... ...

Dicas Importantes para Tratar uma Lesão no Seu Início – Frio, Calor, ou Ambos?

Quem nunca se deparou com uma lesão? Qualquer atleta, seja ele de alta competição ou não, certamente já teve lesões durante os treinos e competições. É do conhecimento comum, que quando aparece aquela dor muscular que o nosso corpo não aguenta, a sua tendência é logo aplicar gelo, esta “prática do senso comum” está correta. Mas será que você sabe como aplicar o gelo de forma correta, sabe os efeitos negativos que pode trazer ao seu organismo, se não aplicar o gelo corretamente?

A aplicação de frio, calor, ou ambos no nosso organismo, é a forma mais eficaz e rápida para atuar nas primeiras horas após ter contraído uma lesão. E pode fazê-lo em sua casa sem problema nenhum.

Frio

A aplicação de frio “gelo” nos músculos, ou crioterapia, tem um efeito muito importante no nosso organismo a nível muscular:

  • Reduz a diminuição do fluxo sanguíneo
  • Tem efeitos a nível de drenagem linfática
  • É anti-inflamatório
  • Diminui a temperatura, e o metabolismo celular
  • Reduz o edema, a dor, e o espasmo muscular

A aplicação de frio, produz todos os efeitos benéficos enumerados anteriormente. Mas tenha em atenção o tempo ao qual aplica o frio nos seus músculos, nunca é aconselhável aplicar mais que 20 minutos e nunca diretamente na sua pele. Aplique sempre com um pano a envolver o gelo, se não corre o risco de queimar os tecidos celulares, e ter o efeito contrário, promover a dilatação dos vasos sanguíneos.

Esta prática é aconselhável para todo o tipo de lesões, roturas musculares, contraturas musculares, tendinites, entorses, contusões, etc. É também aconselhável aplicar frio após os treinos mais intensos, para promover a recuperação muscular. Pode ver aqui no site, uma pequena dica de como pode fazer um saco frio caseiro, que lhe pode dar muito jeito para este tipo de lesões!

Calor

A aplicação de calor nas lesões, termoterapia, também trás grandes benefícios:

  • Aumenta o fluxo sanguíneo
  • Aumenta o metabolismo e a temperatura da zona afetada
  • Reduz a dor muscular
  • Aumenta a elasticidade muscular, ligamentos e tendões
  • Reduz os espasmos musculares
  • Tem efeitos anti-inflamatórios

Esta prática é mais aconselhável para processos inflamatórios crónicos, quando a lesão não é recente. Pode aplicar em contraturas musculares, espasmos musculares, lesões a nível de articulações ósseas. À imagem do que acontece com o frio, não aplique diretamente na lesão, aqueça uma botija de água quente, envolva num pano, e aplique sobre a lesão.

Frio e calor ao mesmo tempo (contraste térmico)

A alternância de frio e calor, favorece o desaparecimento dos edemas musculares, (vasoconstrução/vasodilatação). É uma prática aconselhável para se fazer, passadas 72 horas após o aparecimento da lesão. Pode alternar períodos de frio e calor, é aconselhável fazer calor por um maior período de tempo. Por exemplo: (1 minuto de frio/3 minutos calor), e repetir sucessivamente. Nunca ultrapassar 20 minutos de tempo durante a aplicação.

Espero que estas dicas lhe sejam úteis, para você poder tratar corretamente as lesões.

Fonte: Sportlife.ES

loading...

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: