... ...

Quais as Melhores Razões Para Experimentar Trail Running

 Muitos corredores que passaram anos em corridas sérias tendem a olhar com maior suspeita para o recente crescimento e popularidade dos eventos de Trail Running. Afinal de contas, como pode possivelmente definir um circuito de colinas, pisos irregulares em caminhos estreitos e até mesmo caminhos não certificados?

A verdade é que, para ambos os novos corredores e corredores experientes, Trail Running oferece imensos benefícios que podem ajudá-lo a desfrutar mais das corridas, proteger-se de lesões e até mesmo melhorar os tempos.


Seguem aqui algumas das maiores vantagens:

Menos lesões

As lesões são a perdição de cada corredor dedicado. Não há nada pior para um corredor (ou qualquer pessoa que viva com o corredor) do que ficar ferido e incapaz de participar no seu passatempo favorito.

As superfícies de Trail Running são muito mais suaves do que o asfalto ou betão que encontra quando corre pela cidade. Superfícies mais suaves significam menos lesões, não só devido às menores forças de impacto, mas também porque acumula mais força nos músculos que ajudam a estabilizar as pernas. Estes músculos ajudam a absorver forças de impacto e dar mais apoio – não importa em que superfície corra – e isso pode resultar em menos lesões.

Técnica melhorada

Estudos mostram que correr em terreno irregular faz com que tome passos mais curtos e rápidos e assente mais no ante-pé do que no calcanhar. Esses ajustes são úteis quando corre em qualquer superfície. Passos mais curtos, uma taxa mais rápida de passo e assentação em meio-pé requerem menos energia e permitem uma aceleração mais rápida do que o calcanhar com passos mais largos.

  Pausa mental

Tão importante quanto os benefícios físicos, Trail Running é relaxar mentalmente. Correndo na mata certamente bate o asfalto da cidade e, quando corre nas pistas, existe menos stress acerca do seu tempo e ritmo. Ela permite que aproveite a sua corrida, o que é um componente importante para manter a consistência na sua formação ao longo do tempo.

Para aqueles que decidem tentar Trail Running, a ênfase diminuída pode ser apenas um ponto pouco relevante se é um corredor típico obcecado com o desempenho e com os seus tempos de corrida. A dificuldade dos cursos e a variabilidade das distâncias dá “permissão” para correr um pouco mais lentamente do que faria nas estradas e isso pode ajudá-lo a relaxar e a concentrar-se em outros aspectos da corrida, como táticas, aprender a gerir o seu esforço e a correr com sentimento, independentemente do que o seu relógio possa dizer.

Respiração mais fácil

As pistas são geralmente fora dos limites para os veículos, logo, não tem que se preocupar em tomar uma respiração profunda de monóxido de carbono cada vez que um carro passa. Alguns estudos mostram realmente o aumento de doenças cardiovasculares entre aqueles que se exercitam em um ambiente de alta poluição.

 Chegar mais rápido

Para aqueles mais preocupados com a melhoria dos tempos, Trail Running pode torná-lo mais rápido. A maior parte de Trail Running envolve imensos montes. Correr monte acima fá-lo mais forte e é realmente a forma mais eficiente de treino de força para os corredores, uma vez que usa todos os músculos quando corre em superfícies planas e constrói uma força maior devido ao aumento da resistência.

Na verdade, os quenianos e etíopes, que dominam os níveis de elite do desporto, são os melhores trail runners. Eles correm colinas e superfícies macias todos os dias e muitos consideram o treino de colina como um dos segredos para o sucesso.

Ficar fora das estradas e nas pistas é uma das melhores coisas que pode fazer para a sua corrida. Quer tenha como objetivo aproveitar a sua corrida ainda mais, construir a sua força ou correr mais rápido, Trail Running pode ser um vício agradável e relaxante.

loading...

7 Responses

  1. Gil Oliveira diz:

    Eu iniciei-me nos trails à quatro meses, e já fiz três provas todas acima dos 15 km e sempre a baixar tempos, sinto-me feliz e viciado, ao ponto de muitas vezes fazer treinos sozinho. Neste momento os meus objectivos para 2014 é preparar-me para os Ultra Trails..

  2. Filipe Jorge diz:

    Tenho nas minhas previsões iniciar-me nos trails em 2014, por enquanto tenho feito só estrada e queria varias, no entanto tenho algumas dúvidas sobre que ténis de trail hei-de comprar, será que me podem ajudar nesse sentido. Abraço e bom ano de 2014.

  3. leonel diz:

    Este artigo não tem qualquer fundamento. Apenas serve para promover o Trail Running.
    Quem o escreveu não sabe minimamente as barbaridades que aqui são expostas…….mas enfim.
    Faço apenas uma pergunta…….o que tem em comum a corrida de estrada ou o trail runner, assim como o ciclismo de estrada e o BTT.?São coisas bem distintas que nada tem a ver uma coisa com outra.
    Eu corro em estrada, já fiz trail runner, corro corta mato, corro em pista e garanto que para se ser bom em algo tem de se treinar para tal.
    “Na verdade, os quenianos e etíopes, que dominam os níveis de elite do desporto, são os melhores trail runners”…..sem comentários.
    Saudações desportivas e imparciais para quem gosta de defender a realidade e não os próprios gostos

    • Corre Salta Lança diz:

      Antes de mais obrigado Leonel pelo seu comentário!
      As opiniões são para ser respeitadas, e como tal é óbvio que respeitamos a sua! No seu comentário refere: ” o que tem em comum a corrida de estrada ou o trail runner, assim como o ciclismo de estrada e o BTT.?São coisas bem distintas que nada tem a ver uma coisa com outra”
      Se calhar não leu o artigo com devida atenção, pois o artigo refere que o trail running não tem nada a ver com as corridas de estrada!
      No seu comentário também refere: ” Na verdade, os quenianos e etíopes, que dominam os níveis de elite do desporto, são os melhores trail runners”…..sem comentários.”
      Os atletas Africanos, a maioria deles treina diariamente em superfícies e locais semelhantes aos que os atletas de trail treinam. Se apostassem em fazer provas de trail, e com o devido treino não tenha a menor duvida que eram dos melhores atletas do mundo! Só não o são porque não apostam na modalidade!
      Mas como referimos anteriormente as opiniões são para serem respeitadas, e como tal respeitamos o seu ponto de vista!

Deixar uma resposta