... ...

Resolução para 2015 – Saia do Sofá e Comece a Praticar Desporto Nomeadamente Corrida!

Motivação para 2015Com o inicio do ano as pessoas começam a fazer resoluções e a traçar objetivos a nível pessoal, muitas dessas resoluções e objetivos são muitas vezes para a saúde, trabalho, família, etc…………..,! Por vezes esquecem-se ou não sabem que o desporto é uma das melhores terapias que existe para combater os variados problemas físicos e também mentais! Quem pratica desporto pode comprovar o que estou a dizer!

Por isso mesmo neste ano que está agora a entrar convido-o(a) a traçar um grande objetivo para a sua vida, se ainda não o faz começar a praticar desporto nomeadamente corrida, se já o faz continue com o mesmo espirito e motivação para treinar e superar os seus objetivos!

Saia do sofá e comece a praticar desporto nomeadamente corrida!

As pessoas começam a correr por variadíssimas razões, porque querem perder peso, por motivos de saúde, porque está na moda, porque querem começar a praticar desporto e competir com outros atletas, enfim, cada um tem o seu próprio objetivo e motivação no que toca à corrida! Mas para mim independentemente do motivo, o que importa é mesmo sair do sofá e começar a correr.

Já esta a começar a ficar convencido(a) a deixar o sofá e começar a colocar alguma quilometragem nos seus ténis? Espero que sim! Antes de começar a correr tem que ter em conta alguns fatores:

  • A sua idade
  • A sua condição física
  • Se tem alguma limitação em termos físicos
  • Procure sempre ajuda de profissionais ligados ao desporto

Escolha corretamente o seu vestuário e os ténis de corrida

Para começar a fazer os primeiros quilómetros você não precisa de escolher material muito caro! Nas grandes superfícies tais como a Sport Zone e a Decathlon pode encontrar vestuário de boa qualidade e especifico para corrida que já lhe permitirá iniciar a sua “aventura” nas corridas com o material necessário, funcional e a baixo custo. Se o “vício” da corrida começar a fazer parte da sua vida, o que eu espero que sim, aí pode partir para a compra de material mais caro e das marcas mais conceituadas. Mas o mais importante é ter o material adequado à corrida, seja ele caro ou não, deste modo está também a prevenir o aparecimento de lesões. Pode ver alguns exemplos de material desportivo, num artigo já publicado aqui no blog!

Ter um plano de treino definido é fundamental   

Agora que já tem uma ideia do que precisa em termos de vestuário para correr, está na hora de começar a treinar! É importante fazer um compromisso mental em termos de quanto você está disposto a correr e por quanto tempo, e não abusar ao inicio! Por isso é que é necessário que você tenha um plano de treino bem definido (procure um treinador para lhe elaborar um plano bem definido), se não corre o risco de não evoluir de forma sustentada, e os seus treinos se tornarem tão penosos e caóticos que mais tarde acabará por desistir da ideia de continuar a correr e a motivação vais se esfumando!

Não cometa loucuras no início

No início se não se sentir muito confortável para começar logo a correr, pode começar a sua jornada desportiva por apenas fazer caminhada (20 a 30 minutos por dia), posteriormente quando a sua confiança começar a aumentar pode então começar a fazer treinos de corrida (3 vezes por semana). Faça treinos intervalados com um dia de descanso entre eles, desta forma está a dar algum tempo ao seu corpo fazer uma melhor recuperação, para quem é iniciante 3 vezes por semana é o ideal! Não queira evoluir de forma muito rápida, a evolução tem de ser gradual e sustentada, não cometa loucuras para as quais o seu organismo ainda não está adaptado. A adaptação metabólica do seu organismo ao exercício tem que ser feita de forma gradual, se não entra em overtraining e pode mesmo correr o risco de contrair lesões de sobrecarga de esforço!

Não corra sozinho(a) ao início

Hoje em dia a corrida passou a ser um estilo de vida para muita gente por esse país fora, de norte a sul existe

Resolução para 2015 – Saia do sofá e comece a praticar desporto nomeadamente corrida!
“milhares” de grupos de corrida. Quando falo em grupos de corrida não me estou a referir aos clubes, mas sim a grupos organizados que por norma até marcam encontros pelo Facebook e reúnem-se ao fim da tarde para fazerem um treininho. O espirito de grupo é sempre fantástico, durante o treino vão-se partilhando experiencias de todo o tipo relacionadas com a corrida, nas quais você pode sempre ir ouvindo e aprendendo com os mais experientes. Também é uma forma de se sentir motivado(a) para não desistir de correr, correr com companhia é sempre mais motivador que correr sozinho(a).

Aprenda a ouvir o seu corpo

No início as dores musculares vão fazer parte do seu dia-a-dia, você vai sujeitar o seu corpo a esforços para os quais não estava habituado e “ele” vai se ressentir como é óbvio! Isto é um dos motivos porque muita gente começa a correr e depois desiste, as dores são por vezes muito intensas! Mas tenha em atenção que as dores musculares também podem indicar o princípio de uma lesão! Por isso é fundamental que conheça o seu corpo de forma a saber distinguir se a dor é simplesmente devido ao esforço, ou se pode ser o princípio de algo bastante pior. Não force demasiado, se sentir que as dores ao fim de algumas semanas de treino e do período de habituação do organismo não desaparecem, o melhor é mesmo procurar ajuda médica.

Faça uma alimentação equilibrada

É óbvio que não basta ir para a rua ou para a pista dar umas corridas e “voila” é tudo um mar de rosas! Para a sua evolução ser mais efetiva e sustentada tem que fazer alguns sacrifícios alimentares, comer bem e de uma forma saudável é a chave para tirar melhor partido dos seus treinos de corrida, se quiser pode ler um artigo sobre alimentação saudável já publicado aqui no blog! Se não “fechar à boca” como se diz na gíria popular, até pode treinar todos os dias que a sua evolução nunca será a mesma que se comer saudável.

Alimentação correta

Os benefícios da corrida são muitos

Como pode imaginar, se começar a correr de uma forma regular os benefícios que terá serão muitos. Está comprovado que a corrida trás benefícios para a saúde, desde a perda de peso, prevenção de doenças cardiovasculares, benefícios ao nível cerebral que lhe trazem uma atitude mais positiva que pode transmitir para outros aspetos da sua vida pessoal e profissional, entre outros!

Dê uma volta de 180º à sua vida e entre no novo ano a correr, vai ver que não se vai arrepender! Votos de um BOM ANO!

loading...

Deixar uma resposta