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Tabata e Burpees – A combinação bombástica para os corredores Queimarem Calorias

Hoje em dia as novas metodologias de treino são aplicadas nos vários desportos, e o running não foge à regra. Os métodos tradicionais de treino de corrida já estão a começar a ficar ultrapassados, e os treinadores procuram incluir algumas vertentes algo diferentes em termos de treino nos seus planos, para dar novos estímulos musculares aos seus atletas. Umas dessas metodologias de treino é o Tabata. Combinando o Tabata com um exercício muito simples que são os Burpees, é a combinação perfeita para queimar mais calorias em muito pouco tempo. É o ideal para quem tem pouco tempo para treinar.

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O que é o Tabata?

O Tabata é uma metodologia de treino de alta intensidade o HITT (High Intensity Interval Training) de que tanto se fala hoje em dia e que tem resultados incríveis. O HITT é basicamente um método de treino que consiste em alternar períodos curtos de treino intenso com intervalos também muito curtos. O HITT é uma forma muito eficaz de acelerar o metabolismo, logo queima-se mais calorias num curto período de tempo, mesmo quando se termina o treino o seu metabolismo está de tal forma acelerado que mesmo em repouso ainda se contínua a queimar calorias. É também uma forma eficiente de melhorar a sua resistência cardiovascular e promove a resposta hormonal do seu corpo, libertando mais testosterona e hormonas de crescimento, diminuindo a produção de cortisol. O Tabata é a metodologia perfeita para isso.

O Tabata consiste em realizar 20 segundos de trabalho intenso seguidos de 10 segundos de repouso, sucessivamente durante 4 minutos. Este método foi inventado pelo Drº Izumi Tabata durante um estudo que realizou. Já tive a oportunidade de escrever um artigo aqui no blogue sobre a origem do Tabata e como se chegou à metodologia dos 20” on e 10” off.

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Alindo o Tabata aos Burpees obtém-se a combinação perfeita para queimar calorias ao máximo como já referi em cima. Mas afinal o que são os Burpees?

O que são os Burpees?

O Burpee é talvez o exercício corporal mais completo, pois combina treino de força com trabalho aeróbio. Este famoso exercício que se tornou popular quando as Forças Armadas dos EUA o adotou como uma forma de avaliar a condição física dos recrutas na Segunda Guerra Mundial, foi nomeado em 1930 pelo seu criador o fisiologista americano Real H. Burpee. Se não sabe o que é um Burpee veja o vídeo que se segue:

Agora que já sabe o que é um Burpee está na hora de fazer o Tabata, é muito simples e para simplificar é basicamente fazer 20 segundos de Burpees em alta intensidade 8 vezes com descanso de 10 segundos, muito simples não é. Tome nota que para ser eficaz os Burpees têm mesmo que ser feitos a uma intensidade bem alta, só assim é que se obtém o resultado desejado pelo Tabata.

Quando acabar os 4 minutos dependendo da sua condição física, para se desfiar ainda mais descanse alguns minutos e volte a repetir o Tabata.

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