... ...

5 Dicas para os Corredores Melhorarem o Rendimento sem terem que Correr

Existem muitas coisas que se pode fazer em termos de treino para melhorar o rendimento desportivo, e ainda existe a ideia (mais nos corredores casuais) que para melhorar a performance tem que se treinar cada vez sempre mais. Quando digo treinar mais é correr mais, e como é óbvio isso é um pensamento errado, hoje em dia os corredores de longas distâncias já fazem treinos mais inteligentes. E os treinos inteligentes passam por fazer algumas coisas que não é só correr. De seguida irei lhe dar algumas dicas para melhorar o rendimento sem ter que correr.

correr-em-jejum

Dicas para melhorar o rendimento sem ter que correr

1 – Fazer treinos de força muscular

O treino de força muscular tem benefícios óbvios para os corredores, para além de melhorar em termos de performance ajuda também na prevenção de lesões. Um dos grandes medos dos corredores é que ao fazer este tipo de trabalho de reforço muscular irá ganhar muito mais músculo, logo aumentam de peso. Muitos não o fazem com este receio do aumento de peso, mais uma vez esse pensamento é errado.

Os corredores fazem treinos de reforço muscular e não treinos para ficarem como os culturistas. As cargas como com é óbvio serão sempre diferentes (muito mais baixas), como referi é reforço muscular e não trabalho para aumento da massa muscular até ganhar peso. Uma coisa que muitos corredores não sabem é que mesmo que façam treinos de reforço com cargas elevadas, o tipo de treino que realizam em pista ou na rua não permite que ganhem muita massa muscular. Pois estão sujeitos a uma perda de calorias muito mais elevada que os culturistas, logo o aumento da massa muscular é sempre muito mais reduzido. O trabalho de reforço muscular é fundamental para os corredores.

exercícios-força

2 – Fazer muita técnica de corrida

Os corredores casuais neste aspeto têm grandes desvantagens em relação aos corredores que têm acompanhamento especializado. Por norma os corredores casuais não fazem técnica de corrida, ou fazem pouca e mal, logo a diferença de rendimento é abismal em relação a corredores que treinam a técnica de corrida. A técnica de corrida é parte fundamental do treino por vários motivos, ajuda o corredor em termos biomecânicos a correr com uma melhor postura, o que permite que corram mais soltos, leves e por mais tempo. Ajudam a correr no que se chama economia de esforço, sem gastar energia de forma desnecessária.

É também uma boa forma de aquecimento para o treino ou competição, pois são exercícios que ativam de forma considerável os músculos e tendões, deixando-os prontos para o treino ou competição. Para saber como fazer técnica de corrida corretamente, pode ler um artigo já publicado aqui no blogue.

Skipping-alto

3 – Praticar outros desportos como complemento da corrida

O treino de corrida provoca estímulos a que o corpo se vai habituando e fica viciado, para além que o impacto das passadas em pisos duros é bastante agressivo para os músculos ossos e tendões. Praticar de vez em quando outros desportos é um ótimo complemento para a corrida, pois vai permitir que o organismo tenha estímulos diferentes dos da corrida. Permite trabalhar os músculos de maneira diferente e com outras intensidades, ajudando no ganho de força e resistência sem massacrar os ossos e tendões conforme acontece na corrida. O objetivo é poupar o organismo das agressões que os pisos duros provocam no organismo. Andar de bicicleta, yoga, natação, são ótimos desportos que podem ajudar na melhoria do rendimento dos corredores.

Yoga

4 – Dormir bem é fundamental

Os treinos de corrida desgastam bastante o organismo pelo que é essencial que este se recupere bem. O descanso tem que fazer parte da rotina dos corredores, uma boa noite de sono é fundamental para que o organismo se recupere do treino. Já é sabido que hoje em dia a sociedade atual não permite que o corredor casual durma bem, ou pelo menos as horas que devia. Por este motivo a recuperação do corredor casual não é tão efetiva como deveria. Durante o sono ocorrem alguns processos dentro do nosso organismo, é neste período de repouso que os músculos começam a regeneração celular, é quando os tecidos musculares começam a ser reparados dos danos que o treino provocou.

 Ao nível ósseo acontece o mesmo, é durante o sono que o nosso organismo reserva todas as energias para regeneração, pois está num estado de “hibernação”. Logo as reservas de energia vão todas para reparação dos danos provocados pelo treino. É por este motivo que é fundamental que durma bem para ter uma melhor regeneração.

sono

 5 – Uma boa alimentação é fundamental

Não adianta treinar duas vezes por dia ou treinar todos os dias se depois não se alimenta de forma correta, este é um fator fundamental para se evoluir como atleta. Ter uma boa alimentação é fundamental para a reposição correta de energia. O treino de corrida desgasta de forma significativa as reservas de energia do organismo, logo é fundamental que reponha as reservas de forma cuidada e pensada. Por isso é que aconselho vivamente a consultar um nutricionista para o aconselhar da forma mais correta. Pode também consultar um artigo sobre nutrição já publicado aqui no blogue.

Pequeno-Almoco

Tenha em atenção estas dicas e verá que o seu rendimento vai melhorar consideravelmente, por vezes não correr é o melhor para se evoluir.

loading...

Deixar uma resposta