... ...

10 Dicas para Corredores Iniciantes

Para começar a correr deve ter várias coisas em mente, para que não lhe escape nenhum detalhe ao começar o treino. Se você é um iniciante e precisa se preparar mentalmente, que ao começar a correr você deve dar continuidade ao exercício para manter o corpo em forma e saudável.

Não se trata de dar umas corridas e depois abandonar a atividade física. O exercício deve ser parte de seu estilo de vida, e deve ser executado de forma constante e com consciência, começa a tomar nota dos conselhos para corredores novatos e começa a correr!

1 – Evita lesões corporais

Treine inicialmente de 3 a 4 vezes por semana, varie cada treino de forma progressiva. Comece a fortalecer o seu corpo desde o primeiro dia, mas sem excessos. Leve um intervalo de tempo para o descanso, não treine ao máximo no primeiro dia. Comece aplicando técnicas de corrida e utilizando um calçado adequado, é importante que receba as instruções de um treinador pessoal para conseguir melhores resultados.
O treinador serve de guia e assessor nos treinos, desta maneira evitará sofrer lesões pela inexperiência e desconhecimento neste tipo de treinos.

2 –  Defina objetivos realistas

Há pessoas que se inscrevem na maratona sem a devida preparação. Este objetivo é difícil de cumprir se você é um novato na disciplina. Provavelmente algumas pessoas conseguem o desafio, mas muitos acabam lesionados, ou com afecções musculares crónicas.

Fixar metas serve como um incentivo, mas devem ser realizáveis. Uma meta realista pode ser correr 30 minutos sem parar, depois correr uma hora, e assim progressivamente até ir mais rápido e correr 5K em 25 minutos. Depois de vários meses a correr, podemos definir objetivos de maior dificuldade como uma maratona.

3 –  Tenha à mão um bom equipamento

Correr não requer muitas despesas, só deve contar com uns bons ténis para corredores, meias, calças de treino e t-shirt. É imprescindível que os ténis sejam adequados, de modo que se ainda não dispõe desta peça básica deverá colocar este investimento no seu orçamento pessoal. Se for mulher, deve incluir na indumentária um sutiã desportivo de qualidade. Entretanto, enquanto o treino vai se intensificando será necessário que o roupa seja de qualidade para evitar atritos e a sudorese excessiva que se acumula em cada dia.

4 –  Supera as sequelas da primeira semana

As primeiras jornadas de treino são intensas e difíceis, o corpo estará dorido e afetado pela mudança, especialmente se tinha uma vida sedentária. Você provavelmente se sentirá exausto o dia todo e com dores musculares.  Algumas pessoas sentem a necessidade de dormir, ou descansar em horas que não acostumadas, e de comer mais do que o habitual.  Mas o esforço vale a pena, à medida que vai exercitando o corpo verá as mudanças tanto física como mentais, além disso sentirá a satisfação de se sentir melhor enquanto aumenta o tempo de corrida, a velocidade e o ritmo.

5 –  Ande rápido antes de começar a correr

Se o seu corpo não tiver sido exercitado durante anos, deve começar a andar antes de correr. Não é aconselhável correr no primeiro dia e muito menos fazê-lo durante tempo prolongado. Com esta ação você está forçando o corpo sem dar tempo para se preparar, isso pode acabar em lesões graves. Comece a caminhar e faça corridas curtas e lentas, se não puder continuar com o ritmo pare e ande rápido para que a mudança não seja brusca, então retome a marcha novamente.  A maioria dos planos de treino para começar a correr, estipulam espaços para o descanso e intercalam períodos de corrida com pausas andando.

6 – Não corra sozinho

Correr é divertido quando se vai com um companheiro de treino, além disso serve para libertar tensões e conseguir saúde. É uma atividade que pode fazer quando quiser e onde quiser, sem ter que ir a um ginásio, ou reservar uma pista. Treinar com um acompanhante que se encontra no seu nível,  motiva e contribui para estabelecer metas em conjunto, também ao ter algum tempo na disciplina, pode se integrar em grupos de treino para melhorar seu nível.

7 – Mantenha um registo do treino

Depois de vários meses de treino em corridas, provavelmente terá esquecido os percursos realizados semanas atrás. Por isso é conveniente ter um registo diário dos treinos para ver e avaliar os progressos desde o primeiro dia. É motivador perceber que em meses anteriores não podíamos correr 10 minutos contínuos, e ver que agora temos resistência e podemos fazê-lo por mais de 45, com ritmos diferentes é uma conquista!

8 – Saiba como seu corpo funciona

Poucos se preocupam em conhecer o seu corpo antes de iniciar um treino de corrida. O certo é que deve saber algumas coisas como o que te caiu mal, quanto tempo necessita depois de comer para começar um treino, se pode correr em jejum, entre outras coisas mais.

9 – Não se limite a correr

Preparar e melhorar sua condição física requer treino integral, não se limite só a correr. Complementa as corridas com outras atividades que lhe permitam conseguir um corpo mais forte, flexível e apto para as corridas. Teste realizando exercícios de fortalecimento e flexibilidade em dias livres. Realiza exercícios de pré-aquecimento antes de cada corrida, procura aproveitar momentos de descanso para fazer alongamentos,  e trabalhar a técnica de corrida para correr melhor.

10 – Aproveite as corridas

Apaixone-se pelo que faz, desfrute de forma saudável cada treino, cada corrida e tudo o que envolve, isto lhe dará força para não desistir e continuar. No início é difícil adaptar-se à disciplina, mas você deve ter a vontade para alcançar a meta. Você pode conseguir!

Deixar uma resposta