... ...

A Vida a Correr

 

O Corre Salta Lança tem dado a oportunidade aos seus leitores de participarem no site de uma forma mais direta, um desses casos é um nosso leitor de nome Emanuel Simões que já viu uma crónica pessoal sua publicada aqui no site.

Recentemente este nosso leitor escreveu uma obra bibliográfica que dá o nome a este artigo “A vida a correr”, conheça um pouco melhor o Emanuel Simões lendo a sua biografia!

Biografia do Emanuel Simões

Emanuel Cláudio Penetra Simões, nascido em Barreiro, Portugal, no hospital dessa mesma cidade, a 8 de Novembro de 1977. Frequentou a Escola Primária da Moita, no distrito de Setúbal, tendo posteriormente ingressado no ensino básico e secundário em escolas dessa mesma localidade. Ao terminar o 9º ano de escolaridade, optou por ingressar na Escola Secundária nº 2 de Montijo, atualmente conhecida como Escola Secundária Jorge Peixinho, e nesse estabelecimento continuou até ao 12º ano de escolaridade, onde chumbou a Matemática, tendo ficado com o ensino secundário incompleto.

Após abandonar os estudos, trabalhou como empregado de balcão na pastelaria de seus pais, durante perto de 3 anos e, mais tarde, no escritório de contabilidade de seu pai, tratando da recolha de documentos e posterior lançamento informático dos mesmos. Isto até ter sido mobilizado para o cumprimento do serviço militar obrigatório, ainda existente no ano de 1998. Após o término dos 4 meses em que cumpriu o serviço militar, sem ter quaisquer planos para o futuro, decide aceitar trabalho na construção da barragem do Alqueva, Alentejo. Aí trabalhou como servente, estando encarregado de vigiar tapetes de transporte de pedra, em turnos rotativos de 12 horas.

Esse foi um emprego que durou apenas cerca de um mês, até ter começado a trabalhar na fábrica de produção automóvel da VW em Portugal, Autoeuropa, empresa onde ainda hoje desempenha funções de operador fabril. Já no contexto de operador fabril, resolveu voltar à escola para tentar concluir o ensino secundário, numa altura em que trabalhava no horário noturno, das 00:00 às 07:00. Devido aos horários e ao facto de não poder usufruir do estatuto de trabalhador-estudante, por ser trabalhador a contrato, essa aventura revelou-se infrutífera. Anos depois, quando já era trabalhador efetivo da empresa, voltou a estudar, desta vez à noite, tendo concluído finalmente o ensino secundário, mas não tentando ir mais além que isso.

A escrita sempre foi algo que lhe permitia exprimir-se mais claramente do que se o fizesse por via da oralidade e para tal
aproveitou a fácil criação de blogs para criar o seu e aí colocar o que lhe ia passando na mente.

A determinada altura da sua vida, sendo fumador e bastante sedentário, resolveu mudar drasticamente de hábitos, abdicando do tabaco e empenhando-se num modo de vida cada vez mais ligado ao desporto, nomeadamente, ao atletismo. Hoje em dia é federado na Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, competindo no Circuito Nacional de Montanha, pela equipa desportiva Águias Unidas, de Fanqueiros, Seixal.

A determinada altura resolveu tentar aceder ao ensino superior, conseguindo colocação no Instituto Politécnico de Setúbal, no curso de Comunicação Social, através do programa Mais de 23.

Conciliando o trabalho e os estudos, assim como a vida familiar e desportiva, foi tentando concluir o máximo de Unidades Curriculares possíveis e ainda hoje se encontra a frequentar o curso. Aí redescobriu o prazer pela escrita e, principalmente, pela aprendizagem de novas matérias.

É casado, pai de dois filhos (Beatriz, 7 anos e Gabriel, 5 anos) e continua a fazer o possível por tentar a difícil conciliação entre trabalho, família, escola e desporto.

A obra bibliográfica

O conteúdo da sua obra, é nada mais nada menos que uma história de vida contada na primeira pessoa como o próprio refere:

O conteúdo do livro é uma história de vida de alguém (neste caso, eu mesmo), que passou por uma fase em que vivia de forma algo irresponsável, com muitas noitadas regadas de álcool e consumo de estupefacientes, para um estado de dependência pelo desporto. O caminho até chegar onde cheguei teve algumas aventuras, peripécias e muitas dificuldades, mas são coisas que fazem parte e que agora até chegam a proporcionar um sabor especial em conseguir fazer o que faço. 

Conheça um pouco melhor a obra clicando aqui!

loading...

Deixar uma resposta