COMPARTILHE

Hoje em dia o exercício físico está cada vez mais na moda e ainda bem, muitos procuram os ginásios para correr na passadeira e levantar pesos, outros optam por fazer corrida, e outros optam por começar a praticar uma das modalidades que está a ter um boom enorme em Portugal que é o CrossFit!

Sabe o que é o CrossFit?

Este artigo vai ter como grande objetivo dar-lhe a conhecer um pouco melhor esta modalidade. Antes de mais começo por lhe dizer que o CrossFit é para todos sem exceção! Muitas pessoas por curiosidade procuram na internet vídeos sobre CrossFit e normalmente deparam-se com os vídeos dos CrossFit Games. Vêm os atletas de elite a levantar grandes cargas e fazer coisas incríveis e ficam logo desmoralizadas, depois começam a pensar “Eu nem 5 elevações faço quanto mais 100”.

Esta é a parte que normalmente leva as pessoas a não praticarem CrossFit. Mas como já lhe disse anteriormente é uma modalidade que é para todos sem exceção! Os WODS na linguagem CrossFit, ‘Workout of the day, são sempre adaptados às capacidades de cada atleta. Significa que o WOD do dia será sempre adaptado a si e não ao contrário, obviamente que os atletas mais avançados terão aulas especiais com programas de halterofilismo mais avançado, programas de endurance, e aulas com um numero de atletas mais reduzido.

Como é que são os ginásios de CrossFit?

Os Ginásios de CrossFit são muito diferentes dos ginásios comuns, e a mentalidade de quem o pratica é também completamente diferente, mas a essa parte já lá vamos! Os ginásios chamam-se de BOX, só pelo nome já pode ver que é diferente. São ginásios onde vai encontrar material de treino muito diferente dos ginásios tradicionais, desde barras para elevações, kettlebells, barras olímpicas, muitas bumpers (pesos para essas barras olímpicas), caixas de madeira, bolas medicinais. Não tem passadeiras, piscinas, bicicletas elípticas etc…….

Quais os benefícios?

O CrossFit define a palavra Fitness (estar em forma) de uma forma diferente, define como a capacidade de trabalhar o corpo com diferentes domínios de tempo, (longo, médio e curto), e engloba várias capacidades (ginástica, força muscular, correr, saltar, etc). Usa um programa de treino o WOD com movimentos muito funcionais, sempre variado e com alta intensidade. Ao praticar esta modalidade você irá correr, remar, saltar para cima de caixas, levantar pesos, virar pneus de tractores gigantes. Usar barras para elevações, bolas medicinais, argolas de ginástica e muito mais.

Mas a parte mais importante é que você só irá fazer coisas para as quais está preparado, nunca lhe irá ser pedido mais do que o que você não aguenta! Como já referi anteriormente, o WOD será ajustado a si de forma a que se torne exigente à sua condição do momento.

Com este programa você irá perder peso, ganhar musculo, irá transformar por completo a sua vida porque irá perceber que é capaz de fazer coisas que nunca imaginou! Tudo se resume a ter um estilo de vida mais saudável!

O CrossFit é bastante divertido!

Como lhe falei anteriormente a mentalidade de quem pratica CrossFit é muito diferente! O treino é realizado numa atmosfera de amizade, de cumplicidade no sentido de atingirem os objetivos comuns, irá fazer sobressair em si o que de melhor você tem para dar! Irá ver atletas a darem o seu máximo e a ultrapassar os seus limites, e depois de acabarem o WOD apesar do cansaço físico e psicológico, ainda arranjam forças para puxar pelos atletas que ainda não terminaram! Irá ver muito suor, algum sofrimento no bom sentido é claro, mas no final do exercício todos se cumprimentam e todos riem, ficam com a sensação de dever cumprido!

O CrossFit apesar de exigente é bastante divertido. Eu já comecei a praticar CrossFit e estou completamente rendido e esta modalidade! E você vai começar a praticar CrossFit?

Fonte: http://crossfitmatosinhos.com/

Imagens cedidas por: https://www.facebook.com/crossfitmatosinhos?fref=ts

loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here