... ...

Erros a Evitar na Alimentação Antes de uma Competição!

Alimentação corretaMuitas questões se colocam à volta do que se deve comer antes de uma prova, seja uma prova de 10Km uma meia ou mesmo numa maratona.

Primeiro tem que se fazer uma distinção do nível em que os atletas estão, tem que se ter em conta se é um atleta profissional em que o seu objetivo é a performance desportiva. E ter em conta se é um atleta mais virado para a componente lúdica que está a competir como se diz na gíria “mais por desporto” e compete apenas com a componente quem sabe da perda de peso.

O que comer antes de uma competição?

Em todos os casos sejam profissionais ou não, a refeição do ponto de vista qualitativo tem que ser rica em hidratos de carbono. Quando falamos em refeição não estamos a falar apenas na refeição prévia à competição, ou seja o pequeno-almoço, estamos sim a falar das refeições nos dias antes da competição. Se levarmos este fator bem a sério temos mesmo que ter em conta uma semana ou mais antes da prova.

O pequeno-almoço pode mesmo estragar a sua preparação!   

Não é o pequeno-almoço antes da prova que vai fazer milagres, quanto muito pode mesmo estragar a sua preparação prévia em termos de alimentação, porque por vezes o atleta experimenta alguns alimentos a que não está habituado e são desaconselhados. Por vezes tomam leite ou iogurtes que são alimentos que precisam de um timing próprio para a digestão, logo são desaconselhados antes de uma prova.

Os alimentos muito ricos em fibra tais como o feijão, grão, leguminosas, os próprios legumes e hortaliças que são alimentos mais fibrosos são

Não é o pequeno-almoço antes da prova que vai fazer milagres, quanto muito pode mesmo estragar a sua preparação prévia em termos de alimentação!
alimentos a evitar nos 2 a 3 dias antes da competição, para limpar um pouco o seu conteúdo intestinal. Desta forma está a evitar que durante a prova não tenha nenhum problema gastrointestinal, ou digestivo.

Uma das principais preocupações que os atletas devem ter, é ter os seus músculos inferiores com bastante energia, com muito glicogénio muscular. Para isso acontecer tem que ter a preocupação com o que come nos 2 a 3 dias antes da prova, é imperativo que faça uma ingestão abundante de hidratos de carbono, tais como o pão, massas, batatas, arroz, cereais. Estes são os principais fundamentos a ter em conta nas refeições antes da prova. Lembre-se que a preparação e a recuperação começa no final de cada treino, e não apenas no dia antes da prova.

loading...

Deixar uma resposta