... ...

4 Dicas Para Os Corredores Não Correrem De Calcanhar

Muitos corredores casuais por várias razões, não têm uma boa técnica de corrida. Correm de uma forma que em termos biomecânicos não é a mais correta, e quando fazem o apoio no chão entram na passada com o calcanhar.

Esta forma de executar a passada, para além de não ser a mais correta, trava o movimento que é suposto os corredores fazerem, que é o de avançar para a frente. Com o passar do tempo esta forma incorreta de executar a passada, pode agravar o risco de ter lesões nos joelhos, tornozelos e principalmente na tíbia.

De seguida irei lhe dar alguns conselhos para melhorar a sua passada de corrida!

4 Dicas Para Os Corredores Não Correrem De Calcanhar

1 – Se tiver oportunidade, se for correr em algum parque da cidade por exemplo, experimente fazer um pouco do seu aquecimento sem as sapatilhas. Desta forma, o seu pé está mais livre para fazer o movimento correto. Que é ao fazer a passada, desenrolar o pé e fazer o apoio com a planta do pé e não com calcanhar.

2.- Aumente a cadência

Cadência é o número de passos que os corredores dão. Um corredor com baixa cadência gasta mais tempo em contato com o chão, gerando menos fluidez e mais desgaste de energia para continuar o movimento. Concentre-se no treino para correr em uma cadência mais rápida, ou seja, para sair do chão rapidamente.

3 – Evite as passadas muito largas

Por norma os corredores casuais cometem muito este erro, dão passadas muito largas porque acham que assim correm mais rápido. Evite correr com passadas largas, corra com a sua amplitude de passada normal, as passadas largas dão origem ao pé “aterrar” no solo com o calcanhar. O que em termos biomecânicos não é isso que se pretende!

4 – Treinar a técnica de corrida

Para mim este é o conselho mais importante, já tenho escrito aqui no blogue em vários artigos, que é fundamental treinar praticamente todos os dias a técnica de corrida. Só desta forma é que vai começar a dar ao seu corpo alguma consciência corporal, da forma mais correta de como se deve correr.

A técnica de corrida para além de o ensinar a correr, é fundamental para ter uma maior economia de esforço na corrida, e evitar lesões ao nível dos ossos e tendões.

De seguida pode ver um vídeo sobre técnica de corrida.

Siga estes conselhos, treine bastante a técnica de corrida para se tornar um melhor corredor.

loading...

Deixar uma resposta