... ...

Escolha uma Alimentação Saudável sem Dietas

Não faça dieta! Escolha uma Alimentação saudável…Pela sua saúde!

Quando se pensa em alimentação e exercício físico, quase que automaticamente nos vem à mente a palavra “dieta” e o conceito de comer menos para se conseguir perder peso.

diet

 A ideia de que a dieta e o exercício físico devem sempre andar de mãos dadas para conseguirmos alcançar os nossos objetivos físicos, felizmente começa a fazer sentido para a esmagadora maioria da nossa população.

No entanto, a palavra e conceito “dieta”, não me agradam muito, sobretudo para as pessoas que se mantêm fisicamente ativas através de um programa de treino regular.
A verdade é que as dietas raramente produzem resultados duradouros e provocam a médio/ longo prazo, carência de certos alimentos e, pior que isso, provocam fome, e isso faz com que a pessoa perca massa muscular de forma tão ou mais rápida quanto perde gordura. E uma dieta para ser realmente eficaz e saudável tem que promover a perda de peso, através da perda de gordura e não da perda de massa muscular.
Lembre-se sempre que no nosso corpo, o músculo é o herói e a gordura é o vilão! Por isso, o objetivo principal de qualquer dieta deverá ser sempre, a perda de gordura!

Alimentação sãudável

Escolha uma Alimentação saudável sem Dietas!

Pela minha experiência pessoal e profissional, a melhor dieta é adoptar um estilo de vida saudável, o que inclui obviamente um estilo de alimentação saudável.
Em relação à alimentação saudável, não se fique apenas pelos cozidos e grelhados e por não comer doces, pois essas “regras” embora corretas, são insuficientes para se obter resultados.

Quer esteja de férias ou não, de fim de semana prolongado ou simplesmente na sua rotina diária, esteja atento a algumas dicas que podem fazer toda a diferença na qualidade da sua alimentação:

 1- Qualidade dos alimentos: dê prioridade à qualidade dos alimentos e não à quantidade. Escolha sempre que possível os alimentos de cultura biológica, como a carne, o peixe e os ovos, gorduras saudáveis como o azeite e o óleo de côco, vegetais, leguminosas, frutos secos, entre outros.

2- Coma regularmente: não fique longos períodos sem comer. Habitue-se a fazer pequenos snacks entre as principais refeições. Faça pelo menos um snack a meio da manhã e outro a meio da tarde. Já experimentou comer alguns frutos secos (por exemplo, amêndoas ou nozes) juntamente com a sua peça de fruta preferida?
Desta forma, evita que o seu metabolismo fique mais lento e evita que coma demasiado na refeição seguinte. Além disso, proporciona-lhe energia e disponibilidade física para fazer exercício físico a qualquer altura do dia.

3- Evite ao máximo os alimentos processados: esqueça de uma vez por todas os alimentos processados e refinados. As refeições já prontas e congeladas, muito comuns hoje em dia são um exemplo disso. Além disso, os bolos, as massas e a maioria das bolachas são alimentos que têm uma grande quantidade de gordura e açúcar refinado e aumentam o índice de açúcar no sangue de uma forma brutal.  Além de serem desprovidos de nutrientes, aceleram o envelhecimento, promovem a acumulação de gordura e o aparecimento da tão indesejada flacidez no nosso corpo.

Alimentação saudável 4- Aposte na variedade dos alimentos: já ouviu dizer que o melhor prato é o colorido? É verdade! Quanto mais colorida for a sua refeição, mais nutrientes terá. É frequente as pessoas pensarem que comer só saladas é uma boa forma de manter a alimentação saudável, mas isso não é verdade. O famoso “prato colorido”, ou seja, aquele que tem uma fonte de proteínas, fibras, minerais, vitaminas e determinados hidratos de carbono, é o mais saudável. À excepção de determinadas doenças e/ ou intolerâncias alimentares, é fundamental que perceba que nenhum alimento é proibido.

5- Beba água pela sua saúde: beba pelo menos 2 litros de água por dia. A água é fundamental para a hidratação do seu corpo, inclusive da pele, melhora a função renal e auxilia no bom funcionamento do seu aparelho gastrointestinal. É fundamental como meio de transporte de algumas vitaminas hidrossolúveis como a vitamina B1, B2, B6, B12 e a vitamina C. Se fizer exercício físico é fundamental aumentar o consumo de água, mesmo que faça apenas uma caminhada.

Estas são apenas algumas dicas que considero básicas mas fundamentais para iniciar um estilo saudável de alimentação.

A verdade é que as dietas raramente produzem resultados duradouros e provocam a médio/ longo prazo, carência de certos alimentos e, pior que isso, provocam fome!
Muito provavelmente, a mudança para uma alimentação saudável não acontecerá da noite para o dia. Vai com certeza ingerir alimentos cujo sabor não é habitual, como alguns vegetais, legumes ou frutas. Se não gostar, não desista na primeira tentativa. Aceite que, como qualquer mudança na vida, também o paladar deve ser estimulado. Prove novamente, cozinhe o alimento doutra forma. Se não gostar de qualquer forma, será aceitável, mas desistir à partida será subestimar a sua capacidade de mudança!

É fundamental que sinta prazer na sua alimentação. Vários estudos mostram que a realidade de ser tornar escravo de dietas e de contagem de calorias pode resultar em maiores oscilações de peso e em consequência uma maior insatisfação com o próprio corpo. Estar bem consigo próprio através do cuidado com o seu próprio corpo é um dever que lhe assiste por completo.
Escolha uma alimentação saudável e um estilo de vida ativo através do exercício físico. Será a escolha mais inteligente para obter uma ótima qualidade de vida.

Como posso organizar o meu plano de alimentação saudável?

Que tipo de alimentos e que quantidades devo eu ingerir nas diferentes refeições?

Eu tenho dificuldade em fazer a digestão de certos alimentos, como posso corrigir isto?

Tenho um metabolismo lento, não consigo perder peso. Como posso inverter esta situação?

Eu já tenho uma alimentação saudável. Qual o melhor tipo de treino para eu próprio conseguir perder gordura?

Podemos ajudá-lo a encontrar a solução a estas e a muitas outras dúvidas que tenha.

Se precisar de ajuda para perder gordura, otimizar a sua composição corporal e ajustar o treino ao seu perfil metabólico e/ ou hormonal, não hesite em contactar-nos.

Somos uma equipa especializada na otimização da composição corporal e da performance. A nossa consulta de Avaliação Biométrica na Vitality Clinic consiste numa avaliação inovadora da composição corporal, a qual permite identificar o perfil hormonal e metabólico de cada pessoa. A partir destes dados clínicos é formulado um protocolo de normalização/ correção do estado de cada cliente, através da alimentação, do exercício físico específico e da suplementação alimentar.

Por: Ana FreitasFisioterapeuta/ Personal Trainer / Vitality Clinic

Ana Freitas

loading...

Deixar uma resposta