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Tendinites! O Que São e Como Prevenir!

Saiba o que é uma tendinite e como a prevenir

As Tendinites, como o próprio nome indica são lesões que estão relacionadas com os nossos tendões, normalmente a tendinite é um tipo de lesão que aparece devido a traumatismos musculares, demasiado esforço, fadiga e também devido a desequilíbrios musculares.

O exercício físico provoca alterações óbvias no nosso organismo, os treinos, a mudança de piso (pisos irregulares e mais duros), os movimentos bruscos durante os exercícios, e mesmo as alterações alimentares podem provocar o aparecimento deste tipo de lesão.

Como já foi referido anteriormente a tendinite é uma inflamação que ocorre a nível dos nossos tendões, o tendão é uma estrutura fibrosa com grande capacidade de aguentar grandes cargas, e faz a ligação do músculo ao osso.

A inflamação do tendão pode acontecer por variadíssimas razões, a primeira que vou destacar é os esforços prolongados e repetitivos, as posições viciosas e sobrecarga do tendão, a desidratação é outro dos fatores, é fundamental a lubrificação dos tendões, a má alimentação e a presença de toxinas no nosso organismo, e os traumatismos, todos estes fatores podem provocar as tendinites.

A tendinite, manifesta-se inicialmente na maioria dos casos com o aparecimento de dor, reduzindo a capacidade de realizar alguns movimentos, reduzindo o desempenho desportivo e na maioria dos casos é mesmo necessário parar a prática desportiva, para tratamento da lesão.

As formas de tratamento das tendinites são variadas, a paragem do exercício físico, anti-inflamatórios, o reajuste alimentar e a hidratação, ou ainda a cirurgia em casos mais graves.

 As tendinites podem se prevenir com os alongamentos antes e depois do exercício físico, o alongamento dos músculos é fundamental, para a sua flexibilidade e estiramento, provocando o seu aumento.

A técnica de corrida é fundamental na prevenção das tendinites, muitas das vezes os treinos são mais orientados para a resistência, descurando a força e a flexibilidade, quanto melhor for a técnica de corrida dos atletas melhor é a sua postura, consequentemente o esforço nas suas passadas é menor, provocando uma menor sobrecarga nos tendões.

A alimentação e a hidratação como já foi aqui referido várias vezes, e o equipamento desportivo adequado aos atletas, normalmente quem não está muito ligado ao desporto, não tem a percepção que existe vários modelos de sapatilhas, de vestuário adequado à prática desportiva, pensa que qualquer coisa serve para correr mas não é bem assim, antes de começar a praticar desporto é fundamental se informar do vestuário mais adequado à prática da modalidade, não se deve escolher pela cor ou pela estética, mas sim pelo conforto que ele nos pode proporcionar durante o exercício físico.

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