... ...

12 Dicas Para Iniciar as “Aventuras” na Corrida de Forma Segura e Sem Lesões!

Caros leitores, este artigo vem na sequência de muitos outros que já tenho feito onde vos dou algumas dicas, dicas de nutrição, curiosidades sobre alimentos, emagrecimento,  como correr em estrada, na praia, etc.

Como tal vou-vos dar algumas dicas de como devem começar a prática do exercício físico, e alguns cuidados que devem levar em conta. Quem nunca foi praticante assíduo de corrida e quer começar a levar o exercício mais a sério, tem que ter em conta alguns fatores.

Correr é fácil, muitos dos especialistas mais ligados ao atletismo costumam dizer quetodos conseguem correr, mas fazê-lo corretamente poucos o sabem”, pois é isso é uma verdade todo o ser humano consegue correr, uns mais que outros mas todos nós conseguimos correr, e quando não somos acompanhados por especialistas temos sempre tendência a ser treinadores de nós próprios. O que para quem não tem bases de treino é sempre muito mau porque acabamos sempre por cometer muitos erros que nos podem provocar lesões.

Inicialmente quando se começa a correr o nosso organismo evolui de uma forma natural, por não estarmos habituados à prática desportiva o nosso organismo tem sempre uma pequena evolução cardiovascular, e aqui é que começa os perigos. Vamos evoluindo e achamos que já aguentamos mais volume e intensidade, forçando cada vez mais o ritmo e a intensidade levando na maioria das vezes a contraírem lesões.

Por isso mesmo é fundamental ter em conta algumas das dicas que se seguem:

  1. Antes de começarem a “aventura” nas corridas procurem fazer um check-up completo com um médico, para saberem se não têm limitações ao nível cardiovascular.
  2. Comecem inicialmente por fazer caminhadas, é a melhor maneira de o vosso organismo se adaptar ao nível cardiovascular e musculosquelético, depois fazem a transição normal para a corrida.
  3. Tenham em atenção todo o tipo de dor, temos que ter a perceção do tipo de dor que estamos a sentir, se sentirem dores agudas em qualquer parte do corpo parem imediatamente e consultem um médico, e mesmo se forem dores musculares devido à corrida temos que ter em atenção para não forçar demasiado, senão correm o risco de contrair uma lesão de esforço.
  4. Inicialmente corra apenas três vezes por semana e não mais que 30 minutos, já é o suficiente para terem um bom rendimento e evolução.
  5. Escolham a roupa e as sapatilhas mais adequada à corrida, correrem livremente e sem “prisão” de movimentos, juntamente com um calçado confortável é meio caminho andado para correm sem risco de lesão e tirarem melhor partido do vosso treino. Podem consultar os modelos que mais vos convém e mais adequados para vocês, num artigo já publicado aqui no site.
  6. Façam um intervalo de 24 horas entre corridas, para o iniciante na corrida é o bastante para terem um boa recuperação.
  7. Tenham em atenção o piso onde correm, se puderem façam a corrida contínua em relva pois é um piso mais “leve” para quem se inicia nas corridas, ou em terra, o asfalto não é aconselhado para iniciantes mas se tiver que ser corram em asfalto, mais vale correr que ficarem em casa.
  8. Se puderem façam uma massagem por semana, uma massagem de descontração muscular é muito bom para ajudar na recuperação dos músculos.
  9. Façam musculação, esta é uma das coisas mais importantes para quem pratica desporto, façam musculação envolvendo preferencialmente os músculos mais solicitados na corrida. Isto evitará as lesões, quem inicia a prática desportiva não tem uma musculatura devidamente preparada para o esforço físico, faça musculação obviamente com acompanhamento de pessoas qualificadas.
  10. Tenham em atenção o vosso peso e a vossa condição física, se estiverem muito acima do vosso peso normal comecem mesmo primeiro por caminhar, mesmo que consigam correr algum tempo vão sobrecarregar os vossos músculos e ossos, ou optem por caminhar rápido intercalado com alguma corrida.
  11.  Não incluam subidas nem descidas mesmo que se sintam com condições físicas para isso, inicialmente optem por percursos planos.
  12. Inicialmente façam treinos muito parecidos em intensidade e volume, não varie muito o seu treino para o seu organismo se ir habitando ao esforço físico, é preferível que façam treinos em que se sintam mais seguros do que ir aumentando de intensidade e volume. Vocês podem não estar seguros da vossa evolução física, e a mudança de ritmo e intensidade numa fase inicial pode não ser benéfica.

Estão aqui 12 dicas que eu acho que são muito importantes para quem se inicia na prática da corrida, muitos de vocês vão para a estrada sem a noção do que fazer, espero que estas dicas vos sejam de alguma forma úteis.

loading...

2 Responses

  1. Papango de Filó diz:

    esesta dica é muito bom para mim que ja faz ano que não saio para correr

  2. Para quem queira começar a correr

Deixar uma resposta