no tratamento de infeções, vírus e bactérias.

Pode incluir o gengibre na sua alimentação, de várias formas nos seus cozinhados. Durante o inverno, o chá de gengibre é ótimo para curar constipações e gripes. Pode também encontrar gengibre em bolachas, extratos, e óleos essenciais.

Ter um sistema imunitário forte é essencial para o nosso bem estar, quer seja através da alimentação ou suplementação, não deixe de se proteger!

Fonte: Dicas de Treino

loading...

Deixar uma resposta