... ...

Temperatura Corporal – Tudo o que os Corredores devem Saber

Para funcionar adequadamente o corpo humano precisa manter uma temperatura corporal equilibrada, para manter esse equilíbrio o organismo usa a termorregulação. A termorregulação é uma serie de mecanismos que regulam a temperatura corporal que entra e sai do organismo. Embora sendo de extrema importância regular a temperatura corporal para todas as pessoas (a febre é um desses casos), sendo corredor torna-se de extrema importância ter em atenção esse pormenor. É vital manter a temperatura corporal dentro de certos limites para ter melhor rendimento e não correr riscos de saúde.

suor-na-corrida

Conceitos básicos e a importância da temperatura corporal

A temperatura do corpo é o estado físico em que os órgãos internos e sistemas do corpo trabalham em um nível ótimo. A temperatura corporal normal ronda em torno de 37,7 ° C (98,6 ° F). É obvio que o seu corpo suporta temperaturas mais altas (não muito) e mais baixas, como já é sabido estas são as temperaturas ideais a que o organismo deve estar. Todo ser humano tem fatores fisiológicos individuais que contribuem para a variabilidade da temperatura corporal saudável, incluindo a taxa metabólica base (a taxa sobre o corpo consome energia quando em repouso), condições físicas, tais como a gravidez, e ingestão de várias drogas. Entre os fatores externos que contribuem para a sua temperatura corporal variar, o mais importante é o clima.

Frio

Quando a temperatura corporal se aproxima de valores baixos (inferior a 36/37 graus Celsius), seu corpo começa a tomar medidas corretivas através do seu sistema de regulamentação: o hipotálamo, uma das partes do seu cérebro. Assim a temperaturas muito baixas (quando está frio), o seu corpo se esforça para preservar a capacidade dos órgãos internos para funcionar. Para isso, o hipotálamo envia sinais para uma redução no volume de sangue em circulação perto da superfície do corpo e, portanto, reter um maior volume de sangue quente perto dos órgãos internos. Os calafrios e os trmores é o mecanismo de defesa mais importante do seu corpo contra o frio, e é causada por contrações musculares rítmicas não sincronizadas que levam a uma mudança de posição.

Calor

Contrariamente a isto, se a temperatura do corpo começar a subir acima de 37 graus, o hipotálamo tem uma ação oposta à usada em condições extremamente frias. Nestas condições o hipotálamo envia sinais para um aumento do volume de sangue, o sangue quente é enviado para a superfície da pele para promover um arrefecimento. O corpo também procura dissipar o calor interno aumentado e promovendo a produção de maiores quantidades de transpiração.

Por isso mesmo é que é importante que durante os treinos e competições, mantenha uma temperatura corporal dentro dos valores aconselhados (36/37 graus Celsius) para o seu organismo funcionar corretamente.

correr com calor

Pontos-chave

  • Basicamente o seu corpo precisa de estar em temperaturas equilibradas
  • Um aumento excessivo de temperatura provoca um certo número de processos internos no organismo para reduzi-la para valores normais
  • Sem dúvida que quando se corre o maior risco é normalmente um aumento da temperatura corporal, que não só irá afectar o seu desempenho, mas também pode colocá-lo em perigo.
  • Uma redução igualmente excessiva da temperatura do corpo, gera a produção de outros processos para manter seu corpo em valores normais

Fonte: 21.24 runners

loading...

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: