... ...

Conheça a Disciplina de Triplo Salto e as Suas Especificidades!

Nelson Évora

Nelson Évora recordista nacional do triplo salto

O triplo salto é provavelmente uma das disciplinas mais técnicas do atletismo, é um pouco semelhante ao salto em comprimento mas mais agressiva em termos de esforço, quer para os músculos quer para os tendões. Não é por acaso que os triplistas sofrem de graves lesões ao longo das suas carreiras, muito deles até acabam por ver as suas carreiras findadas precocemente, o nosso melhor triplista de sempre o Nélson Évora é um desses casos. Sofreu uma grave lesão que o atirou para fora das pistas durante um longo período de tempo, e ainda está a tentar voltar à sua melhor condição.

Em termos técnicos o salto divide-se em quatro fases, a corrida de balanço, a chamada, o voo, e a queda à semelhança do que acontece com o salto em comprimento. Só que o triplo salto tem a especificidade de entre a chamada e a caixa de areia, os atletas terem que fazer um “hop” e um “step”, para finalizarem a queda na areia.

A chamada é muito importante em todos os saltos, mas no triplo salto é ainda mais importante, pois é fundamental que o ângulo de saída seja perfeito para o corpo sair o mais equilibrado e reto possível. Um bom ângulo de saída e o corpo equilibrado, permitem que o atleta realize um bom “hop” e um bom “step”, para finalizar a queda na areia de forma perfeita.

O movimento do triplo salto

O objetivo do triplo salto é óbvio! Saltar o mais longe possível.

Fase da chamada

Chamada

Hop e Step

Hop e Step

Queda

Queda

Como pode ver, o triplo salto tem muito que se lhe diga! E é uma das disciplinas mais técnicas do atletismo, e uma das que eu aprecio particularmente.

loading...

Deixar uma resposta