... ...

Qual a Influencia do Estado Psicológico na Perda de Peso?

Já pensou na influência que o seu estado psicológico tem no processo de perda de peso?

perda de peso

 Se falar em perda de peso acho que  as primeiras coisas que lhe virão à cabeça serão dieta e um plano de exercícios físicos. Mas o que poucos saberão é que uma dieta restrita e horas de esforço no ginásio não terão qualquer efeito se a sua mente não estiver preparada.  O processo de emagrecimento começa com a sua mente, a verdadeira razão, o motivo que o leva a atingir o seu objetivo é determinante no seu sucesso. Sentimentos como raiva, ansiedade, tristeza e medo podem fazê-lo emagrecer, ou os mesmos sentimentos, podem ter o efeito oposto. Depende mesmo de cada um de nós, a forma como nós absorvemos ou não esses sentimentos é individual.

O que lhe quero transmitir com este artigo, fundamentalmente, é que NÃO EXISTEM RECEITAS, NEM DIETAS NEM PLANOS DE TREINO MIRACULOSOS para perder peso, existe sim uma relação que deve melhorar entre si e a comida e com o seu corpo e métodos que lhe vou transmitir para melhorar essa relação, porque a sua MENTE tem mais efeito do que imagina.

Usar a mente para perder peso

O ideal é que se esteja controlado emocionalmente para que o processo tenha sucesso, mas na realidade nós nãousar a mente conseguimos controlar todo o processo porque muitos dos sentimentos não dependem única e exclusivamente de nós, mas a forma como nós absorvemos e alimentamos esses sentimentos É SIM DA NOSSA RESPONSABILIDADE. Todos nós temos dias mais ou menos stressantes em casa, no trabalho, com os nossos parceiros e amigos. Isso é inevitável e está fora do nosso controlo, mas a forma como reagimos e deixamos que esses sentimentos nos afetem, isso sim está no nosso controlo. O processo começa connosco mesmos e perdoar, deixar de dar importância a pequenas coisas e usar a fantástica técnica de MEDITAÇÃO são algumas das ferramentas que podemos usar para termos mais controlo e deixar esses sentimentos se libertarem do nosso corpo.

Encontre a sua motivação

«Motivo» que leva à ação – encontre a sua verdadeira e genuína motivação, perceba o que é que realmente é importante para si e essa motivação não deve ser de curto termo, mas sim de longo termo, caso contrário vai haver um efeito io-io o que significa que poderá conseguir atingir o seu objetivo mas depois poderá voltar tudo ao «velho» estado. Lembre-se que o único sítio onde vai viver para sempre e que tem que lidar 24h para sempre é o seu corpo, como tal deve pensar em criar um espaço onde se sinta confortável. Comece por amar o seu corpo extamente como é AGORA. Espalhe amor a si próprio e ame-se, não falo de narcisismo mas começar por aceitar o que tem vai lhe dar energia para querer mais e melhor. Olhe-se ao espelho e perceba que independentemente do seu estado atual , tem partes lindas no seu corpo, tente encontrá-as e sinta orgulho nisso. Este é o processo mais difícil mas o mais importante. Leia livros sobre meditação e auto-ajuda, de certeza que estes o vão ajudar.

Depois de ver o seu estado atual, visualize o seu estado ideal, e aquele com que se gostaria de visualizar. Escreva esse estado numa folha de papel, mas mais importante do que o peso que gostaria de ter, pense como se sentiria quando se olhasse ao espelho quando tivesse aquele corpo que gostaria. Não se foque naquele número na balança, não coloque essa pressão sobre si, já que tenho estado a dizer-lhe que deve relaxar, portanto colocar mais pressão não o vai ajudar, relaxe, respire e os resultados aparecerão.

Tenha um plano

2Depois de perceber onde está e para onde quer ir crie um plano. Peça ajuda a um profissional se precisar mas tenha cuidado com a pesquisa de internet.  Vai encontrar de tudo e na maioria falsas dietas e promessas. LEMBRE-SE que tudo o que for promessa de resultados rápidos NÃO VAI FUNCIONAR em longo termo. Proteja a  sua SAÚDE que é o seu bem mais precioso.

Comprimidos, planos de treino exaustivos, dietas restritas???NÃO VÃO FUNCIONAR.

 O que necessita? De mudanças permanentes não restritivas. Dizer ao seu cérebro que está em dieta e que não pode comer algo, só o vai fazer pensar naquilo que se está a proibir. « O fruto proibido é o mais apetecido» aplica-se bem neste caso. Precisa começar com pequenas mudanças e o que lhe vai ser muito difícil no início muito em breve vai ser parte da sua rotina diária.

Enquanto profissional de exercício e personal trainer e eu própria ter experimentado de tudo e mais alguma coisa devo-lhe dizer que DIETAS NÃO FUNCIONAM. Isto é um negócio, as farmacêuticas e companhias não querem que nós sejamos bem sucedidos, mas sim querem VENDER  os seus produtos e fazer dinheiro, eles não estão preocupados com a nossa saúde. E se comprarmos e voltarmos a comprar os seus produtos mais dinheiro fazem. E o efeito psicológico de frustração será imenso, como tal, NÃO ÀS DIETAS.

Adote rituais alimentares diários

  1. BEBA 3L ÁGUA por dia– o seu corpo é feito de 60% de água, e o facto de beber tanta água vai desintoxicar o seu organismo e ajudar no processo de eliminação de resíduoshidratacao
  1. Quando estiver com FOME – COMA– esta é muito simples e básica mas que a maior parte de nós não o faz, o seu organismo pede-lhe alimento quando necessita e se você não «ouvir» o seu corpo o seu nível de açúcar vai descer ao ponto de quando for comer a primeira coisa que vai querer é energia rápida, ou seja, açúcares e gorduras para além de ir comer em grande quantidade e muito rápido.
  1. COMA O QUE QUISER E GOSTAR –  não o que acha que deveria. Esta vai-lhe parecer estranha, mas esta tem a ver com NÃO FAÇA DIETAS. Quando perceber que não há alimentos proibidos muito provavelmente vai comer menos desses alimentos porque sabe que os pode consumir e como o seu corpo e mente já estão noutro «status» você próprio vai querer alimentos mais saudáveis e que vão nutrir o seu corpo, no entanto num dia que queira pizza, chocolate ou hambúrguer, não tenha problema e coma, não há alimentos proibidos. Mas lembre-se das seguintes regras.
  1. MASTIGUE DEVAGAR e aprecie cada garfada da sua comida- esta regra tem a ver com saborear a comida, a textura, o sabor..a maior parte das pessoas come tão rápido que não consegue saborear a comida, coma com os talheres e a cada garfada ponha os talheres na mesa, mastigue tudo com calma até ao fim e só depois ponha outra garfada na boca. Vai ficar satisfeito mais rapidamente do que pensa.
  1. Quando pensar que já está cheio- PARE DE COMER- esta sim deve ser uma das mais difíceis até porque nos foi ensinado e eu incluída- que não se deve deixar comer no prato, porque há imensa gente a morrer à fome. Mas a verdade é que a comida que você põe no seu estômago ou que deixa no prato não vai ajudar as pessoas que não têm comer, certo? E o facto de ficar mais gordo (porque se não tem fome o seu corpo não precisa dessa energia isso vai-se transformar em gordura) não vai ajudar de todo essas pessoas e pior não o vai ajudar a si. O que deve fazer? Começar a comer em pratos mais pequenos para limitar a porção mas mesmo assim se ficar sem fome antes de terminar, guarde a comida, se puder, se não puder deixe-a mesmo no prato. Outra opção é aprender a tirar menos porção de cada vez e se precisar de mais comer coma até ficar saciado.
  1. EVITE AO MÁXIMO REFRIGERANTES– sei que disse atrás que não há alimentos proibidos mas devo confessar que a coca-cola foi considerada o PIOR «alimento» do mundo, se é que se pode chamar de alimento. Tem conservantes e aditivos que ainda não há estudos suficientes para perceber o efeito que têm no nosso organismo, e mesmo que esta seja ligh ou 0 calories esta tem quantidades de aspartame e outros adoçantes que transmitem ao seu cérebro que é doce mas depois não tem calorias, como tal esses neurotransmissores vão «perguntar-lhe» por alimentos mais doces. E tudo aquilo que o nosso corpo não reconhece como nutriente e «não sabe» o que fazer, vai ser adicionado aos adipócitos, células que retêm a massa gorda e aí sim vai engordar. Os outros refrigerantes estão saturados de açúcar e também eles não têm nenhum efeito positivo nutricionalmente. O que é certo é que agora a informação está do seu lado, portanto vai ser a sua escolha consciente.
  1. Aprenda a LER RÓTULOS dos alimentos que compra– saber o que consome e o que o alimento têm é fundamental. Não precisa de nenhum curso, nem de ser expert , mas precisa de perceber o que está escrito. Uma regra que tenho e eu percebo de nutrição é, quando leio um rótulo se não sei o que são os ingredientes, não compro. Ou evito ao máximo. Explicando muito sumaria e sucintamente os alimentos são constituídos por proteína, gordura e hidratos de carbono e este muitas vezes diz os açúcares que contêm. Tanto os alimentos com mais de 10gr de açúcar e gorduras por 100gr de alimento devem ser evitados, mas como disse NÃO SÃO PROIBIDOS. E aqui não há nada que complicar, seja muito simples, e pergunte-se a si mesmo. Sabe de onde vem o alimento? Se a resposta for sim, consuma-o, se a resposta for não, evite. Alimentos como qualquer fruta na sua forma natural, vegetais, carne, peixe, arroz, massa, batatas, frutos secos etc todos nós sabemos de onde vem. Produtos como bolachas, margarinas, bolos, entre outros, estes são misturas de muitos ingredientes que a maior parte de nós não sabe de onde vem. Portanto EVITE. Mas seja relaxado, se um dia tiver vontade de comer uma bolacha, um bolo, COMA. Mas coma conscientemente, aprecie o sabor e textura, coma devagar, e quando estiver cheio, pare.
  1. Não viva a pensar que tem que perder peso, RELAXE. Como disse, e o tema deste artigo é mesmo esse,yoga o processo psicológico começa com os seus pensamentos diários e deve relaxar, viver um dia de cada vez e não pensar que não pode, ou que não deve. Procure informação, pratique yoga, faça meditação, leia livros de auto-ajuda, procure grupos de suporte, procure a sua MOTIVAÇÃO, faça reiki, liberte-se dos sentimentos de ansiedade, stress, angústia, perdoe os outros e perdoe-se a si próprio. Numa altura de mudança na minha vida e de algum stress li um livro que fez toda a diferença para mim e que o vou aconselhar- «trata a vida por tu» de Daniel Sá Nogueira e nesse livro encontrei muitas perguntas e eu dei-me a resposta a mim mesma, porque ouvi as perguntas certas. Lembre-se ninguém tem as suas respostas, estas estão dentro de si. Ouça o seu corpo, cuide de si, ame-se e o resto virá naturalmente.
  1. ESCREVA OS SEUS OBJETIVOS E VISUALIZE-OS- escreva os seus objetivos e coloque-os num local onde os possa ver diariamente, e visualize-os, veja-se com o seu corpo de sonho, mas mais importante que isso, visualize-se calmo e relaxado com uma postura muito descontraída em relação à comida. Lembre-se que está tudo sob controlo, o seu corpo é fruto da sua mente e daquilo de que se alimenta, como tal, você quer o melhor para ela e nutre-o do melhor que pode.
O processo de emagrecimento começa com a sua mente, a verdadeira razão, o motivo que o leva a atingir o seu objetivo é determinante no seu sucesso

Como vê isto são apenas algumas linhas orientadoras que o podem ajudar a atingir o seu tão desejado peso ideal mas lembre-se que nós somos todos diferentes, como tal adote os que acha que se enquadram melhor consigo, mas lembre-se também que se não alterar nada terá exatamente os mesmos resultados que já tem atualmente. Por experiência própria e por vários estudos há uma comprovação relativamente à meditação e aos seus benefícios, como tal o meu primeiro conselho seria usar esta ferramenta para começar. Se ainda tiver dúvidas em relação a como realizá-la basta pesquisar no youtube vídeos sobre meditação e irá encontrar diferentes formas de a fazer  em casa. Comece com 5 minutos por dia e quando isto se tornar um hábito aumente o tempo gradualmente. Dê tempo a si mesmo para se adaptar, não tente mudar tudo num dia. Planeei com tempo o que irá alterar e use um calendário para escrever cada novo «passo» neste processo. Dê também espaço a si mesmo para errar e aceite isso como parte do processo, haverá dias mais difíceis, outros mais fáceis, mas lembre-se nos mais difíceis da razão que o levam a fazer isto e dos benefícios que terá no futuro.

Tenho a certeza que vai ser bem sucedido e vai conseguir atingir o seu objetivo, por isso, NEVER GIVE UP 

Raquel Madeira- Personal Trainer

[email protected]/ www.raquelpersonaltrainer.com

Bibliografia

maxpressnet.com.br/Conteudo/Comportamento_psicologico_na_perda_de

loading...

Deixar uma resposta