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Técnica de Corrida – Não se esqueça que os Braços também Correm

A corrida é obviamente um movimento natural a todo o ser humano, todos nós conseguimos correr mas será que o fazemos de uma forma correta? Muitos treinadores de atletismo têm uma frase muito popular que incutem nos seus atletas, nomeadamente nos jovens que se iniciam na modalidade e que é:

Todos conseguem correr mas pouco o sabem fazer corretamente

Isto é puramente verdade, mesmo alguns dos atletas mais experientes estão longe de saber A corrida não é só efetuada com as pernas, estas obviamente são as que mais trabalham e sofrem maior desgaste, mas os braços têm um papel tão fundamental na técnica como as pernas.

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Os braços ajudam na coordenação do movimento, se correr com os braços quietos será que sai do sitio……………..obviamente que sim mas estará a limitar por completo a sua corrida. Os braços ajudam na progressão do movimento a ir para a frente, e ajudam no equilíbrio corporal como um todo.

Muitos atletas de vez em quando sentem algumas dores a nível dos ombros e não sabem porquê, um dos fatores de essas dores aparecerem é uma técnica de corrida deficiente ao nível dos braços. Não soltam os braços e os ombros contraindo-os durante a corrida.

Dicas para soltar os braços durante a corrida

Comece por correr com as mãos abertas, deixando que os braços façam um movimento leve e natural. Mais tarde comece a “educar” os braços para estes terem um movimento mais coordenado e consciente. Os braços em termos de gastos energéticos não sofrem tanto como as pernas, mas se reparar nos velocistas de elite, todos eles têm braços bastante fortes e musculados, não é por acaso!

Experimente correr 80 a 100 metros com os braços encostados ao corpo num angulo de 90º em relação ao corpo. Relaxe os ombros sem esquecer que as pernas devem estar em sincronia. Os braços devem acompanhar sempre o movimento do corpo, e estarem o mais descontraídos possível.

Com uma boa técnica de corrida o gasto energético diminui bastante, porque sem o movimento dos braços o tronco tem que se mover mais para balancear o movimento das pernas. Existem corredores que movimentam os braços cruzando a linha do corpo, acabando por sentir dores na região torácica e na cervical. Se você correr com os braços sem os movimentar corretamente, corre o risco de sentir mais dores nos trapézios.

O fortalecimento muscular é fundamental também nos membros inferiores, na altura de fazer o treino de reforço muscular lembre-se que os braços também têm que ser trabalhados.

Veja o vídeo que se segue sobre técnica de corrida e tenha atenção à posição dos braços!

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